Paranaenses das classes C e D gastaram mais em viagens, segundo Superdigital

O consumo das classes C e D no Paranรก cresceu 27,5% em dezembro ante novembro, de acordo com a Pesquisa de Hรกbitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander, focada em inclusรฃo econรดmica. O aumento foi impulsionado por gastos em viagens, compras em lojas de roupas e supermercados.

Os setores que mais tiveram o consumo ampliado foram Hotรฉis e Motรฉis (35%), Lojas de Roupas (28%), Supermercado (22%), Lojas de Artigos Diversos (14%), Restaurantes (11%) e Combustรญveis (10%). As quedas foram observadas nos setores de Serviรงos e Rede Online, ambos com queda de 8% no consumo.

No Brasil, o crescimento foi deย ย  31%, o melhor resultado do ano de 2021, apesar de ainda ter representado uma queda de 13% em relaรงรฃo a dezembro de 2020.

Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que o consumo foi impactado positivamente pelo 13ยฐ salรกrio e festas de Natal e Ano Novo. โ€œFoi um ano de recuperaรงรฃo para o varejo, que ainda sofreu muito por conta da pandemia, mas dezembro trouxe um alรญvio e ficou acima das expectativasโ€, diz.

Na pesquisa, todas as regiรตes do Brasil mostraram alta no consumo dessas classes sociais, com destaque para o Sudeste, que impulsionou o resultado, com alta mensal de 33%. Nas demais regiรตes, Nordeste fechou com alta de 32%, seguida do Sul (26%), Norte (22%) e Centro-Oeste (22%).

Os setores que mostraram recuperaรงรฃo mais significativa no consumo foram Lojas de Roupas, com alta de 32%, Supermercado, com 24%, Lojas de Artigos Diversos (15%), Transporte (15%) e Restaurantes (13%). Jรก os setores que apresentam quedas no consumo foram Rede Online (-9%), Companhias Aรฉreas (-7%) e Diversรฃo e Entretenimento (-3%).

O levantamento mostrou tambรฉm que o principal gasto no orรงamento foi no segmento Supermercado (36%), seguido de Restaurantes (11%), Lojas de Artigos Diversos (11%) e Transportes (8%).

Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa dois pontos percentuais a mais se comparado a novembro.

Em relaรงรฃo ao ticket mรฉdio, houve aumento significativo nos setores de Transporte (9%), Hotรฉis e Motรฉis (8%), Supermercado (8%) e Lojas de Roupas (7%). Entretanto, caรญram os valores mรฉdios em cada compra com Rede Online (8%), Companhias Aรฉreas (5%) e Serviรงos (3%).

Destaque da Semana

Cรขncer de testรญculo: um perigo crescente para a saรบde dos jovens

Os oncologistas Daniel Herchenhorn e Rafaela Pozzobon, da Oncologia...

UltraCheese recebe dupla premiaรงรฃo no Concurso Mundial de Queijos

Companhia รฉ uma das principais medalhistas brasileiras na histรณria...

ร€s vรฉsperas do verรฃo, Litoral lidera em veรญculos com IPVA atrasado

Um a cada quatro veรญculos nรฃo pagou nenhuma parcela...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor