Com orientações que vão desde a limpeza da casa até a troca de presentes, a especialista oferece um guia completo para ser o anfitrião perfeito
Final de ano é sinônimo de festas e celebrações ao lado da família e amigos. Após longos períodos de isolamento e eventos online, a vacinação e a diminuição dos casos de Covid-19 nos possibilitam a fazer encontros presenciais novamente. A expectativa para o Natal e Réveillon são grandes, mas você sabe como preparar a sua casa, receber os seus convidados e ser um anfitrião perfeito? A arquiteta Carina Dal Fabbro, que está à frente do escritório que leva seu nome, preparou um guia completo para as organizações da casa no antes, durante e pós festas. Confira!
Antes
1. Faça um cronograma para a organização da casa
Estabeleça um critério para a divisão de tarefas e monte um cronograma completo com tudo o que você precisará fazer até o dia da ceia. “Separe e lave as louças especiais em um dia, leve os tapetes para a lavanderia em outro, organize lençóis e travesseiros para os visitantes e lave cortinas em uma terceira data”, orienta Carina. Desta maneira, a agenda não ficará lotada nas duas últimas semanas do ano, você conseguirá aproveitar melhor as festas e não ficará com aquele ar de exaustão durante os jantares.
2. Organize o cardápio
Pesquise referências, defina os pratos e faça uma lista dividida entre as receitas que serão feitas em casa e as que serão compradas já prontas. “Para os pratos que serão feitos em casa, a minha dica é que compre os ingredientes com o máximo de antecedência possível. Com o avanço dos dias os supermercados costumam ficar um caos e é sempre bom evitar o estresse de longas filas e corredores cheios, não é mesmo?!”, discorre a especialista.
Uma outra facilidade na hora de preparar a ceia é não esquecer do Mise en place. Com a separação dos utensílios e ingredientes, previne-se que se esqueça de algum detalhe importante da receita e ainda torna o preparo dos pratos mais rápidos.
No que se refere aos itens do menu que serão comprados prontos, não se esqueça de fazer a encomenda com antecedência. Muitos restaurantes costumam ter as agendas de Natal e Ano Novo lotadas rapidamente. Se adiante para não ficar sem o seu prato favorito em dia tão especial!
3. Presentes
Mais uma vez a organização é a chave para conseguir dar mais um check na lista de afazeres do Natal. “Os presentes costumam ser um grande desafio, afinal temos que lidar com a singularidade e estilos diferentes de cada um. Por isso, pesquise todos com antecedência, estabeleça um orçamento e vá às compras certa do que comprar para cada um que você deseja presentear. Assim, a atividade será leve e prazerosa como o ato de presentear”, exemplifica Carina.
Outra alternativa ainda mais interessante e com valor afetivo é preparar pequenos mimos para cada convidado no melhor estilo DIY. Com tutoriais simples na internet ou seguindo receitas tradicionais de família, é possível fazer sabonetes, aromatizadores de ambiente, velas decoradas e até mesmo biscoitos amanteigados ou mini panetones para presentear quem você ama de maneira singular.
Durante
4. Músicas
A escolha da playlist é um dos fatores determinantes para o clima da festa. Por isso, deve ser escolhida com carinho e atenção. “Durante a recepção dos convidados e jantar, evite músicas muito altas e com batidas frenéticas. Opte por melodias suaves e que permitam as conversas sem a necessidade de falar mais alto”, reforça a arquiteta. Após o momento de reunião ao redor da mesa está permitido colocar para tocar aquelas músicas que fazem a família e amigos vibrarem em alegria. “Cuidado apenas com o volume do som para não incomodar os vizinhos. Empatia, principalmente nessas datas, nunca é demais”, completa Carina.
5. Cuidado com as crianças
Prepare brincadeiras para entreter os pequenos. A confecção de desenhos e cartinhas para o Papai Noel podem ser a atividade perfeita. Vale até mesmo preparar uma mesa só para eles. “Pratos de plástico, talheres que não machucam e copos divertidos podem fazer a alegria da criançada. Eles se sentirão especiais, construirão momentos inesquecíveis e ceia para eles será um show à parte!”, explica a especialista.
6. Mini farmácia
Imprevistos acontecem e a melhor saída para lidar com eles é ter sempre à mão itens que irão facilitar ou minimizar estes acontecimentos. Roupas podem descosturar, o sapato machucar, uma comida pode não cair tão bem ou até mesmo a maquiagem pode borrar durante as festas. Por isso, abasteça uma caixinha de primeiros socorros e deixa-a localizada no lavabo. Analgésicos, antiácidos, curativos, alfinetes e lenços umedecidos podem ser uma dica do que pode não faltar nessa caixinha!
Depois
7. Comece a organização pela cozinha
A festa acabou e a casa ficou uma bagunça? Comece a reorganizá-la pela cozinha. “Fogões, bancadas e fornos costumam ser mais fáceis de limpar enquanto a gordura ainda está ‘fresca’. Por isso, invista em um produto potente, coloque luvas e parta para a ação. Você vai ver como a tarefa será muito mais simples e rápida desta forma”, conta a profissional. Outra dica válida é levar direto para a máquina de lavar as toalhas de mesa e panos de prato. Quanto mais a sujeira seca, mais difícil fica removê-la.
8. Formas e travessas descartáveis
A lavagem de formas e travessas dos assados é mais uma das tarefas complicadas do período de festas. Mesmo deixando por horas de molho, a esfregação intensa ainda se faz necessária e o estresse aparece. Para evitar isso, aposte em formas descartáveis. Práticas e com um ótimo custo-benefício, elas podem ir do forno à mesa e logo após o término do jantar ao lixo sem grandes preocupações.
Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura
Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em Arquitetura e Urbanismo, Carina Angélica Dal Fabbro Saraiva tem experiência de mais de 25 anos na área de design de interiores e arquitetura. Coordena o escritório boutique que leva seu nome, gerenciando toda a sua equipe de arquitetos para o desenvolvimento de projetos. Participa pessoalmente de cada etapa e preza o atendimento personalizado a cada cliente.
Após anos de parcerias e experiências, fundou o escritório que leva seu nome, Carina Dal Fabbro | Arquitetura e Interiores. Especializado em projetos de decoração para imóveis residenciais, corporativos e comerciais, todos os projetos levam em consideração as particularidades de cada um destes segmentos e é focado na máxima satisfação.
O trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde as etapas de projeto, planejamento, administração de obras, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel.