Ferramenta busca proporcionar mais recursos e facilidades para parceiros varejistas e consumidores
Em compasso com o bom desempenho do comércio eletrônico no Brasil, a Arauco dá mais um passo rumo à inovação com foco em facilidades para parceiros varejistas e consumidores e lança o primeiro marketplace nacional voltado à venda de painéis de madeira.
No primeiro semestre de 2021, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 155% em faturamento e de 67% em número de pedidos no segmento de casa e decoração, em comparação com os primeiros seis meses do ano passado, segundo a 44ª edição do Webshoppers, relatório elaborado pela Ebit | Nielsen. O novo cenário do mercado impulsionou a iniciativa da maior companhia florestal das Américas, cujo lançamento aconteceu no último dia 13 de dezembro.
As vendas do marketplace não serão realizadas diretamente pela Arauco, mas por revendedores da marca que poderão se cadastrar na plataforma. Flávio Verardi, diretor Comercial da Arauco, conta que essa iniciativa foi pensada tendo como base o respeito pela forte parceria que a companhia já possui com seus clientes revendedores. O novo canal visa aumentar a capilaridade da empresa e fortalecer a marca, atraindo novos consumidores que terão a oportunidade de conhecer pelo site, todo o portfólio de painéis revestidos da Arauco, além de produtos relacionados à cadeia moveleira.
“Em vez de realizarmos vendas diretas da fábrica, desenvolvemos a plataforma e investiremos na divulgação e engajamento de consumidores. Todo o processo de vendas e atendimento, entretanto, será realizado por nossos clientes revendedores. Para eles, trata-se de um novo formato para a atração de consumidores, uma nova forma de vendas, mas com a manutenção dos padrões de excelência em atendimento das lojas físicas”, afirma.
Joaquim R. S. Pio de Oliveira, gerente de Marketing da Arauco, acrescenta que a empresa possui um plano de investimento em marketing digital para 2022 com foco em alavancar não apenas a marca da fabricante de painéis, mas também os parceiros deste projeto. “Nossa plataforma será divulgada em todo o Brasil, sendo assim, as revendas cadastradas ganharão capilaridade em território nacional. Mesmo que as vendas fiquem concentradas em regiões devido a questões logísticas, estes varejistas extrapolarão sua presença de marca para todos os estados brasileiros”, completa.
Público-alvo
O público-alvo do marketplace da Arauco são escritórios de arquitetura, marcenarias e pessoas físicas, que poderão escolher, pela internet, os painéis para fabricar seus móveis, com facilidade de pagamento e entrega do material no endereço de seus marceneiros.
Dezenas de revendas da Arauco, incluindo grandes redes, já estão inseridas no marketplace, que atenderá, de imediato, aos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A ideia, contudo, é ampliar o alcance de forma gradativa para todo o território nacional. Por enquanto, apenas produtos da marca estarão à venda no site, mas a companhia irá firmar parcerias com outras empresas fornecedoras do segmento ao decorrer de 2022.
Sobre a Arauco
A Arauco é a maior companhia florestal das Américas e a segunda maior produtora mundial de painéis de madeira, elaborados com matérias-primas de fontes sustentáveis e revestidos com padrões e acabamentos que acompanham as tendências mundiais em móveis, arquitetura e design de interiores.
Com 49 anos de história, a Arauco possui operações em mais de 75 países e fábricas no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal e África do Sul. Recentemente, transformou-se na primeira companhia florestal do mundo a certificar sua neutralidade de carbono.