Ecumenismo e cabo de enxada

Paiva Netto

Emย Crรดnicas e Entrevistasย (Editora Elevaรงรฃo, 2000), escrevi:

A missรฃo da Legiรฃo da Boa Vontade รฉ: Desenvolvimento Social e Sustentรกvel, Educaรงรฃo e Cultura, Arte e Esporte โ€” tudo isso com a imprescindรญvel Espiritualidade Ecumรชnica โ€”, para que haja Consciรชncia Socioambiental, Alimentaรงรฃo, Seguranรงa, Saรบde e Trabalho para todos os seus componentes, bem como se desperte neles a Cidadania Planetรกria. Sob essa firme bandeira, a LBV tem se notabilizado por sua contribuiรงรฃo no campo do Ecumenismo. Na dรฉcada de 1950, o famoso filรณsofo e sociรณlogo italianoย Pietro Ubaldiย (1886-1972), analisando as bases sobre as quais fora erguida, afirmou:ย โ€œ(…) No caso presente, encontramo-nos perante uma unificaรงรฃo movida pelas forรงas do tipo sadio, impulsionadas em direรงรฃo evolutiva, porque sรฃo elas dirigidas por um ideal que as coordena. Congregar os bons, respeitando as consciรชncias, isto รฉ, a religiรฃo e o patrimรดnio espiritual de cada um, รฉ indiscutivelmente um alto ideal โ€” um princรญpio de coesรฃo novoย na Histรณria e realmente moderno. E o fato de estar a quente alma brasileira respondendo ao apelo demonstra que o Brasil se colocou, tambรฉm nisso, na vanguarda do mundo, e que, neste ideal, hรก algo substancioso que corresponde ร s novas exigรชncias dos tempos, satisfazendo aos desejos espirituais de muitos. De outro modo, nรฃo se realizam essas aprovaรงรตes coletivas e essas correntes de massaโ€.

Estabelecer uma nova cultura planetรกria

Victor Hugoย (1802-1885) advertia:ย โ€œMais poderosa do que todos os exรฉrcitos do mundo รฉ uma ideia cujo tempo tenha chegadoโ€.

Para abrir caminhos de entendimento, temos constantemente pautado nossa lide por um Ecumenismo amplo, que se faรงa sentir em todos os campos da vida humana.

Ele precisa ser praticado nรฃo somente no meio religioso, mas em todos os demais, como cultura planetรกria. Realizar uma eficiente revoluรงรฃo, ou, se preferirem, renovaรงรฃo que tenha a Solidariedade Universal como estratรฉgia de sobrevivรชncia de homens e mulheres civilizados. Assim, sermos ecumรชnicos traduz-se, por exemplo, em juntar forรงas e colaborar para o encontro das soluรงรตes do problema social. Deve exprimir-se tambรฉm em um conceito irrestrito que se corporifique, na Terra, a partir da compreensรฃo de que โ€” se somos antes de tudo Espรญrito, criados, portanto,ย espiritualmente, ร  imagem e semelhanรงa de Deus (Gรชnesis, 1:27; e Evangelho, segundo Joรฃo, 4:24), como ensinou o Divino Educador โ€” apenas existe uma raรงa, a Raรงa Universal, constituรญda, sem distinรงรฃo, por todos os Seus Filhos.

As naรงรตes tambรฉm vomitam

A importรขncia da criatura humana, jรก tรฃo vilipendiada, nรฃo pode desfazer-se na sociedade por causa de โ€œgrandes transformaรงรตes modernasโ€ como a globalizaรงรฃo, que, se nรฃo iluminada pelo altruรญsmo, garroteia o sentido de cidadania, um direito do ser, que ele alcanรงarรก, mais dia, menos dia, de forma civilizada ou por meios desagradรกveis, porque as naรงรตes tambรฉm vomitam. Basta ler a Histรณria. Aliรกs, que valor moral tรชm leis que menosprezam os direitos legรญtimos dos cidadรฃos? Reformas que arrastem multidรตes ร  paupรฉrie precisam com urgรชncia ser… reformadas. Por isso, juntemos ao esforรงo da mente, o das mรฃos; ร  filosofia, o cabo da enxada. De pouco adianta pregar para quem tem fome.

ร‰ preciso eliminar o รณdio

Eliminemos tudo o que costuma pelo รณdio dividir, segregar com rancor os homens em grupos que interminavelmente se temem e, portanto, se digladiam. Aquilo que, por processos mil, mantรฉm as massas como que hipnotizadas numa escravatura que se prolonga pelas regiรตes sombrias do analfabetismo das letras, da รฉtica e do Espรญrito se opรตe ao mandamento supremo da confraternizaรงรฃo. E isso provoca a exclusรฃo de tanta gente que possui o lรญdimo direito a uma vida distante da indigรชncia espiritual ou fรญsica.

Frequentemente temos explicado que a conciliaรงรฃo pregada e vivida pela LBV e pela Religiรฃo de Deus, do Cristo e do Espรญrito Santo nรฃo significa despersonalizar. Ou seja, respeita as diferenรงas, levando-nos a caminhar em concรณrdia e unindo forรงas pelo bem dos povos, sempre ameaรงados por graves perigos que necessitam ter um paradeiro, antes que nos vejamos surpreendidos por um destino funesto, construรญdo por alguns, cuja ganรขncia terรก sido maior que o bom senso. As numerosas culturas sรฃo complementares, nรฃo necessariamente antagรดnicas. Tantas existem quantos sรฃo os graus de percepรงรฃo dos seres que habitam nossa รบnica morada, o planeta, que devemos preservar, porquanto a destruiรงรฃo da Natureza รฉ a extinรงรฃo da vivรชncia terrena.

Josรฉ de Paiva Netto โ€• Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br โ€” www.boavontade.com

 

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