Com o objetivo de incentivar campanhas comunitárias e coalizões em todas as regiões do Brasil, a edição 2021 do Dia de Doar está lançando uma ação inédita. Até 20 iniciativas receberão um recurso de R$ 400 para patrocinar suas campanhas. Organizações sem fins lucrativos, pessoas físicas, empresas e órgãos públicos que tiverem interesse em participar podem se inscrever até o dia 12 de novembro para solicitar o incentivo.
A oportunidade está disponível tanto para novas campanhas comunitárias quanto para aquelas que já estão em andamento ou foram realizadas em edições anteriores. Pessoas ou instituições que quiserem liderar coalizões de incentivo à doação da iniciativa também podem se candidatar ao edital para receber o apoio.
O resultado dos selecionados será divulgado no site oficial (www.diadedoar.org.br) no dia 16 de novembro, para as campanhas já existentes, e até o dia 22, para as novas campanhas comunitárias e coalizões. “Quem nunca participou deve preencher um formulário, assim como as campanhas ativas, e passar por uma entrevista com a equipe do Dia de Doar, de como a doação será aplicada na campanha”, explica João Paulo Vergueiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), organização que lidera o Dia de Doar no Brasil.
Com o incentivo, as campanhas comunitárias e coalizões poderão financiar criação de artes, criação de logos, patrocínio de postagens em redes sociais e despesas com eventos, por exemplo. Após o Dia de Doar, os selecionados terão que prestar contas com notas fiscais e comprovantes de despesas para comprovar o valor gasto do apoio recebido e relatório de atividades até o dia 07 de dezembro.
Para se inscrever no edital, acesse o link https://forms.gle/JqBFPWJdb3rvwkBSA. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail contato@diadedoar.org.br ou nas redes sociais @diadedoar.
O que são campanhas comunitárias?
É um movimento local que beneficia organizações e causas locais. As campanhas comunitárias mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade, buscando o engajamento das pessoas, e podem ser lideradas por pessoas físicas, organizações sem fins lucrativos ou empresas, realizadas em uma cidade ou um bairro, ou até para uma causa específica, sem privilegiar uma única instituição.
Neste ano, já estão confirmadas para o Dia de Doar a realização de 11 campanhas, lideradas também pelas próprias comunidades: #DoaSorocaba (SP), #DoaMauá (SP), #DoaSergipe, #DoaAraçatuba (SP), #DoaItabira (MG), #DoaBlumenau (SC), #IndaialSolidária (SP), #DoaLeopoldina (bairros de SP), #DoaSãoJosé (SP), #DoaCampinas (SP) e #DoaPoçosdeCaldas (MG).
Sobre o Dia de Doar
Com o objetivo de promover e mobilizar o Brasil para ser mais solidário e generoso, no próximo dia 30 de novembro acontece a edição 2021 do Dia de Doar. A iniciativa tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas.
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global.
Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.