E-commerce: hobby & livros foi o segmento que mais cresceu

Levantamento do Mastercard SpendingPulse, que mede as vendas na loja e no varejo online em todas as formas de pagamento, o comรฉrcio eletrรดnico brasileiro cresceu +39,4% em outubro, em comparaรงรฃo ao perรญodo prรฉ-pandรชmico em outubro de 2019.

Hobby & livros (+82,9%), eletrรดnicos (+78,2%) e mรณveis (+36,4%) sรฃo os setores que mostraram o crescimento mais significativo do varejo virtual no Brasil, na comparaรงรฃo com o mesmo mรชs em 2019.

Por outro lado, as vendas do e-commerce registraram uma reduรงรฃo no comparativo ano-a-ano de -24,9%, em comparaรงรฃo com o forte crescimento do setor experimentado em outubro de 2020.

Por outro lado, as vendas totais no varejo cresceram +23,6% na comparaรงรฃo com o perรญodo prรฉ-pandemia.

Jรก as vendas do varejo nas lojas brasileiras cresceram +2,6% no comparativo com o mesmo perรญodo em 2020. As regiรตes Norte (+7,8%), Centro-Oeste (+4,6%) e Sul (+4,2%) superaram o restante do paรญs, enquanto Sudeste (+2,3%) e Nordeste (-0,3%) tiveram desempenho inferior ao crescimento das vendas nacionais.

As vendas no comรฉrcio eletrรดnico sรฃo vendas de bens e serviรงos nas quais os compradores fazem um pedido ou o preรงo e os termos da venda sรฃo negociados pela Internet, em um dispositivo mรณvel (M-commerce), Extranet, rede EDI (Electronic Data Interchange), correio eletrรดnico ou outro sistema online comparรกvel. O pagamento pode ou nรฃo ser feito pela internet.

Jรก balanรงo feito pelo AliExpress com seus consumidores brasileiros nos anos de 2020 e 2021 revela mudanรงas relevantes nos hรกbitos de compras online no paรญs e que refletem a evoluรงรฃo da pandemia na sociedade brasileira.

No fim de 2020, os itens que mais registraram alta em vendas em todo o perรญodo foram produtos para o conforto no lar, como objetos de decoraรงรฃo e cuidados com o jardim, alรฉm dos eletrรดnicos voltados ร  conectividade, como microfones e webcams. Reflexo de um momento em que estudantes e profissionais passaram a trabalhar e fazer aulas remotamente, as vendas de cรขmeras cresceram mais de 18 mil % no รบltimo ano.

Jรก a anรกlise dos itens mais vendidos em 2021, que se encerra esta semana, aponta que o consumo de eletrรดnicos e acessรณrios manteve-se em expansรฃo, como a crescente venda de smartphones e fones bluetooth de marcas famosas. Novos itens ligados ao cuidado com a saรบde, como umidificadores de ar, garrafas de รกgua e relรณgios do tipo smartwatch, usados para monitorar atividades fรญsicas, ascenderam para a lista dos 10 produtos mais vendidos no ano.

A lista reflete, ainda, o fato de em 2021 muitos brasileiros, jรก vacinados, deixarem o isolamento e retornarem ao convรญvio social, o que elevou a venda de produtos ligados ร  beleza, como maquiagem e itens fashion. O produto mais vendido nesta categoria, por exemplo, foi cรญlio postiรงo. Este acessรณrio de beleza foi, ao longo de 2021, o sรฉtimo item a mais gerar receita na plataforma do AliExpress para brasileiros. Na relaรงรฃo dos mais vendidos do ano, aparece tambรฉm รณculos de sol, outro indicativo de maior exposiรงรฃo a ambientes externos e viagens.

CONTATO COM O COLUNISTAย ย  pietrobelliantonio0@gmail.com

Destaque da Semana

IA impulsiona outsourcing de TI e reduz tempo de contrataรงรฃo em 82%

Agilidade no recrutamento amplia demanda por serviรงos de alocaรงรฃo...

Rapidinha de Natal: mais da metade dos brasileirosjรก fugiu para transar

Por trรกs das tradiรงรตes, hรก quem explore suas fantasias...

Vale Fรฉrtil realiza distribuiรงรฃo inรฉdita de Oliv’s com drones

A aรงรฃo aconteceu em pontos movimentados de Curitiba e...

Dengo inaugura primeira loja em Maringรก, com opรงรตes de presentes

Nova marca chega ao Catuaรญ Shopping Maringรก com opรงรตes...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor