Compreender caracterรญsticas dos ambientes em que vivem os estudantes รฉ parte da construรงรฃo de uma cultura de paz
Fone no ouvido, livro no colo. Quando a professora Lรญlia Melo, de Belรฉm do Parรก, percebeu que aquele aluno parecia tรฃo disperso do que ela estava ensinando, ficou incomodada. Afinal, a postura adotada por ele era totalmente oposta ao que ela pedia ร turma: โestudem pelo menos uma hora por dia em um ambiente silencioso, com livro e caderno em cima da mesaโ, costumava repetir em sala de aula. Como o aluno em questรฃo era considerado uma lideranรงa negativa por outros professores, ela decidiu investigar. Foi atรฉ a casa em que ele vivia com a mรฃe, feirante, o pai, dependente quรญmico, e alguns irmรฃos, um deles, autista. ร margem de um rio, a estrutura precรกria se equilibrava com dificuldade e nรฃo contava com vรกrios mรณveis, nem mesmo uma mesa.
Ali, no ambiente em que aquele aluno vivia, Lรญlia compreendeu algo fundamental: os fones no ouvido e o livro no colo nรฃo eram um desafio ร autoridade da professora ou um desleixo em relaรงรฃo ao conteรบdo, mas a forma que ele encontrara para conseguir se concentrar no que precisava aprender. Dessa compreensรฃo parte o fio condutor da chamada Pedagogia da Paz. โPara pensar em cultura de paz, precisamos pensar em qual o entendimento de paz em diferentes territรณrios, inclusive nos territรณrios perifรฉricos. Aquele meu aluno vinha de uma cultura em que todos ouvem mรบsica alta e eu queria que ele estudasse em silรชncioโ, exemplifica Lรญlia, que foi finalista do Global Teacher Prize 2020, um reconhecimento ao trabalho que ela desenvolve no combate ร evasรฃo escolar e ร violรชncia na periferia da capital paraense.
Fundamentada nos estudos de Paulo Freire, a Pedagogia da Paz รฉ uma maneira de acolher as dores dos estudantes e encontrar caminhos que possibilitem a potencializaรงรฃo do aprendizado e das relaรงรตes interpessoais em diferentes contextos.ย Para Angela Biscouto, coordenadora pedagรณgica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, que atende a rede pรบblica municipal de mais de 200 municรญpios em todo o paรญs, รฉ preciso reconhecer que hรก muitas realidades que formam as redes de ensino brasileiras. โReconhecer e respeitar cada uma delas รฉ o ponto de partida para a construรงรฃo de uma Educaรงรฃo com mais equidade. Falamos, aqui, de uma Educaรงรฃo que considere os contextos em que cada um desses estudantes vive, que encontre caminhos e possa levar a eles propostas que dialoguem com esses contextosโ, diz.
A paz nรฃo รฉ um lugar
โExistem muitas formas de exterminar uma comunidade. Nรฃo รฉ preciso que isso seja feito apenas pela violรชncia fรญsica, com tiros, tapas e outras agressรตes. Matar os sonhos tambรฉm รฉ uma forma de extermรญnio e a Pedagogia da Paz ajuda a permitir que os estudantes encontrem seu lugar no mundo, que possam ser respeitados por aquilo que sรฃoโ, esclarece Alessandra Gaidargi, pรณs-doutora em culturas de paz e autora do livro โPedagogia da Pazโ.
Ela lembra que a paz nรฃo รฉ um lugar e que nรฃo hรก apenas um conceito que a define. Nรฃo se pode, portanto, educar para a paz, porque nรฃo hรก uma paz รบnica. Cada comunidade tem um conceito e se relaciona com a paz de uma forma diferente. O respeito ร s complexidades dos estudantes e a construรงรฃo de um diรกlogo entre a escola e a comunidade รฉ que trarรฃo formas de se fazer entender para alรฉm da violรชncia. โEsses sรฃo processos de uma cultura de paz. Nรฃo existe uma escola em paz, mas podemos construir uma realidade em que educamos em pazโ, finaliza Alessandra.
A Pedagogia da Paz รฉ o tema do episรณdio 32 do podcast PodAprender, com Alessandra e Lรญlia. Todos os episรณdios do PodAprender estรฃo disponรญveis no site do Sistema de Ensino Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br), nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts disponรญveis no Brasil.
_______________________________________
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece ร s redes municipais de Educaรงรฃo uma sรฉrie de recursos, entre eles: avaliaรงรตes, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagรณgica e formaรงรฃo continuada aos professores, alรฉm de material didรกtico integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educaรงรฃo Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 290 mil alunos em mais de 210 municรญpios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.