E-commerce gasta mais com publicidade para a Black Friday do que para o Natal

Relatรณrio da Kantar IBOPE Media estudou o comportamento dos players de mercado na รบltima ediรงรฃo do evento e aponta as expectativas para a ediรงรฃo de 2021

Black Friday 2020: como sair do รณbvio?A 12ยช ediรงรฃo da Black Friday no Brasil estรก prรณxima. A data, que neste ano ocorrerรก em 26 de novembro, รฉ muito aguardada pelos consumidores, uma vez que รฉ possรญvel encontrar uma sรฉrie de produtos com descontos tanto em lojas fรญsicas como em digitais. A popularidade cada vez maior, inclusive, tem feito com que as marcas gastem mais com campanhas publicitรกrias, ao ponto de transformar o perรญodo em um dos picos de investimento publicitรกrio do ano.

A ediรงรฃo de outubro do Data Stories, conteรบdo temรกtico lanรงado mensalmente pela Kantar IBOPE Media, chamado de โ€œAD to cart: a publicidade na Black Fridayโ€ traz dados sobre como funciona a compra de propaganda nessa รฉpoca.

Panorama da Black Friday

A Kantar IBOPE Media estudou o comportamento dos players de mercado na รบltima ediรงรฃo da Black Friday. A partir destes dados, descobriu que 10% de toda a mรญdia adquirida em 2020 estava concentrada em novembro.

Ao comparar a compra de espaรงos publicitรกrios entre janeiro e outubro do ano passado com os gastos em novembro, รฉ possรญvel ver um salto de 43%, atingindo um patamar aproximado de R$ 358 milhรตes. O nรบmero supera o investimento feito em dezembro, tradicionalmente considerado como o โ€œmรชs das festasโ€.

A razรฃo para o crescimento estรก no novo comportamento do consumidor. Com a pandemia de Covid-19, os brasileiros passaram a ter mais familiaridade com o e-commerce. Isso fez com que as empresas criassem grandes expectativas sobre o volume de vendas durante o evento.

De forma geral, os varejistas que mais investiram em publicidade para a Black Friday foram Amazon, Casas Bahia, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre. Ao que tudo indica, os cinco continuam apostando no sucesso da data. Isso porque, neste ano, iniciaram tais comunicaรงรตes jรก em outubro. As campanhas vรฃo desde contagens regressivas atรฉ dicas de planejamento.

Quando o assunto รฉ segmento, os setores que mais elevaram a compra de mรญdia no mรชs da Black Friday foram telecomunicaรงรฃo (alta de 51%), turismo (41%) e comรฉrcio (16%).

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Plataformas preferidas

A Black Friday ainda apresenta um fenรดmeno em relaรงรฃo ร s plataformas. Entre janeiro e outubro, as marcas costumam investir mais no meio digital. Em mรฉdia, 59% da verba รฉ voltada para esse canal. Jรก em novembro, รฉ a televisรฃo quem recebe a maior fatia, com 58% dos investimentos.

Isso ocorre porque a Black Friday รฉ considerada um evento de massa. Sendo assim, as companhias optam por se comunicar em canais que tรชm alto grau de alcance e que podem ser explorados por diversos segmentos.

ร‰ vรกlido destacar que estes movimentos das marcas ao longo do ano demonstram que, mais do que nunca, analisar e compreender o comportamento do mercado pode gerarย insights valiosos, prรกticos e com aderรชncia ao negรณcio.

Confira mais informaรงรตes sobre publicidade na Black Friday na ediรงรฃo de outubro do Data Stories. O conteรบdo estรก disponรญvel no site da Kantar IBOPE Media:ย https://my.visme.co/view/01p39pm9-data-stories-ed-15-ad-to-cart-a-publicidade-na-black-friday.

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