Pandemia torna a sustentabilidade mais importante para 62% dos latino-americanos

Levantamento da Kantar mostra que mais da metade da populaรงรฃo alterou seu comportamento de compras

Pandemia torna a sustentabilidade mais importante para 62% dos latino-americanos
Imagem de anncapictures por Pixabay

Nos รบltimos anos, falar a respeito de sustentabilidade e adotar medidas que colaboram com o meio ambiente deixou de ser um diferencial para transformar-se em uma obrigaรงรฃo. Os estudos Who Cares Who Does (WCWD) e Consumer Insights 2021, elaborados pela divisรฃo Wordpanel da Kantar, lรญder em dados, insights e consultoria, mostram que a pandemia de Covid-19 fez muita gente refletir sobre os impactos humanos na natureza.

De acordo com os levantamentos, 62% dos consumidores latino-americanos afirmam dar mais importรขncia ร  sustentabilidade hoje e mais da metade do pรบblico declara que houve alteraรงรฃo em seu comportamento de compras. Alรฉm dos impactos causados pelo prรณprio vรญrus, fatores como crises hรญdricas, falta de insumos, aumento dos preรงos e escassez de itens contribuem para esse resultado e reforรงaram a necessidade de preservar o meio ambiente.

Os compradores que se preocupam muito com o assunto e estรฃo tomando as medidas necessรกrias para reduzir o desperdรญcio sรฃo chamados de Eco Actives. Hรก tambรฉm os Eco Considers, que demonstram preocupaรงรฃo com o tema, mas nem sempre agem em prol da causa. Um terceiro grupo, batizado de Eco Dismissers, pouco se preocupa com a preservaรงรฃo ambiental.

Atualmente, os Eco Actives representam 8% da populaรงรฃo brasileira, com um impacto na cesta de FMCG de R$ 7,9 bilhรตes. O grupo vem crescendo desde 2019, e as projeรงรตes indicam que ele representarรก mais da metade (56%) da populaรงรฃo mundial nos prรณximos 10 anos. No Brasil, um em cada cinco consumidores terรก esse perfil.

Alerta para as empresas

O crescimento da parcela da sociedade mais engajada com sustentabilidade desperta um alerta para marcas que, atualmente, apresentam baixos desempenhos de vendas com Eco Actives. Por isso, companhias que nรฃo abordam o assunto com responsabilidade correm o risco de perder cada vez mais espaรงo no mercado no futuro.

Segundo dados da Kantar, marcas que atendem demandas de sustentabilidade e comunicam seus esforรงos crescem de duas a sete vezes mais rรกpido com esse grupo de consumidores. Entretanto, ganhar a confianรงa e passar credibilidade sรฃo aรงรตes que levam tempo e requerem esforรงos.

Marcas que desejam implementar mudanรงas relacionadas ao tema devem ficar atentas aos comportamentos e ร s necessidades dos clientes. No Brasil, por exemplo, observa-se que as pessoas valorizam fatos como a reduรงรฃo de plรกsticos, a adoรงรฃo de embalagens retornรกveis e o uso de produtos naturais e orgรขnicos.

Expectativas e preferรชncias dos consumidores brasileiros

Para 53% das pessoas ouvidas pela Kantar, os sacos plรกsticos sรฃo os grandes vilรตes do ecossistema. As garrafas plรกsticas aparecem em segundo lugar (41%).

No geral, os consumidores brasileiros afirmam que dรฃo preferรชncia a produtos comercializados em embalagens recicladas (43%) ou feitas com material reciclรกvel (36%). Os selos de orgรขnicos (27%) e de ingredientes sustentรกveis (27%) tambรฉmย sรฃo bastante significativos para o pรบblico.

Apesar de demonstrarem mudanรงas de comportamento e hรกbitos de compra mais sustentรกveis, apenas 23% das pessoas acreditam que as soluรงรตes para os problemas ambientais devem partir dos consumidores. Boa parte do pรบblico defende que essa responsabilidade precisa ser cumprida principalmente por polรญticos e governantes (46%), que podem contribuir com a criaรงรฃo e a execuรงรฃo de leis, assim como os fabricantes (25%).

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