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Instagram em ordem cronológica: 7 fatos a se pensar

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Maria Carolina Avis (@mariaaviss)

 

Adam Mosseri, CEO do Instagram, anunciou recentemente durante depoimento no Congresso dos Estados Unidos, que no próximo ano, a rede social vai voltar a dar a opção de visualizar as postagens do feed de acordo com a ordem cronológica.

 

Até o ano de 2016, o feed do Instagram funcionava por ordem cronológica. Portanto, os primeiros posts do feed eram sempre os últimos a serem postados. A partir de então, algoritmos de relevância passaram a decidir a ordem dos conteúdos que aparecem em sua tela, baseado nas suas preferências como usuário. Por fim, em 2017 o Instagram passou a recomendar conteúdos de páginas que você não segue, deixando a plataforma como conhecemos hoje.

 

Antes dos sistemas de relevância entrarem em ação no Instagram, os usuários perdiam cerca de 70% dos conteúdos relevantes para eles, de acordo com a própria rede. Então, será mesmo que voltar a essa classificação vai ser bom?

 

O problema é que muita gente considera que o algoritmo manipula facilmente os usuários, graças às famosas bolhas. Esse foi o motivo pelo qual o Instagram tem feito esse tipo de atualização: para aumentar a transparência e controle aos usuários.

 

Vale refletir sobre alguns pontos:

 

  • O algoritmo “filtra” o seguidor que provavelmente tenha mais interesse naquele conteúdo. Além disso, mostra muito conteúdo interessante de contas que o usuário ainda não segue, permitindo uma possível maior entrega.

 

  • Muita gente reclama que o Instagram não entrega seu conteúdo, e que o alcance é baixo, quando na verdade, o que faz com que o conteúdo alcance mais gente é simplesmente o fato de ser relevante naquele momento. Com o feed em ordem cronológica, ficará mais fácil de entender que o algoritmo não te sabota.

 

  • Vai voltar a ser importante ter um melhor horário para postar. Afinal, se o seu seguidor abrir o Instagram agora, ele verá posts que foram feitos agora. Atualmente um post pode rodar por até sete dias nos feeds.

 

  • Os criadores de conteúdo vão passar a depender mais do compartilhamento (seja nos stories ou inbox) para que mais gente veja seu conteúdo. A ideia vai ser escalar por meio da divulgação, não pela relevância. Até porque, se seu público seguir muitas contas, o feed dele ficará altamente concorrido e o post vai sumir depois de minutos.

 

  • A vida útil do conteúdo será menor. Por isso, será indispensável criar conteúdo acima da média e deixar de fazer mais do mesmo.

 

  • Consequentemente, o alcance do conteúdo pode cair com o feed por ordem cronológica. Vale considerar essa variável.

 

  • Será normal todos perderem seguidores. Estamos acostumados a abrir a rede social e ver os melhores posts por lá e, por isso, passamos cada vez mais tempo do dia no Instagram. Mas quantas pessoas você segue? Você vê conteúdos de todas as contas que segue? Naturalmente, quando começarem a surgir postagens de contas que você não lembrava mais que seguia, ou que o conteúdo já não faz mais sentido, a ação será parar de seguir.

 

Podemos perceber, portanto, que essa possível atualização tem pontos positivos e negativos. Para o gestor de mídias sociais, é indispensável ter uma visão analítica e mercadológica para entender como a atuação precisa de adaptações a cada atualização. Afinal, tudo sempre parte do comportamento do usuário.

 

 

(*) Maria Carolina Bianchi de Avis Neves é coordenadora adjunta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Mídias Sociais e professora dos cursos de Gestão de Mídias Sociais e Marketing Digital do Centro Universitário Internacional UNINTER 

 

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