Criar o Brand Positioning, posicionamento da marca atravรฉs de definiรงรฃo do conceito do negรณcio, pode parecer fรกcil, mas implica em resolver diversos desafios. Os grandes negรณcios, que jรก contam com posicionamento consolidado, comeรงaram a traรงar seu Brand Positioning hรก muito tempo respondendo uma sรฉrie de perguntas essenciais, portanto o caminho para criar o posicionamento ideal, deve seguir a mesma trilha.
Para Gerardo Arancioni, da Affare Fatto e da Pareto Package, o maior especialista de Brand Positioning na Amรฉrica Latina, os envolvidos na construรงรฃo e na alavancagem de uma marca devem examinar cada desafio separadamente e determinar quais sรฃo os mais crรญticos para seu sucesso: โSem descobrir as respostas corretas, o resultado serรก um posicionamento mentiroso que vai fazer os clientes associarem a empresa com algo que ela nรฃo vendeโ.
Gerardo listou quais sรฃo os desafios para criar o Brand Positioning perfeito:
1 – Sua marca รฉ um ativo?
โEntregar resultados financeiros de curto prazo podem atrapalhar o Brand Positioning. As situaรงรตes de mercado nรฃo podem interferir no caminho da marca. Uma vez criado, o posicionamento nรฃo pode ficar mudando ou entรฃo nunca teremos um ativo bem construรญdo.”
2 – Sua marca รฉ atraente?
โLembre-se que o mercado รฉ dinรขmico, portanto sem uma visรฃo atraente, as mudanรงas indesejadas na construรงรฃo de marca podem surgir. Estamos falando de personalidade de marca, valores organizacionais e propรณsito superiorโ.
3 – Sua marca รฉ diferente?
โ O que muitos consideram โbomโ nรฃo รฉ bom o suficiente, รฉ preciso ter certeza de que a ideia รฉ brilhante e รบnica, sempre acompanhada de mecanismos adequados para reconhecer o brilho e levar essas ideias atรฉ o cliente quanto antes. Nรฃo pode perder tempo, ou entรฃo o concorrente vai ocupar o espaรงo na mente do seu cliente justamente por ser mais rรกpidoโ
4. Sua marca รฉ digital?
โO cliente estรก na Internet, sem dรบvida, e, รฉ lรก que ele “controla” o que vai consumir. Sua marca precisa estar atenta aos novos recursos, iniciativas criativas e novas formas de trabalhar com marketing. Lembre-se de nunca afastar o marketing digital da marca, respeitando o interesse dos seus clientes ao mesmo tempo, em que leva a sua marca, sem sair do Brand Positioning. ร um verdadeiro desafio.โ
5. Sua marca estรก forte internamente?
โPara alcanรงar o marketing perfeito, de maneira integrada ou inovadora, os funcionรกrios precisam conhecer o positioning e ser fiel a ele. Sempre. Ser visto como a melhor opรงรฃo pelo seu cliente, รฉ extremamente inspirador e motivador para os colaboradores.โ