Em um formato único no Brasil, a pós-graduação em Copywriting e Escrita Digital promete revolucionar o mercado de profissionais do texto.
Ser um profissional completo exige muito mais que experiência de mercado e uma competência específica. Para ser diferente da concorrência é fundamental ter criatividade para resolver os mais diversos problemas do ambiente corporativo e buscar soluções para aqueles que ainda nem existem. O curso de pós-graduação em Copywriting e Escrita Digital, criado pela Escola de Belas Artes da PUCPR, surgiu para formar estudantes capazes de ler e interpretar o mundo ao seu redor, propondo novos olhares com ideias inovadores e humanizadas para a produção de texto ou geração de conteúdo.
Na era das redes sociais, em que a publicidade se transforma em uma velocidade assombrosa, acompanhar as mudanças na criação de materiais – e saber como integrá-las ao trabalho de forma orgânica e natural – é indispensável para qualquer pessoa que deseja ser conhecida e reconhecida no mercado de trabalho. Se antes, a redação estava focada em anúncios para jornais, revistas e televisão, ou no máximo anúncios para internet, hoje o padrão é outro.
Para a professora Fernanda Bogoni, coordenadora do curso, já não existe mais a fronteira que diferencia as muitas frentes da comunicação. A transversalidade entre jornalistas, publicitários, designers e relações públicas exige uma nova forma de pensar a capacitação desses profissionais. “O curso vem como uma resposta à necessidade do mercado, para uma formação verdadeiramente qualificada”, comenta. “Porém, não é só isso. É também o resultado da escuta de inúmeros pedidos de quem quer descobrir um caminho de vanguarda para a comunicação digital”.
Multifacetado
Em um formato inédito no Brasil, a proposta da pós-graduação em Copywriting e Escrita Digital é ser um processo de aprendizagem multifacetado, podendo impactar não somente os profissionais do texto, mas também gestores de marketing que queiram ampliar os trabalhos de suas equipes e pequenos empresários para que possam estar presentes no meio digital.
Seja em blogs, mídias sociais, vídeos no YouTube ou em qualquer outra ferramenta de impacto na comunicação digital, um bom texto preciso ser direto, acessível e encantar o leitor. O curso de pós-graduação em Copywriting e Escrita Digital irá preparar os estudantes para que, dentro das suas habilidades, possam criar textos criativos e empáticos, mas que tenham também identidade e uma estética singular.
Soft skills
A pós-graduação em Copywriting e Escrita Digital, da PUCPR, é focada na prática e nas habilidades que os estudantes precisam desenvolver para poder colocar a mão na massa. Por isso, o curso foi concebido a partir de quatro eixos estruturais, que são o alicerce e a diretriz de todo o processo de aprendizado. “O curso não é um aparelhamento ferramental”, explica Bogoni, “mas a construção de um itinerário de aprendizagem que passa pelo desenvolvimento de argumentação e narrativa, pela busca de fontes e pela de pesquisa para a criação de conteúdos. Isso sem abrir mão das noções de métrica, jornada do cliente e de outras parametrizações essenciais desta área”.
O primeiro deles, Economia Criativa, no qual o foco é o desenvolvimento de soft skills necessárias para a atuação no mercado de forma estratégica e inovadora. Na sequência o eixo de Portfólio, fazendo uso de módulos que fomentam a criatividade e a produção do estudante por meio de projetos inovadores em diferentes linguagens e meios de aplicação. O terceiro eixo é o de Expertise, no qual serão exploradas narrativas e técnicas experimentais, visando uma expansão do repertório pessoal. E, por fim, o eixo de Negócios, em cujas produções do estudante são analisadas a partir da exposição dos conteúdos produzidos ao mercado.
Cada módulo é composto por quatro disciplinas, ministrada por professores que são referência no mercado, que seguem uma sequência de conhecimentos, da formação/expansão de repertório para a prática e experimentação, e concluído com uma situação problema na qual o estudante põe em prática, de forma conjunta, os temas estudados em cada uma das disciplinas.
Para além de tudo isso, segundo Fernanda Bogoni, o estudante leva também a experiência da PUCPR, uma instituição ensino com mais de seis décadas de tradição voltada a formar o profissional do futuro. “O curso de Copywriting e Escrita Digital tem essa identidade: a experiência com um olhar para o que está por vir, por meio do pensamento crítico e criativo”, ressalta a professora.
Serviço
Copywriting e Escrita Digital
Pós-graduação – Escola de Belas Artes – PUCPR
Modalidade: online e ao vivo
Duração: 12 meses
Início das aulas: 07 de maio de 2022
Saiba mais: https://bit.ly/CopyPUCPR