Especialista em tecnologia dá dicas para fazer uma solução assertiva e funcional para os usuários
Todo mundo tem no celular um aplicativo que não usa há anos e está só tomando espaço na memória do aparelho, certo? Mas, por que isso acontece? “Muitas pessoas pensam em fazer um aplicativo sem pensar na dor que essa solução vai sanar ao seu usuário. Aplicativo por aplicativo se torna obsoleto”, explica o CEO da Snowman Labs, Danilo Brizola. A empresa de Brizola é pioneira no segmento no país, desenvolvendo soluções em tecnologia para o público corporativo há mais de 10 anos.
Na lista dos 10 aplicativos mais baixados em 2021, segundo a empresa Apptopia, pelo menos cinco são de redes sociais: em primeiro lugar está o TikTok, seguido por Instagram, Facebook, WhatsApp e Snapchat. Na lista ainda está o Spotify e o Zoom. “Por que isso? Porque eles proporcionam uma moeda de troca para o usuário e uma funcionalidade imprescindível a eles”, diz.
O especialista dá dicas das funcionalidades que todo aplicativo deve ter para não ser excluído do celular.
1- Benefício ao usuário.
Se é um aplicativo de loja, proporcione cash back ou desconto pela compra no aplicativo, além de uma promoção exclusiva para uso do app. Tudo isso prende o seu cliente;
2- Facilitador de tarefas.
O aplicativo do banco ou do Detran, por exemplo, são facilitadores de tarefas difíceis no dia a dia. Pense qual dor seu usuário precisa que você facilite para ele e se essa dor é limitada a um pequeno grupo de pessoas ou a grande maioria delas.
3- Status Quo.
Alguns aplicativos, como de corrida, possuem uma competição dentro deles para ver quem atinge objetivos estipulados pela plataforma. Tudo isso dá status dentro do próprio APP, o que gera desejo de consumo.
4- Constantemente atualizado.
Não deixar a plataforma obsoleta a outras plataformas novas que venham a surgir. Procure atualizações, converse e faça pesquisa com seus usuários para ver o que eles querem ver por lá.