Consumidores estão cada vez mais atentos às promoções enganosas; momento garante aumento de vendas e novo fôlego aos negócios
Junto com o mês de novembro chegam as promoções e ofertas de fim de ano. Nos Estados Unidos, a Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês. Por aqui, os descontos podem ser encontrados desde já, contribuindo para o comércio aumentar o faturamento e driblar a crise.
Em pesquisa realizada pelo Grupo Datacenso, entre os dias 6 e 11 de novembro, com 200 entrevistados, 56% dos paranaenses revelaram que pretendem fazer compras durante a Black Friday, contra 44% que não vão fazê-lo.
“Esse é um momento importante para o comércio alavancar seus negócios, pois muitas pessoas já sabem o que querem e começam a comparar preços com semanas de antecedência. Se encontrarem uma oferta imperdível, elas já fecham negócio, sem esperar a data da Black Friday em si”, avalia o CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama.
Entre os entrevistados, apenas 11% vão comprar na Black Friday pela primeira vez. Entre os produtos mais procurados estão vestuários (30%), eletroportáteis (26%), celulares e tablets (22%), e artigos para casa e decoração (20%). Nesse ano, assim como no anterior, a preferência continua por compras online e 31% afirmam que algumas dessas compras já se destinam aos presentes de Natal. O otimismo de compras aumenta progressivamente. Se em 2020 o ticket médio ultrapassou R$1000, nesse ano o valor será de R$1730,45.
No entanto, os paranaenses se mostram receosos sobre as ofertas da Black Friday. Apenas 38% avaliaram como bom ou ótimo as promoções apresentadas. “É fundamental que as empresas apresentem os melhores descontos, atendimento e produtos diferenciados e pós-venda excelente, para fidelizar clientes. Os consumidores estão cada vez mais atentos e não caem mais em promoções enganosas”, pontua Shimoyama.