Como preparar seu estabelecimento para as vendas da Black Friday

Especialista em negรณcios dรก dicas para se destacar da concorrรชncia e vender mais

Segundo uma pesquisa realizada pela Conversion, a intenรงรฃo de compra dos consumidores brasileiros para a Black Friday deste ano aumentou em comparaรงรฃo com 2020. No ano passado, 76,50% dos brasileiros efetuaram compras nesta data. Para 2021, a projeรงรฃo รฉ que o nรบmero cresรงa para 87,75% tanto para vendas pela internet, quanto no comรฉrcio fรญsico.

O especialista em marketing e estratรฉgia de negรณcios, Frederico Burlamaqui, lembra que, para aproveitar a data, que este ano serรก no dia 26 de novembro, as lojas precisam estar preparadas. โ€œEssa preparaรงรฃo comeรงa muito antes, na organizaรงรฃo interna, estoque, treinamento de equipe e, principalmente, nas ofertas disponรญveisโ€, afirma.

Na Black Friday, o consumidor espera adquirir um produto ou serviรงo com um valor atrativo. A pesquisa apontou que o principal fator decisivo para a compra do produto รฉ o preรงo, resposta que representou 83,48% do total. โ€œNรฃo adianta subir o preรงo e depois falar que estรก na promoรงรฃo. Muitas vezes, a Black Friday รฉ a data que o cliente espera para comprar um produto que estรก hรก meses pesquisando e, caso se sinta enganado, vai evitar o estabelecimento em futuras comprasโ€, alerta. O especialista indica fazer um estudo de estoque para ver quais produtos podem ser vendidos com uma margem de lucro menor, levantar caixa e atrair clientes para a empresa. โ€œAlรฉm disso, muitas vezes o cliente acaba comprando outros produtos, mesmo que nรฃo estejam na oferta, para aproveitar a ida atรฉ a loja ou o fechamento do carrinho onlineโ€, lembra.

ร‰ nessa hora que o controle pรณs-venda e cadastro de clientes se mostra uma ferramenta valiosa! Frederico indica que as empresas comecem a comunicar suas ofertas e aรงรตes para a Black Friday com pelo menos trรชs semanas de antecedรชncia. โ€œQuem nรฃo รฉ visto, nรฃo รฉ lembrado. Conhecer as preferรชncias do consumidor e acompanhar sua jornada dentro da empresa garante portas abertas para um novo contato com ele, alรฉm de que a comunicaรงรฃo seja direcionada para as preferรชncias de compras de cada cliente, garantindo, assim, maior chance de finalizar a vendaโ€, explica.

O especialista lembra tambรฉm que a reputaรงรฃo da loja รฉ essencial na hora de fechar a compra. Pesquisa da Bia Kelsey aponta que 97% dos consumidores dizem que leem avaliaรงรตes online sobre empresas. O Marketing Land afirma que 90% das avaliaรงรตes positivas influenciam na decisรฃo de compra. Jรก na apuraรงรฃo do Search Land, 72% dos clientes dizem que avaliaรงรตes positivas os fazem confiar mais no estabelecimento. โ€œEsteja atento a essas avaliaรงรตes, monitore possรญveis problemas e antecipe as soluรงรตes. E crie mecanismos para que os clientes deixem suas avaliaรงรตes positivas: pode ser com um frete grรกtis na prรณxima compra, uma % de desconto, ou uma polรญtica de pontos que ofereรงa vantagensโ€, indica. A pesquisa da Conversion aponta como segundo fator decisivo de compra a fama da loja, com 54,7% das respostas, selo de seguranรงa (38,18%) e uma boa avaliaรงรฃo em sites de reputaรงรฃo (37,89%).

ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย  Seja na Black Friday, datas comemorativas, ou para qualquer compra, รฉ preciso criar mecanismos para que o cliente deseje voltar a fazer negรณcio com sua empresa. โ€œUma estratรฉgia bem definida garante maior chance de sucesso, com o grande volume de concorrentes e alto nรญvel de competitividade no varejo atualโ€, finaliza.

Sobreย Fredericoย Burlamaqui Marketing Estratรฉgia:

Consultoria empresarial em marketing e estratรฉgia de negรณcios, aย Fredericoย Burlamaqui Marketingย &ย Estratรฉgia atua nas รกreas deย Marketing, Estratรฉgia de Negรณcios, Gestรฃo de Marcas e Gestรฃo Comercial, por meio de uma metodologia รบnica, que visa escalar o faturamento dos clientes e posicionar cada um deles como referรชncia no mercado em que atuam.ย Consultoria de Marketing mais recomendada no Sul do Brasil (de acordo com o Google Places), jรก gerou mais de R$ 500.000.000,00 em faturamento para clientes de todos os portes.ย A empresa conta com sedes em Curitiba, Sรฃo Bento do Sul e Porto Alegre.

www.marketingestrategia.com.br

Destaque da Semana

Curitiba รฉ destaque entre os 30 destinos mais recomendados para 2025, com atraรงรตes de cultura e bem-estar

Variedade de atraรงรตes, hospedagem acessรญvel e infraestrutura moderna impulsionam...

Verรฃo no Paranรก: os melhores destinos para aproveitar as fรฉrias

Explore praias tranquilas, paisagens deslumbrantes e cidades histรณricas ao...

HNSG promove Serenata de Natal e toca os coraรงรตes de pacientes e comunidade

Na รบltima terรงa-feira, 17 de dezembro, o Hospital Nossa...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor