Seguro segue tendรชncia de cuidados com a vida, que vem superando outras proteรงรตes mais tradicionais no paรญs
Alรฉm de cuidar mais da alimentaรงรฃo, crescer o nรบmero de pessoas que passaram a realizar exercรญcios fรญsicos com mais frequรชncia e pensar com mais critรฉrio nos cuidados psicolรณgicos, o brasileiro acumula mais um indicador de proteรงรฃo e preservaรงรฃo da vida: o seguro. O ramo, segundo corretoras e companhias seguradoras, despontou em 2021 e continua com forte tendรชncia de crescimento.
No ano passado, o ramo de Vida cresceu mais que o de automรณvel na Rede Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros independentes do paรญs, e em fevereiro deste ano a alta jรก chega a 79% em relaรงรฃo ao mesmo perรญodo do ano passado, perdendo apenas para o Seguro Rural e RCO (Responsabilidade Civil Obrigatรณria). No bimestre, o Ramo de Vida em Grupo cresceu 64,21% e o Vida Individual teve alta de 25,55% em relaรงรฃo ao ano passado.
Para Regiane Alves, corretora de seguros especializada em Vida, proprietรกria da Lรชmures Corretora, localizada em Parรก de Minas (MG), toda a proteรงรฃo รฉ importante, mas o seguro de vida protege as pessoas. โAlรฉm de ser um seguro com valores bastante atraentes, o seguro de vida protege o ser humano e aquilo que mais importa: a vida. As pessoas comeรงaram a entender que, ao segurar a vida, todo o resto estarรก protegido. Sou encantada por esse setor do seguro e apenas no ano passado tive crescimento de 33,31% em vendas. Neste ano, jรก percebo que a tendรชncia de alta continua e o aculturamento do brasileiro sobre os benefรญcios do seguro jรก รฉ bem maiorโ, afirma a especialista.
Entretanto, o indicador nรฃo รฉ percebido apenas pelos corretores, mas tambรฉm pelas companhias que durante o ano passado criaram produtos e campanhas especรญficas para o Ramo de Vida, voltadas a ajudar o corretor de seguros a atender melhor o segurado nesse segmento e melhorar sua performance na carreira.
Na visรฃo da Centauro-ON,ย especialista em Seguro de Vida e com umย know-howย de 30 anos atuando no mercado nacional,ย as seguradoras que possuemย uma forte atuaรงรฃo no ramo de Seguros de Vida viram um ano de 2021 bastante desafiador, quando nรญveis da pandemia estavam com alta nos casos graves, por exemplo, o que afeta de forma significativa a sinistralidade do setor. โPor outro lado, houve manutenรงรฃo dos รญndices de vendas e crescimento da carteira em nรญveis nunca vistos em nossa histรณria. Uma situaรงรฃo que nos deixa comovidos pelas perdas de muitas pessoas, mas que demonstra que o consumidor mudou seu conceito de prioridades e a proteรงรฃo do seguro de vida passou a fazer parte das prioridades da famรญlia brasileiraโ, afirma o CEO, Ricardo Teixeira.
O executivo acrescenta que 2022 segue com a mesma tendรชncia de crescimento do Ramo, principalmente porque no caso da Centauro, em especรญfico, a companhia entrou em novos mercados como o Nordeste, com um apetite maior para analisar negรณcios nรฃo sรณ no Seguro Individual, mas tambรฉm para os Produtos de Vida em Grupo e Seguro Escolar. โUm diferencial para os resultados deste Ramos serem ainda melhores รฉ o corretor especialista no Seguro de Vida, que analisa o mercado como uma oportunidade que merece foco e especializaรงรฃo, com investimento em pessoas, aprimoramento e principalmente tecnologia. Jรก a parcela da populaรงรฃo beneficiada com o seguro no perรญodo da pandemia ajuda a despertar a necessidade de forma coletiva, tornando o benefรญcio uma proteรงรฃo importante e vital no nosso dia a diaโ, acrescenta Teixeira.
No segmento de Seguros de Vida, a Icatu ultrapassou R$ 3,04 bilhรตes em prรชmios emitidos em 2021, evoluรงรฃo de 24% em relaรงรฃo a 2020 – mais que o dobro da expansรฃo verificada de 11% no desempenho anterior. No segmento Vida Individual, a companhia registrou crescimento de 38% em relaรงรฃo a 2020. O seguro de vida tambรฉm ganhou destaque no pacote de benefรญcios das empresas, sendo algo valorizado pelos colaboradores.ย “A pandemia despertou nas pessoas uma consciรชncia ainda maior sobre a importรขncia da proteรงรฃo e do planejamento com relaรงรฃo ร vida.ย Em um momento difรญcil, levamos maisย proteรงรฃoย financeira a muitas famรญlias. Prova disso foi o aumento de 48% no faturamento do Icatu Vida PME, voltado para pequenas e mรฉdias empresas, no mesmo perรญodoโ, explica a diretora de Produtos de Vida da Icatu, Luciana Bastos.
