Levantamento do Mastercard SpendingPulse, que mede as vendas na loja e no varejo online em todas as formas de pagamento, o comรฉrcio eletrรดnico brasileiro cresceu +39,4% em outubro, em comparaรงรฃo ao perรญodo prรฉ-pandรชmico em outubro de 2019.
Hobby & livros (+82,9%), eletrรดnicos (+78,2%) e mรณveis (+36,4%) sรฃo os setores que mostraram o crescimento mais significativo do varejo virtual no Brasil, na comparaรงรฃo com o mesmo mรชs em 2019.
Por outro lado, as vendas do e-commerce registraram uma reduรงรฃo no comparativo ano-a-ano de -24,9%, em comparaรงรฃo com o forte crescimento do setor experimentado em outubro de 2020.
Por outro lado, as vendas totais no varejo cresceram +23,6% na comparaรงรฃo com o perรญodo prรฉ-pandemia.
Jรก as vendas do varejo nas lojas brasileiras cresceram +2,6% no comparativo com o mesmo perรญodo em 2020. As regiรตes Norte (+7,8%), Centro-Oeste (+4,6%) e Sul (+4,2%) superaram o restante do paรญs, enquanto Sudeste (+2,3%) e Nordeste (-0,3%) tiveram desempenho inferior ao crescimento das vendas nacionais.
As vendas no comรฉrcio eletrรดnico sรฃo vendas de bens e serviรงos nas quais os compradores fazem um pedido ou o preรงo e os termos da venda sรฃo negociados pela Internet, em um dispositivo mรณvel (M-commerce), Extranet, rede EDI (Electronic Data Interchange), correio eletrรดnico ou outro sistema online comparรกvel. O pagamento pode ou nรฃo ser feito pela internet.
Jรก balanรงo feito pelo AliExpress com seus consumidores brasileiros nos anos de 2020 e 2021 revela mudanรงas relevantes nos hรกbitos de compras online no paรญs e que refletem a evoluรงรฃo da pandemia na sociedade brasileira.
No fim de 2020, os itens que mais registraram alta em vendas em todo o perรญodo foram produtos para o conforto no lar, como objetos de decoraรงรฃo e cuidados com o jardim, alรฉm dos eletrรดnicos voltados ร conectividade, como microfones e webcams. Reflexo de um momento em que estudantes e profissionais passaram a trabalhar e fazer aulas remotamente, as vendas de cรขmeras cresceram mais de 18 mil % no รบltimo ano.
Jรก a anรกlise dos itens mais vendidos em 2021, que se encerra esta semana, aponta que o consumo de eletrรดnicos e acessรณrios manteve-se em expansรฃo, como a crescente venda de smartphones e fones bluetooth de marcas famosas. Novos itens ligados ao cuidado com a saรบde, como umidificadores de ar, garrafas de รกgua e relรณgios do tipo smartwatch, usados para monitorar atividades fรญsicas, ascenderam para a lista dos 10 produtos mais vendidos no ano.
A lista reflete, ainda, o fato de em 2021 muitos brasileiros, jรก vacinados, deixarem o isolamento e retornarem ao convรญvio social, o que elevou a venda de produtos ligados ร beleza, como maquiagem e itens fashion. O produto mais vendido nesta categoria, por exemplo, foi cรญlio postiรงo. Este acessรณrio de beleza foi, ao longo de 2021, o sรฉtimo item a mais gerar receita na plataforma do AliExpress para brasileiros. Na relaรงรฃo dos mais vendidos do ano, aparece tambรฉm รณculos de sol, outro indicativo de maior exposiรงรฃo a ambientes externos e viagens.