Especialista em marketing e estratégias de negócios mostra como os profissionais influenciam a fortalecer a imagem da empresa; funcionário feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros
A empresa tem bons produtos, investe em marketing, tem uma boa organização interna e planejamento anual, mas ainda não vê o colaborador como parte estratégica da empresa. Pesquisa realizada em 2017, por Fredy Machado, por meio do aplicativo Survey Monkey, aponta que 36,52% dos profissionais estão infelizes com o trabalho que realizam e 64,24% gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes.
Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios Frederico Burlamaqui, colaborador feliz rende mais, se esforça o dobro para trazer resultados e se torna peça fundamental para o sucesso da empresa. “E não é de salário que estamos falando. Claro que a remuneração condizente com a função é essencial para a satisfação profissional dos colaboradores, mas outros fatores também têm peso grande nessa sensação”, afirma.
Confira as dicas do especialista para engajar os colaboradores e fortalecer a marca da empresa:
– Informação constante
Independente da função, todo colaborador é importante para a empresa. Seja a pessoa que cuida da limpeza, quanto o gerente, todos desejam se sentir parte e sim, eles são possíveis divulgadores da sua marca. Apresente a empresa, os produtos e serviços para todos, mostre o que é feito e dê feedbacks do trabalho realizado por eles.
– Marketing Interno
Crie mecanismos de comunicação com os colaboradores, por meio de newsletters, uma reunião mensal geral, um café da manhã para que eles possam estar atualizados com o momento da empresa, tirar dúvidas e se sentir parte do negócio. Investir na comunicação dentro da empresa elimina achismos e ruídos de comunicação, e cria colaboradores instruídos e engajados com os objetivos da empresa.
– Unificação da Comunicação Externa
Apresente para todos os colaboradores a campanha de marketing e quais as expectativas de vendas da empresa. Quais serão as peças utilizadas, como será a estratégia de venda para os clientes, quais os benefícios do produto/serviço, como os clientes serão abordados e qual o público esperado. Assim, você cria mais chances de ampliar o conhecimento do que a sua empresa faz e, consequentemente, terá mais defensores do seu negócio.
– Crescimento profissional
Salário compatível com a função é importante, mas outros benefícios também contam muito na satisfação do colaborador. Independentemente do tamanho da empresa, apresente um plano de carreira, ofereça cursos de aperfeiçoamento e benefícios por metas: isso irá motivar para que o profissional dê o seu melhor. Uma política de comissão por indicação, por exemplo, pode criar novos vendedores, independente da área em que atuam.
– Qualidade de Vida
Conheça seu colaborador, quais as suas potencialidades e dificuldades, e tente adaptar a rotina de trabalho para que seja boa tanto para a empresa como para o profissional. Se ele passa muito tempo no trânsito, é possível liberar o home office algumas vezes na semana? Se gostaria de almoçar em casa, conseguiria trabalhar meia hora depois do horário e ampliar o horário de almoço? Analise cada caso e veja se com pequenas adaptações, a empresa pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para os colaboradores. De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros.