Início Geral Backoffice: Terceirização traz vantagens competitivas para empresas

Backoffice: Terceirização traz vantagens competitivas para empresas

0

Todo empresário sabe que além de se dedicar ao desenvolvimento do próprio negócio, também deve lidar com questões administrativas, jurídicas e do departamento pessoal: o backoffice. Optar por terceirizar determinados processos da organização, deixando-os a cargo de prestadores de serviços especializados, é sempre uma boa ideia, dentre eles contabilidade, organização e processos internos que fazem parte das soluções que muitas empresas acabam confiando a terceiros.

“As empresas podem contar com soluções terceirizadas neste contexto precisam ser alinhadas com a administração moderna. É fundamental contar com especialistas cujo olhar é mais atento para melhoria dos fluxos dos processos, sempre trabalhando com uma dinâmica melhor e eficaz:

“As soluções são baseadas nas melhores práticas de engenharia de serviços focadas em otimizar o tempo gasto em cada ação para evitar retrabalhos e processos repetitivos. Tudo, evidentemente, escorado em uma visão moderna de aplicações de ferramentas de tecnologia de ponta, como RPA e automação” esclarece Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem.

Mais tempo para focar no core bussines
A terceirização destes processos, por exemplo, significa delegar a gestão administrativa (que exige tempo e constitui dificuldades ao nível legislativo) para manter a concentração no desenvolvimento do negócio em seu core business.

“O mais usual é empresas contratarem terceirização de processos internos quando têm uma equipe de até dez pessoas, agora, empresas de maior porte já perceberam que esta opção traz inúmeras vantagens competitivas e financeiras” aponta Renato.

As razões por optar pela terceirização
São muitos processos a considerar: sobrecarga do departamento de Recursos Humanos, mudanças de regulamentos ou legislação e até falta de conhecimento em questões técnicas ou financeiras. Na terceirização, o líder delega estas tarefas a um especialista.

1. Cumprimento com os regulamentos atuais
O prestador de serviços aplica as leis trabalhistas e acordos coletivos em vigor na empresa, liberando o empregador das atividades quanto às obrigações legais e fiscais: “O empregador possui contratos de trabalho que atendem às regulamentações, considerando todas as variáveis, como demissão. Menos burocracia no cotidiano.”

2. Obtém aconselhamento sobre direito social
Quando um empresário inicia uma atividade com novos colaboradores, deve saber gerir a sua força de trabalho conforme a legislação laboral.

3. Economia de custos
Ao utilizar um provedor externo para gestão interna a empresa otimiza as funções do Departamento de Recursos Humanos.

4. Cumprimento das declarações
Ao terceirizar o backoffice, o prestador de serviço se encarrega de transmitir as informações referentes à previdência social dos empregados e a declaração de imposto de renda a todas as entidades obrigatórias (IRPF, Fisco, etc.).

5. Melhora o desenvolvimento de negócios
Administrar um negócio é complexo e a economia de tempo graças à terceirização dos serviços de backoffice permite que a empresa se dedique no enfrentamento de outros desafios profissionais.

 

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile