7 em cada 10 comerciantes acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020

Pesquisa realizada pela Serasa Experian revela que que os Empresários da região Nordeste são os mais otimistas já os sulistas, os mais pessimistas

Após o grande impacto causado pela pandemia da Covid-19, uma pesquisa realizada pela Serasa Experian para medir a expectativa de vendas das micro, pequenas e médias empresas, revelou que 7 em cada 10 empreendedores do setor de comércio acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020, ou seja, 69,6% apostam no melhor faturamento de seus negócios durante o período. Inclusive, 52,8% das empresas pretendem manter os preços praticados hoje. Com relação as regiões brasileiras, os empresários do Nordeste são os mais otimistas. 72,3% creem na melhoria das vendas, seguido da região Sudeste (62,6%), Norte, Centro-Oeste (62,5%) e Sul (60,7%). Confira no gráfico abaixo os dados completos sobre a expectativa de faturamento dos setores brasileiros:

7 em cada 10 comerciantes acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, mesmo com um longo período difícil enfrentado pelas empresas, muitas souberam se reinventar na pandemia e devem aproveitar as grandes datas do comércio para recuperarem o caixa. “Com o avanço da vacinação e as pessoas voltando a circular com maior frequência, os empresários estão resgatando certa confiança e, de fato, precisam apostar no aumento das vendas, especialmente o Natal. Teremos nos próximos meses um bom termômetro para avaliar com mais eficiência a retomada das empresas de menor porte em 2022”, diz o executivo.

7 em cada 10 comerciantes acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020

Expectativa de vendas por porte
O levantamento mostrou que durante o período do Natal as empresas de pequeno porte são as que mais estão com boas expectativas de faturamento (68,6%), seguidas pelas microempresas (63,5%) e as de médio porte (62,4%). Confira na tabela abaixo todos os detalhes:

7 em cada 10 comerciantes acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020Ainda de acordo com o índice, 61% dos empreendedores de todos os portes estão confiantes que mesmo após o Natal as vendas seguirão em alta e com esta expectativa de melhora, 82,3% das MPMEs pretendem ou já contrataram novos funcionários para atender a demanda esperada até o fim do ano, além disso devem mantê-los em suas posições mesmo depois desse período. Veja mais informações nas tabelas abaixo:

7 em cada 10 comerciantes acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as vendas durante o período do Natal podem ser um grande incentivo para a retomada econômica no cenário pós pandemia. “Em 2020 tanto a população quanto as empresas estavam cautelosas. As pessoas deixaram de comprar, pois não sabiam como seriam os próximos meses e consequentemente as empresas deixaram de faturar. Mas, após meses de incertezas já é possível voltar a planejar. O Natal pode ser o ponta pé inicial para esse movimento positivo na economia. A grande expectativa de voltar a crescer está tomando conta dos empresários, por isso já é possível fazer planos para o futuro e planejar contratações após um período alto de demissões em 2020”.

Metodologia 
A pesquisa da Serasa Experian realizada em setembro de 2021 entrevistou 551 executivos de micro, pequenas e médias empresas em todo o país, que atendem consumidores, empresas ou os dois públicos. Participaram representantes dos segmentos de Serviços, Comércio Varejista, Comércio Atacadista e Indústria.

Destaque da Semana

Santa Marta comemora véspera de feriado com Jota Junior & Rodrigo

A semana recheada com o feriadão da Proclamação da...

A importância de exames seguros para doenças infecciosas

  No LANAC, são realizados diariamente uma média de 200...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor