Empresa de energia solar planeja fechar 2021 com R$ 30 milhões de faturamento

Empresa com sede em Curitiba emprega 125 pessoas diretamente e faz com que, por semana, no mínimo 20 brasileiros sejam autossuficientes em gerar a própria energia.

Em tempos de crise hídrica e contas de energia elétrica caríssimas, a procura por formas de energia limpa e mais barata aumenta. Só até metade deste ano, a instalação de placas solares teve um crescimento de quase 50%, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com luzes cada vez mais intensas sobre o setor, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 10 gigawatts de potência operacional da fonte fotovoltaica, em usinas de grande porte e em pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O cenário otimista ainda traz investimentos, da ordem de R$ 4,8 bilhões, e cerca de 15 mil profissionais trabalhando na área. É claro que, neste universo em expansão, muitas empresas têm crescido exponencialmente, como a Entec Solar, que neste mês comemora suas “bodas de madeira” oferecendo diferentes modelos de negócios, ofertas de instalação, modernos equipamentos e serviços de primeira linha em termos de manutenção.

Com sede em Curitiba, a empresa comemora seus cinco anos com mais de 800 obras realizadas em todos os estados do país. Com cinco filiais e mais de 150 agentes autorizados, realizando projetos e instalações de placas solares em residências, empresas, comércios, propriedades rurais e indústrias, e uma frota própria composta de três caminhões, duas carretas e 14 veículos pertencentes às equipes técnicas, por semana, ela faz com que 20 brasileiros, no mínimo, sejam autossuficientes em gerar a própria energia.

E as luzes sobre a Entec Solar estão tão fortes que os sócios-diretores Tiago Sarneski, Fernanda Pereira e Jessé Silva viram as cifras do faturamento nos primeiros seis meses deste ano aumentarem 370%, em comparação com igual período do ano passado, um reflexo do número de projetos de maior porte. Devido à alta demanda, até o fim deste ano, a companhia paranaense avalia faturar R30 milhões, valor 76,4% maior do que a receita alcançada em 2020.

“Nosso primeiro boom de rendimento se deu em 2018, seguido por 2019, período no qual a empresa conseguiu atingir um volume maior de obras. Desde o início das atividades, em 2016, até então, foram exatamente 802 obras, o equivalente a 5.025 árvores plantadas”, conta Sarneski, CEO da empresa, que começou com dois colaboradores, passando para 23, em 2017; 52, em 2018; e 70, em 2019. “Em 2020, mesmo com a pandemia [da Covid], fechamos o ano com 93 funcionários e agora estamos com 125 pessoas que trabalham diretamente para a Entec Solar”, afirma o CEO, enaltecendo que, ao lado dos clientes, os colaboradores são o maior ativo da empresa: “É através deles que alcançamos os nossos propósitos e obtemos produtividade, eficácia, sustentabilidade e progresso. Somos uma empresa de pessoas para atender, com excelência, às pessoas”.

Do faturamento exclusivo com marketing digital, focado na venda de cursos, em 2017 e 2018, a empresa atingiu a marca de 3 mil alunos em 2019 e hoje conta, além dos treinamentos, com os mais variados projetos de sistema de energia solar fotovoltaica, os quais são cada vez mais procurados por causa das altas taxas da conta de luz e do barateamento dos equipamentos solares. “De janeiro a junho deste ano, tivemos 281 novos projetos, enquanto, nesse mesmo período, em 2020, foram 116, um salto de 326%”.

Com isso, as projeções da empresa, para 2022, são de, no mínimo, 30% de crescimento, fechando com R$ 60 milhões e 160 postos de trabalho. Entre os próximos passos, destaque para a abertura de um novo escritório da Entec na cidade de Campinas, que já conta, inclusive, com seis colaboradores in loco.

Mais informações podem ser obtidas em: https://www.entecsolar.com.br

Destaque da Semana

Evento mistura tecnologia, inovações e cerveja neste final de semana

A mistura surpreendente entre inovações tecnológicas, cerveja artesanal, ensino...

Campanha de Natal vai sortear carro importado no Catuaí Maringá

Promoção compre e concorra vai sortear um Audi Q3...

Uma a cada três crianças no mundo tem miopia, aponta estudo

Caracterizado pela dificuldade de enxergar de longe, o problema...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor