O Novo Renault Austral jรก estรก nas ruas e seus testes estรฃo chegando ao fim. Os especialistas em avaliaรงรฃo de veรญculos da Renault โ como Frรฉdรฉric e Benjamin โ estรฃo dando os รบltimos toques nas regulagens em condiรงรตes reais de uso. Aproveitamos a ocasiรฃo para conhecer os bastidores do trabalho destes profissionais, antes da apresentaรงรฃo deste novo SUV que serรก o protagonista de um dos pilares da reconquista do segmento C pela Renault.
Frรฉdรฉric e Benjamin comentam sobre suas impressรตes apรณs o test drive do Novo Austral
Para desenvolver um projeto de veรญculo como oย Novo Austral, รฉ precisoย trabalhar coletivamenteย em torno de todos os atributos que o futuro veรญculo vai oferecer. A lista รฉ longa e variada eย envolve todas as รกreas, desde a dirigibilidade, comportamento em rodagem e conforto atรฉ frenagem, performances, consumo, ergonomia, conectividade, etc. Tudo deve ser levado em conta e os objetivos a serem atingidos para cada atributo sรฃo determinados a partir das expectativas e necessidades do pรบblico-alvo. O produto tambรฉm deve materializar a promessa da marca, levando tambรฉm em conta os atributos de veรญculos de referรชncia da concorrรชncia. Resumindo,ย aoย desenvolver um novo veรญculo, sรฃo determinados objetivos quantitativos e qualitativosย para cada atributo, que sรฃoย mensuradosย durante todo o processo de desenvolvimento. O resultado final โ ou seja, o veรญculo de produรงรฃo em sรฉrie โ deve ser uma escolha racional e atraente tanto para o cliente como para a marca, do inรญcio ao fim da comercializaรงรฃo.
Especialistas fazem testes de rodagem no Novo Renault Austral hรก vรกrios meses
Em primeiro lugar, apresentamos Frรฉdรฉric e Benjamin, responsรกveis por avaliar o Novo Renault Austral. Frรฉdรฉric faz parte doย Departamento de Planejamento de Produtoย do Renault Group. No inรญcio do projeto, este departamentoย determina o pรบblico-alvo e os objetivos em termos de atributosย para cada novo veรญculo. Jรก Benjamin trabalha noย Departamento de Engenhariaย do Renault Group, sendoย responsรกvel pela definiรงรฃo das soluรงรตes tรฉcnicas durante o desenvolvimento de um veรญculoย como o Novo Renault Austral. Com sua equipe de engenheiros, Benjamin garante que todas as tecnologias embarcadas no carro funcionem conforme previsto do ponto de vista tรฉcnico.
Benjamin e Frรฉdรฉric sรฃo de รกreas diferentes, mas suas funรงรตes de sobrepรตem em relaรงรฃo a um ponto fundamental. Eles dรฃo umย parecer ao mesmo tempo neutro e objetivoย sobre o veรญculo, colocando-se no lugar do cliente ao validar se todos os atributos do Novo Austral vรฃo satisfazer as expectativas. A dupla de colegas tem uma missรฃo que favorece ao mesmo tempo a confrontaรงรฃo e a complementariedade de pontos de vista.
โQuando dirijo um protรณtipo eu me coloco realmente no lugar do cliente. Eu me torno o cliente!โ, explica Frรฉdรฉric, especialista de Avaliaรงรตes de Veรญculos โ Departamento de Produto.
โPara cumprir nossa missรฃo, apresentamos uma opiniรฃo subjetiva em termos de percepรงรฃo, mas bastante analรญtica em termos de argumentaรงรฃo. Precisamos explicar com fatos nossas impressรตes em relaรงรฃo a todos os aspectos testados: aderรชncia ร pista, suspensรตes, direรงรฃo, frenagem e performances, no que diz respeito ร s caracterรญsticas principaisโ, conta Benjamin, especialista em Sรญntese do Veรญculo โ Departamento de Engenharia.
Nesta dupla de pilotos de testes, Frรฉdรฉric รฉ uma espรฉcie deย porta-voz das especificaรงรตes tรฉcnicas dos atributos, que sรฃo comunicadas ร Engenharia para cada veรญculo, para transmitir as expectativas essenciais do cliente. Como nรฃo atua diretamente no desenvolvimento tรฉcnico dos modelos, Frรฉdรฉric mantรฉm o distanciamento indispensรกvel para avaliar os progressos de todos os projetos de veรญculos dos quais รฉ responsรกvel pela avaliaรงรฃo. Ele age pontualmente e a intervalos regulares em cada um dos projetos, para entregar umaย anรกlise de todas suas impressรตes. No caso do Novo Austral, ele compartilha esta anรกlise com Benjamin e sua equipe.
Jรก Benjamim monitora e coordena diariamente o avanรงo do desenvolvimento tรฉcnico do Novo Renault Austral. Junto com sua equipe, ele รฉ uma espรฉcie deย responsรกvel pelas soluรงรตes tรฉcnicas escolhidas. Ele tem um envolvimento direto e diรกrio na definiรงรฃo e verificaรงรฃo da pertinรชncia das soluรงรตes tรฉcnicas escolhidas para o carro. Entretanto, assim como Frรฉdรฉric, ele tambรฉm tem a missรฃo de concentrar sua atenรงรฃo no produto acabado,ย colocando-se na pele do usuรกrio final ao vivenciar as condiรงรตes reais de uso.
Durante o ciclo de vida de um projeto, รฉ frequente e atรฉ mesmo normal que as diferenรงas de percepรงรฃo e opiniรฃo influenciem no processamento e cumprimento de determinados atributos. Tambรฉm pode ser necessรกrio enfrentar dificuldades tรฉcnicas para atingir determinados objetivos, podendo gerar atrasos imprevistos na implementaรงรฃo e atรฉ custos adicionais. ร claro que o Novo Austral nรฃo serรก uma exceรงรฃo ร regra, mas a vantagem deย trabalhar em dupla รฉ poder propor ajustes de forma mais racionalย e muitas vezes nas fases iniciais do desenvolvimento, permitindo chegar a soluรงรตes mais amadurecidas. Uma รบnica equipe de um mesmo departamento responsรกvel pelas avaliaรงรตes seria provavelmente menos eficiente e correria o risco de adotar soluรงรตes menos exigentes devido ร menor confrontaรงรฃo no inรญcio do projeto.
โร verdade que discutimos bastante, mas isso faz parte do nosso trabalho e nรฃo poderia ser diferente. Mas o importante รฉ que ambos os lados defendem o ponto de vista do cliente. Sempre acabamos chegando nรฃo apenas a um acordo, mas sobretudo ร s soluรงรตes certas. Nem sempre รฉ fรกcil, mas รฉ gratificanteโ, explica Benjamin.
Exigรชncia constante
Benjamin e Frรฉdรฉric sรฃo engenheiros de formaรงรฃo, com uma longa e rica trajetรณria profissional que permite ir alรฉm da simples expressรฃo de uma percepรงรฃo quando redigem um parecer de test drive. Sua avaliaรงรฃo se baseia em umย sรณlidoย know-how tรฉcnico, um profundo conhecimento nรฃo apenas de todos os veรญculos da gama do Renault Group, mas dos concorrentes do Novo Austral, que eles testam e estudam em detalhes. Graรงas ร experiรชncia e aos conhecimentos adquiridos ao longo de suas carreiras, os dois especialistas contam com competรชncias reconhecidas, indispensรกveis para emitirem pareceres que sรฃo aceitos pela alta direรงรฃo da empresa, orientando de forma direta e precisa o trabalho tรฉcnico das equipes de engenharia.
โSe o veรญculo que estamos testando nรฃo estรก na direรงรฃo certa, temos o poder de emitir um parecer desfavorรกvel nas mudanรงas de etapas de projeto. Ou seja, o projeto nรฃo avanรงa para a fase de desenvolvimento seguinte e as equipes de engenharia devem rever o trabalho realizadoโ, explica Frรฉdรฉric.
Na prรกtica, as recomendaรงรตes de Benjamin e Frรฉdรฉric sรฃo referรชncia atรฉ para o mais alto nรญvel da empresa em relaรงรฃo aos pontos de obstรกculo do projeto ou para esclarecer as principais arbitragens que deverรฃo ser feitas pelo departamento de projeto. Estaย missรฃoย รฉ exigenteย sob todos os pontos de vista, mas Frรฉdรฉric e Benjamin sempre dรฃo conta do recado, com entusiasmo e atenรงรฃo ao detalhe sob todos os pontos de vista, emย qualquer parte do mundo e em todas as condiรงรตes meteorolรณgicas e de rodagem. Na verdade, eles passam a maior parte do tempo de trabalhoย ao volante de protรณtipos em situaรงรตes reais, tanto em condiรงรตes de rodagem comuns como extremas. Eles sรฃo movidos por uma paixรฃo por uma funรงรฃo exercida muitas vezes em condiรงรตes difรญceis, nos testes de rodagem em โcalor extremoโ โ normalmente no sul da Espanha โ ou de โfrio extremoโ โ realizadas na cidade mais ao norte da Suรฉcia, em Kiruna โ, como foi o caso do Novo Renault Austral. Apesar de estes testes especiais nรฃo terem mais nenhum segredo para eles, Frรฉdรฉric e Benjamin ainda aguardam impacientes por estas missรตes confidenciais.
E por falar em segredos e confidencialidade, nรฃo รฉ raro durante estes testes de rodagem que curiosos queiram saber qual modelo se esconde por baixo dasย camuflagensย externas e internas. Tambรฉm รฉ muito comum que nossos pilotos de testes sejam pegos de surpresa por fotรณgrafos amadores ou paparazzi em busca de um โflagraโ.ย Apesar de se divertirem com a situaรงรฃo, รฉ certo que eles jamais revelam qualquer informaรงรฃo confidencial!
Das โmulas de testesโ aos veรญculos de produรงรฃo em sรฉrie, passando pelos protรณtipos
Oย trabalho de avaliaรงรฃo de um futuro veรญculo comeรงa em torno de 18 meses antes do lanรงamento do carro, com os primeirรญssimos testes de rodagem realizados com aquilo que รฉ chamado normalmente de โmula de testesโ. Esta โmulaโ รฉ uma montagem extrapolada de um veรญculo existente, porรฉm com componentes, parte inferior da carroceria e sistemas mecรขnicos diferentes. Com suas vรกrias modificaรงรตes na carroceria e diferenรงas evidentes, principalmente em relaรงรฃo ร distรขncia entre eixos e bitola, estes objetos rolantes sรฃo bastante singulares e dificilmente identificรกveis. Surpreendentemente camuflados e engenhosamente transfigurados, estes veรญculos originados de โcruzamentos tรฉcnicosโ sรฃo verdadeiros animais de carga, fazendo jus ao nome.
Mais tarde, faltando aproximadamente 12 meses para o lanรงamento comercial, quando os testes de avaliaรงรฃo finalmente se aproximam das condiรงรตes reais de uso, os protรณtipos passam a ter um estilo e uma arquitetura quase idรชntica ao modelo de produรงรฃo em sรฉrie.
Jรก na fase final de desenvolvimento, os veรญculos do tipo prรฉ-sรฉrie se aproximam bastante dos modelos que serรฃo comercializados, servindo aos รบltimos testes de verificaรงรฃo da conformidade em geral.