Uma onda apรณs a outra, de casos de covid-19 e de outras crises que podem abalar mercados, economias e atรฉ mesmo sociedades inteiras. Desde 2020, diversos setores produtivos precisam se equilibrar para permanecer funcionando e crescendo em meio a um dos cenรกrios mais incertos do รบltimo sรฉculo. A guerra na Ucrรขnia รฉ mais uma dessas ondas – e atinge em cheio รกreas que comeรงavam a ver um horizonte menos nebuloso com o avanรงo da vacinaรงรฃo. O mercado automotivo รฉ uma delas.
Ainda sรฃo notรกveis os transtornos causados pela crise mundial no fornecimento de insumos como os chips, imprescindรญveis para a indรบstria de automรณveis. Sem eles e com os problemas econรดmicos decorrentes da pandemia, acelerar os negรณcios tornou-se um desafio para a maior parte dos players envolvidos com produรงรฃo, compra, venda e aluguel de veรญculos. Nรฃo ร toa, os preรงos de carros novos e usados dispararam ao longo dos dois รบltimos anos.
Agora, um novo aumento no preรงo dos combustรญveis no mercado interno, causado pela invasรฃo russa ร Ucrรขnia e os consequentes bloqueios econรดmicos ร Rรบssia, ameaรงa reduzir mais uma vez a velocidade do setor. Enquanto tendรชncias de digitalizaรงรฃo dos processos de compra e venda contribuem para dar algum fรดlego ร s montadoras e concessionรกrias, a dificuldade para pagar pela gasolina, diesel e atรฉ pelo etanol seguram de forma significativa uma recuperaรงรฃo mais robusta.
A inovaรงรฃo, no entanto, segue sendo um bom refรบgio para estes tempos de incertezas. Empresas que investem em tecnologia e em soluรงรตes diferenciadas para velhos problemas tendem a conquistar terrenos mais sรณlidos, mesmo em meio ร tempestade. Automatizaรงรฃo de processos, digitalizaรงรฃo da experiรชncia do consumidor e outros recursos sรฃo boas saรญdas em momentos de crise generalizada. No inรญcio de 2021, uma resoluรงรฃo do Conselho Nacional de Trรขnsito (Contran) autorizou a digitalizaรงรฃo do Certificado de Registro do Veรญculo (CRV), do Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e do comprovante de transferรชncia de propriedade, todos documentos necessรกrios para registrar e transferir automรณveis.
Esse movimento facilitou os trรขmites junto aos รณrgรฃos pรบblicos, um dos braรงos das negociaรงรตes de veรญculos no Brasil. Uma pesquisa recente divulgada pela Tecnobank, especializada em tecnologia para registro de contratos, inclusive financiamento de veรญculos, atualmente mais de 83% das pessoas usam a internet para pesquisar preรงos de automรณveis, enquanto 79,9% a usam para comparar modelos. O mesmo levantamento aponta que quase 30% dos consumidores preferem escolher opcionais e fazer o pedido on-line.
Diante desse cenรกrio, quem nรฃo acompanhar a demanda dos clientes dificilmente conseguirรก se recuperar com velocidade. ร que, por mais que o ritmo esteja lento neste momento, por mais que o setor tenha reduzido a marcha, รฉ possรญvel avanรงar com alguma paciรชncia e tecnologias estratรฉgicas. Novos obstรกculos sรฃo, por difรญceis que pareรงam, novas oportunidades de melhorar mรฉtodos e vislumbrar outras frentes de atuaรงรฃo.
Cada esforรงo individual nesse sentido รฉ um passo importante para que o setor, como comunidade, encontre caminhos seguros para o futuro. Embora tenhamos voltado ร primeira marcha, sรฃo essas pequenas aรงรตes que, pouco a pouco, nos permitirรฃo voltar a engatar a quinta.
*Marcos Pavesi รฉ head comercial da DealerSites