Produtores esperam aumento de vendas de flores com retorno dos eventos presenciais

Campos estรฃo preparados para atender demanda da retomada gradual de casamentos e comemoraรงรตes programados para este ano

Apรณs meses de muitos desafios, a produtora de flores Olga Jaqueline Los Kassies comeรงa a acreditar no aumento das vendas. Como sua produรงรฃo em Castrolanda, colรดnia holandesa localizada em Castro (PR), atende grande parte do mercado atacadista, principalmente de regiรตes do Paranรก, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e, eventualmente, o consumidor final e floriculturas, ela conta que foi muito atingida pela pandemia da covid-19. โ€œAssim como ocorreu na grande maioria do comรฉrcio, a produรงรฃo das flores tambรฉm sofreu um grande impacto. Levando em consideraรงรฃo que todos os eventos foram cancelados, como consequรชncia, as vendas caรญram proporcionalmenteโ€, relembra como foi em 2020.

Com o avanรงo da vacinaรงรฃo contra a covid-19, eventos e festas estรฃo retornando gradativamente. Com isso, a esperanรงa de que as vendas aumentem รฉ grande. โ€œAgora que os eventos comeรงam a ser realizados, jรก estamos numa situaรงรฃo melhor e nos preparando para garantir boas vendas daqui pra frente. Muitos dos que foram cancelados ao longo dos รบltimos meses ainda estรฃo programados para acontecerโ€, comenta Olga. Para ela, que vende gipsofila, conhecida popularmente como mosquitinho, boca-de-leรฃo e o lisianthus, o ano de 2020 foi marcado pela reinvenรงรฃo para a produรงรฃo nรฃo parar. โ€œPercebemos que, na pandemia, as pessoas usaram as flores como forma de demonstrar carinho pelo prรณximo e, tambรฉm, de trazer vida para dentro de casa. Aproveitamos o momento e nos reinventamos, disponibilizando flores com preรงos bem acessรญveis nos supermercados e em postos de combustรญveis, no sistema de self serviceโ€.

Mercado

A perseveranรงa de Olga faz com que hoje ela possa colher as flores com a expectativa voltada para frente. โ€œAcreditamos que, num futuro prรณspero, conseguiremos colocar nossos produtos de volta no mercado e realizar o sonho adiado de muitas pessoasโ€, assegura. A produtora de flores รฉ uma das mais de 200 mil pessoas que sรฃo beneficiadas com empregos diretos no ramo de floricultura. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), mais de 800 mil empregos indiretos tambรฉm sรฃo gerados pelo setor.

A expectativa de um crescimento na รกrea foi divulgada no comeรงo do ano pela Ibraflor. Prevรช-se um aumento de 2% a 5% no รขmbito das floriculturas. Sendo que em 2020, apesar da pandemia do coronavรญrus, houve um aumento no faturamento de 10%. A รกrea de ornamentaรงรฃo que inclui floricultura, decoraรงรฃo, paisagismo e auto serviรงo gerou mais de nove bilhรตes de reais. Os setores que tiveram a maior receita foram o de decoraรงรฃo (com 30%) e paisagismo (com 20%). Jรก os prejuรญzos maiores de 2020, tanto nas vendas no atacado quanto no varejo, foram com flores e folhagem de corte.

Novas oportunidades no turismo local

Jรก de olho no futuro, o empresรกrio Lucas Henrique Los viu uma oportunidade de unir sua paixรฃo pelo turismo local com o plantio de flores. Durante a pandemia, ele decidiu cultivar lavandas inglesas e francesas em um campo. โ€œA lavanda francesa รฉ mais vendida como buquรช e vendemos bastante no Dia das Mรฃes, por encomenda. Jรก a lavanda inglesa, usamos para fazer produtos artesanaisโ€, explica.

Lucas iniciou a plantaรงรฃo num local tambรฉm propรญcio para a realizaรงรฃo de piqueniques, pois ele percebeu que havia uma grande procura por esse tipo de espaรงo na regiรฃo. O projeto tem previsรฃo de inรญcio das operaรงรตes a partir de janeiro de 2022, em Carambeรญ (PR),ย  com um conceito holandรชs. Oย Het Dorp Vilarejo Holandรชsย terรก comรฉrcio de lavandas e queijos artesanais. โ€œEstamos com grande expectativa no pรณs-pandemia, porque acreditamos que as pessoas vรฃo buscar mais pelo turismo local. Inclusive, muitas jรก entraram em contato com a gente para visitas, mesmo sem estarmos abertos, ainda. Entรฃo, estamos com excelentes perspectivas de receber muitos visitantesโ€, afirma Lucas Los.

Para a conselheira da Associaรงรฃo Cultural Brasil-Holanda (ACBH), Janet Bosch, a resiliรชncia e a dedicaรงรฃo dos produtores fazem com que a esperanรงa no que estรก por vir seja positiva. โ€œCom o turismo local e as comemoraรงรตes retornando, todos podem gerar maior receita e aumentar a produรงรฃo. Alรฉm disso, as flores tambรฉm sรฃo um atrativo para o turismo localโ€, finaliza.

Sobre a ACBH

A Associaรงรฃo Cultural Brasil-Holanda (ACBH) รฉ uma organizaรงรฃo formada por holandeses e descendentes de holandeses no Brasil, oriundos de diversas colรดnias. Visa preservar o patrimรดnio histรณrico artรญstico e cultural holandรชs e brasileiro para a posteridade. Tambรฉm quer incentivar, desenvolver e divulgar as vรกrias formas de expressรฃo cultural. Mais informaรงรตes:ย https://www.acbh.com.br/

Destaque da Semana

Fringe do Festival de Curitiba abre inscriรงรตes para o Circuito Independente 2025

Mostra democrรกtica e uma das maiores vitrines do teatro...

Crianรงas conhecem a pecuรกria leiteira em aรงรฃo do projeto De Heus Kids no Paranรก

Iniciativa educacional destinada ao pรบblico infantil visa despertar o...

Catuaรญ inaugura primeiro quiosque da Eora Brasil em Maringรก

Marca de cosmรฉticos com produtos 100% naturais e veganos...

Catรกlise cresce 127% em 2024 e visa dobrar seu patrimรดnio sob gestรฃo em 2025

Empresa consolida expansรฃo no mercado de FIDCs, diversifica atuaรงรฃo...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor