sábado, 18 janeiro 2025
20.7 C
Curitiba

Storytelling é tendência para restaurantes, gerando empatia e fidelização dos clientes

Segundo a arquiteta especialista no ramo gastronômico, Claudia Novaes, da CN Dois Arquitetura, essa técnica diferenciará um bom restaurante de uma opção comum

Storytelling é tendência para restaurantes, gerando empatia e fidelização dos clientes
Quando se fala em storytelling, cada detalhe importa – desde a arquitetura, pensada por Claudia Novaes, ao logo, desenvolvido pela Fullest, com uma fonte que reforça uma estética manual, granulada, de impressão antiga | Foto: Marcelo Magnani

Comida e afeto andam lado a lado – seja através de uma receita especial, seja pela carga cultural ou até mesmo pela história de quem a prepara. Portanto, há muito por trás de cada prato. E por que não trazer toda essa história para o conceito do restaurante, apresentando-a para os clientes? “A técnica do storytelling é cada vez mais usada no marketing, despertando empatia e emoções nos clientes. É uma tendência no ramo gastronômico e pode fazer a diferença entre um bom restaurante e um endereço convencional”, afirma Claudia Novaes, especialista em arquitetura gastronômica à frente do escritório CN Dois Arquitetura.

Como o nome já sugere, o storytelling é a arte de contar histórias e se tornou uma grande estratégia de marketing para bons estabelecimentos, pois tem o poder de cativar um cliente. “As pessoas se lembram e se relacionam mais com o restaurante quando conhecem a história por trás dele, elas ficam curiosas e criam ligações que geram fidelização”, afirma a arquiteta, que complementa. “Com o storytelling há uma valorização do produto e o cliente retorna, tanto pela qualidade do local, como por todo o imaginário que aquele lugar gerou, pela experiência de tudo o que comeu, ouviu, viu e sentiu”.

Storytelling é tendência para restaurantes, gerando empatia e fidelização dos clientes
Para a República Grão, todo storytelling foi pensado com referências de Minas e São Paulo. A história é vista nos revestimentos, nos materiais naturais e em cada elemento da decoração | Foto: Marcelo Magnani

Segundo Claudia Novaes, para criar um estabelecimento com um bom storytelling é preciso que arquitetura e branding andem em sincronia. “Começamos sempre estudando o que o cliente vai vender, qual o seu público e suas expectativas. A partir disso criamos uma história que o ajuda a promover seus produtos”, explica. Para isso, todo um estudo é feito sobre o estabelecimento, e o storytelling é guiado pelos atributos levantados através de pesquisas e dados, criando uma narrativa que responda a perguntas sobre a história do estabelecimento, a motivação por trás dele, inspirações e desafios.

Tendo em mente o público-alvo e a história bem definida, é possível começar a pensar em como apresentá-la para os clientes. “Cada detalhe importa – desde a recepção do cliente até as placas personalizadas para cada área do estabelecimento. A aplicação do logotipo e seu material, cardápio, artes nas paredes, cores e até o uniforme do colaborador ajuda a contar uma história”, diz Claudia Novaes. Bom exemplo disso é a padaria República Grão, que Novaes liderou a reforma. “Para esse projeto tudo foi baseado na história da República Velha, com referências de Minas Gerais e São Paulo, criando um ambiente rústico. A pesquisa de referências visuais ditou o mood do projeto, e uma paleta de cores específica foi criada para envolver e ajudar a contar essa história”, explica a arquiteta.

Storytelling é tendência para restaurantes, gerando empatia e fidelização dos clientes
A paleta de cores e os elementos decorativos da República Grão, com projeto de Claudia Novaes, dão conta de trazer a história do estabelecimento para a arquitetura | Foto: Marcelo Magnani

Segundo Claudia Novaes, o storytelling é o caminho dos novos restaurantes, criando ambientes com personalidade, que encantam. “Todo o conceito deve ser bem pensado e desenvolvido em cima de uma narrativa, criando uma experiência única para quem por ali passa”, finaliza.

 

Destaque da Semana

Norah Jones em Curitiba: ingressos à venda

A celebrada artista se apresentará em Curitiba com sua...

Primeira vez do bebê na praia? 5 pontos de atenção que os pais devem ter

Bebês com menos de 6 meses não podem usar...

Novas diretrizes sobre prevenção de AVC ressaltam riscos em mulheres

Documento cita a importância de monitorar o uso de...

Receita esclarece que fiscalização do Pix não afetará autônomos

Nada mudará também para quem compartilha cartão de crédito Wellton...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor