Tendências que vieram para ficar em 2022

Avanços tecnológicos e novo padrão de consumo – especialista dá a letra do que permanecerá na sociedade pós-pandemia

Muita coisa mudou durante a pandemia, mas nem tudo será aproveitado para o cenário pós-pandêmico. “O padrão de consumo pode ter mudado, permitindo que o e-commerce crescesse exponencialmente, mas nada substitui o ambiente físico, por exemplo. Algumas coisas realmente vieram para ficar e outras apenas para suprir uma lacuna por um curto período”, explica o especialista em inovação e CEO da startup market4u, Eduardo Córdova.

Foi o caso dos totens para medir a temperatura, por exemplo, que já são obsoletos. Porém, autoatendimento já é uma tendência que ficará na sociedade. “O ambiente autônomo, seja via totem ou aplicativo, é mais prático, tanto para quem compra, quanto para quem vende, que pode destinar um colaborador para uma área de inteligência, por exemplo, ao invés de deixá-lo no operacional. As máquinas vão, cada vez mais, substituir o trabalho que é repetitivo”, diz Córdova. “Hoje vemos lojas em shopping com esse tipo de atendimento, além dos mercados e restaurantes. Percebemos, também, um público que não era habituado com a tecnologia, hoje são adeptos a dispositivos eletrônicos, aplicativos e smarthphones”, pontua.

Outra tendência que fica para os próximos anos é o varejo de proximidade. “Com a pandemia, foi muito incentivado o consumo dentro do próprio bairro, para movimentar a economia no entorno, à fim de que esses comerciantes sobrevivessem à crise e, segundo dados, esse consumo por proximidade cresceu 20% no último ano. As pessoas conheceram locais que ainda não eram descobertos por elas: mercearias menores, lojas próximas, conveniências e até startups, e a tendência é que continuem consumindo nestes locais, pois criaram um relacionamento próximo e os locais aprenderam a fidelizar essa clientela”, conta o especialista.

Além de tecnologia e padrão de consumo, a economia e os métodos de pagamento também mudaram. O PIX hoje já é um dos métodos mais utilizados no país como forma de pagamento e sua nova ferramenta ajuda estabelecimentos comerciais com troco e devolução de remessa. “Tem o PIX e também as carteiras digitais que permitem condições boas de cashback ou parcelamento, por exemplo. Tudo isso a um clique, pelo celular, facilitando a vida do cidadão.”

Córdova diz, ainda, que com a vinda do 5G a expectativa é que as tecnologias sejam ainda melhores, as conexões mais seguras e um mundo digital mais ágil. “Tudo que não era possível fazer antes por conta de a internet não comportar, seremos capazes de fazer futuramente com o 5G, como: interligar mais objetos, usar ainda mais a máquina em nosso favor”, finaliza.

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