Cristiane Braga*
Sabe aquele empurrรฃo que recebemos vez ou outra na vida? A pandemia de covid-19 pode tambรฉm ser considerada esse empurrรฃo. Do nada, uma nova realidade surgiu, deixando, em muitos casos, a seguinte mensagem: se vira! Em alto e bom som, o recado deixou muitos de nรณs desnorteados, sem saber o que fazer, que rumo tomar, e foi nesse contexto que o Brasil perdeu mais de 10 milhรตes de empreendedores, ao mesmo tempo que outros abraรงaram oportunidades que surgiram mesmo em um momento de dรบvidas, isolamento, perdas e medo.ย
Os estudantes presenciaram o desenrolar de uma pandemia,ย e uma sociedade sendo obrigada a mudar seus hรกbitos. Se somarmos comportamento, inovaรงรฃo e criaรงรฃo, teremos como resultado um dos elementos essenciais para o desenvolvimento da economia: o empreendedorismo. Mas os desafios sรฃo cada vez maiores, considerando o aumento da populaรงรฃo mundial e o aquecimento global.
Hoje, a escola deve ter como objetivo a formaรงรฃo integral do aluno, e a proposta pedagรณgica deve contemplar um trabalho voltado para as competรชncias e habilidades que vรฃo alรฉm das fรณrmulas de Matemรกtica, Quรญmica e Fรญsica, Lรญngua Portuguesa ou Histรณria. ร necessรกrio sensibilizar os alunos, ensinar o que significa inteligรชncia emocional, a respeitar a opiniรฃo do prรณximo, filtrar informaรงรตes, e trabalhar constantemente as competรชncias socioemocionais, a educaรงรฃo financeira e o empreendedorismo.
Pensando nos empreendedores que viram seus negรณcios falir, o que faltou? Eles aprenderam na escola o que รฉ empreendedorismo? Ou sobre planejamento, estratรฉgia, visรฃo, adaptaรงรฃo, inovaรงรฃo, criaรงรฃo? Provavelmente nรฃo. No entanto, receber na escola noรงรตes de empreendedorismo รฉ fundamental. O empreendedorismo estรก intimamente ligado ร autoconfianรงa, ao autoconhecimento, a acreditar, perseverar, ser proativo, trabalhar as emoรงรตes, e a liderar a prรณpria vida dentro do seu projeto de vida.
Mas quem deve ser o professor de empreendedorismo? Todos! Tanto o professor regente quanto o professor especialista sรฃo responsรกveis por esse aprendizado. Todos devem contribuir. Porรฉm, nos anos finais do Ensino Mรฉdio, a recomendaรงรฃo รฉ ter um professor ร frente do projeto. A ideia รฉ que ele seja dinรขmico, e que se relacione bem com todos os professores e alunos da escola. Esse profissional serรก o mediador das reflexรตes e ideias que surgirรฃo, alรฉm de conduzir as atividades e os trabalhos em grupo.ย
ร muito importante que os alunos criem seus prรณprios projetos, seus โnegรณciosโ, e tracem objetivos em comum que devem ser alcanรงados dentro do ano letivo. Nada deve ser imposto. Quando aprendem sobre empreendedorismo, eles precisam estudar o pรบblico-alvo, entender a geografia local, regional, nacional e mundial, elaborar pesquisas, estudar grรกficos, tabular, comparar, estudar a histรณria do produto ou serviรงo, estudar seus costumes e hรกbitos, tecnologias, arte, comunicaรงรฃo verbal e visual, criar sites, saber gerenciar redes sociais e conhecer a concorrรชncia. Sรฃo inรบmeros elementos que fazem parte do processo para empreender. Portanto, todos os componentes curriculares sรฃo aplicรกveis e necessรกrios para o bom resultado de uma educaรงรฃo empreendedora. O importante รฉ fazer com que os alunos apliquem todos os conhecimentos adquiridos para que possam aperfeiรงoar suas competรชncias e habilidades.
Empreender รฉ executar uma aรงรฃo cidadรฃ, รฉ ser sustentรกvel, olhar para o prรณximo, buscar soluรงรตes com a mentalidade ganha-ganha, estar atento para conseguir enxergar e aproveitar as oportunidades. Agora, mais do que nunca, temos um contexto, exemplos e resultados para trabalharmos com os nossos alunos para promovermos discussรตes, debates, estudos, fรณruns, afinal, eles vivenciaram, na prรกtica, um movimento global. Com o seu atual repertรณrio de vida e conhecimentos adquiridos antes, durante e depois da pandemia, nossos alunos terรฃo condiรงรตes de compartilhar suas experiรชncias e entender, de fato, o que รฉ o empreendedorismo, e compreender que muitas vezes a necessidade faz vocรช mudar, superar desafios e romper obstรกculos.
Estamos em uma รฉpoca em que o aprendizado dosย nossos alunos vai alรฉm dos conteรบdos acadรชmicos. E nรฃo mais preparando-os apenas para serem aprovados nos vestibulares ou para boas notas no Enem. Contribuรญmos para que possam sonhar, preparando-os para a vida, para que faรงam suas prรณprias escolhas, entendendo que toda escolha tem consequรชncias, ensinando-os que precisam entender e controlar suas emoรงรตes para que sejam os verdadeiros gestores de suas vidas, pensando de forma sustentรกvel, local e global, questionando, argumentando, construindo e reconstruindo, sabendo que a vida รฉ um processo constante de reconstruรงรฃo e resiliรชncia – e que tudo isso nos torna pessoas melhores e mais fortes.
*Cristiane Braga รฉ consultora pedagรณgica da Conquista Soluรงรฃo Educacional.