O terceiro trimestre de 2021 atingiu o maior nรบmero de consumidores de cerveja desde o terceiro trimestre de 2019, com alta de 27%. Os dados sรฃo da mais recente ediรงรฃo do Consumer Insights, anรกlise feita pela Kantar.
O estudo notou tambรฉm que o perfil que mais contribuiu para o aumento de consumo foi o composto por mulheres de 40 a 49 anos e pertencentes ร s classes A e B. Por outro lado, os homens que fazem parte das mesmas faixas etรกrias e classes sociais foram responsรกveis pela queda na frequรชncia, da ordem de 42%.
A alta de consumo รฉ consequรชncia direta da flexibilizaรงรฃo das regras de distanciamento da Covid-19 e da reabertura gradual do comรฉrcio. E que a consumaรงรฃo ocorre, principalmente, em dois momentos: locais pรบblicos e casas de amigos e familiares.
โEm locais pรบblicos, a penetraรงรฃo de mulheres passou de 14,5% para 21,2% โ um crescimento de 6,7 pontos de penetraรงรฃo nos รบltimos 12 meses, terminados em setembro de 2021, contra o mesmo perรญodo do ano anterior. Nas casas de amigos e familiares, por sua vez, o consumo cresceu 4 pontos de penetraรงรฃo, atingindo 18,3%โ, segundo Hudson Romano, gerente sรชnior de consumo fora do lar da Kantar.
A preferรชncia por cerveja cresceu, principalmente, em momentos de happy hours e aos fins de semana. Neste contexto, o aumento foi de 10 pontos de penetraรงรฃo, chegando a 45%.
Jรก pesquisa sobre as expectativas dos brasileiros para 2022, realizada pela Hibou apontou que metade dos brasileiros quer ganhar mais dinheiro, e apesar disso, 39% pretendem gastar menos. Segundo o levantamento, intitulado โPulso Expectativa 2022โ ย ย realizado com mais de 1.800 pessoas, para 18% dos brasileiros a ida a algum bar รฉ uma certeza para 2022. Destes, 53% continuarรก buscando locais com distanciamento entre as mesas; 23% afirmam que vรฃo aproveitar a liberdade e curtir muito com amigos e familiares; 14% dizem que jรก retomaram a rotina ativa de bares que tinham antes da pandemia e 5% pretendem tirar o atraso de 2 anos de pandemia e cair na festa.
Os bares e restaurantes ainda nรฃo sรฃo um ambiente seguro para um terรงo da populaรงรฃo. 34% dos brasileiros ainda nรฃo se sentem confortรกveis para ir a lugares fechados. Neste inรญcio de ano, 17% afirmam que ficarรฃo em casa, pois acreditam que ainda nรฃo รฉ hora de reunir os amigos; e 14% pretendem continuar curtindo com a turma em casa, pedindo bebidas e petiscos.
Ansiosos pelo fim da pandemia, 27% dos brasileiros desejam voltar ร sua rotina anterior ร Covid-19. Mais otimistas com os passeios no verรฃo e a flexibilizaรงรฃo da pandemia, 43% afirmam que vรฃo viajar e destes 71% pretendem ir de carro; 43% de aviรฃo; 12% de รดnibus e 2% de moto. Entre os destinos preferidos estรฃo praia deserta (51%); sรญtio/chรกcara (32%); hotรฉis fazenda (31%); cidade do interior (30%); resorts all inclusive (29%); trilhas e natureza (26%); praia agitada (21%); parques aquรกticos (16%) e metrรณpole (10%). O encontro com amigos e famรญlia para um churrasco รฉ tambรฉm um evento garantido para 21% dos entrevistados. 91% dos brasileiros acreditam que o churrasco seja um bom motivo para reunir os amigos e dar boas risadas; 45% veem como um momento para celebrar algo especial; 35% relacionam com uma boa razรฃo para abrir a caixa de cerveja; 21% retratam como um almoรงo ou jantar comum em famรญlia; 14% consideram apenas um almoรงo, como aqueles de domingo; 6% acreditam na combinaรงรฃo churrasco e futebol, e em dia de jogo ela รฉ quase necessรกria para acompanhar a partida.