Em 2021, a companhia atuou fortemente na atualizaรงรฃo de seu portfรณlio de Vida, trazendo novas coberturas e assistรชncias, mais facilidade na contrataรงรฃo e no processo de venda, alรฉm de adotar melhorias pedidas por clientes e corretores. โAย Icatuย entende que oย corretorย รฉ um parceiro fundamental para acompanhar a jornada dos clientes e, por isso, valoriza seu papel de consultor nesteย processo de sensibilizaรงรฃo, de estรญmulo ร cultura da proteรงรฃo e na democratizaรงรฃo do acesso ร s soluรงรตes de planejamento financeiro existentes no mercadoโ, ressalta a diretora.
Jรกย Andreia Araรบjo, superintendente regional da MAG Seguros, diz que em 2021 a companhia manteve um ritmo forte de crescimento anual que se repete nos รบltimos 15 anos. Se comparar o crescimento de 2021 com relaรงรฃo ao exercรญcio anterior em 2020, a MAG chegou ร marca de 46% de crescimento. Para 2022, as expectativas sรฃo ainda maiores. “A MAG Seguros trabalha com foco na facilitaรงรฃo dos processos de comercializaรงรฃo e otimizaรงรฃo do tempo do corretor de seguros. Nosso constante investimento em tecnologia comeรงou muito antes da pandemia e foi decisivo para os resultados que acumulamos sobretudo nos รบltimos dois anos. Mesmo em meio a um cenรกrio pandรชmico โ nunca vivido โ onde o isolamento se fazia necessรกrio para preservaรงรฃo da vida, batemos recordes histรณricos de vendas. Em todos os momentos, os corretores de seguros parceiros da MAG se viram amparados para que pudessem seguir trabalhando, de forma segura, protegendo mais e mais famรญliasโ, finaliza a gestora.
De 2020 para 2021 aย MetLife, alรฉmย apoiar aproximadamente 8 mil famรญliasย comย pagamentos de indenizaรงรตes por Covid-19, sendo responsรกvel por quase 5% de todos os pagamentos de indenizaรงรตes do mercado segurador,ย aumentou a comercializaรงรฃo de produtos e soluรงรตes em seguro de vida, crescendo tambรฉm em volume. Segundo a companhia, este crescimento estรก consolidado em uma sรฉrie de iniciativas que foram implementadas pela MetLifeย para levar mais informaรงรฃo e conscientizar todos os pรบblicosย comย os quais a empresa se relaciona sobre a importรขncia do seguro de vida, seu uso em vida e a facilidade na contrataรงรฃo.ย โIniciamos o ano de 2022 bastante confiantesย comย o futuro eย comย a retomada, principalmente devido ao crescimento na comercializaรงรฃo de seguro de vida e na conscientizaรงรฃo maior das pessoas sobre a sua importรขncia. Nossaย expectativa รฉ continuar crescendoย e ajudando a sociedade, por isso focamos no mercado PME, maior empregador no Brasil, eย para isso estamos implementando melhorais,ย comย um modelo competitivo baseado em produtos diferenciados, customizรกveis e fรกceis de contratar,ย comย agilidade para operar e suporte para o corretorย atravรฉs de especialistas que geram oportunidades regionalmente”, fala Ramรณn Gomez, vice-presidente comercial da MetLife Brasil.
Em tempos de pandemia, ficou evidente a importรขncia do Seguro de Vida para o planejamento financeiro e a proteรงรฃo familiar. Para atingir esse excelente resultado, ao longo do ano a Tokio Marine agregou diversas melhorias aos produtos e fortaleceu o relacionamento com os Corretores, investindo em uma sรฉrie de aรงรตes comerciais em todo o paรญs. Em 2021, a companhia cresceu dois dรญgitos, sendo o produto Vida Individual o grande destaque da Carteira de Pessoas, registrando um crescimento de 50,9%, bem acima do mercado, que foi de 22,6%. Outro produto importante pela participaรงรฃo em arrecadaรงรฃo de prรชmios foi o Vida em Grupo, que contribuiu com 11,3% acima do ano passado. โCom um trabalho dedicado e comprometido da Tokio Marine, aumentamos o aculturamento do nosso mercado, conquistando cada vez mais novos parceiros. Desta forma, encerramos o ano com 15 mil corretores ativos na carteira de Vida, o equivalente a 44% da base total da companhiaโ, relata o diretor Comercial Nacional Vida da Tokio Marine, Marcos Kobayashi.
Hรก tendรชncia de alta tambรฉm em 2022 jรก percebida pela companhia. โO primeiro bimestre inicia com metas superadas, mantendo a performance de crescimento e sinistralidade bem abaixo do que tivemos no mesmo perรญodo de 2021. O Vida Individual continua liderando o percentual de crescimento e deve se manter assim atรฉ o final do ano, principalmente pelas aรงรตes comerciais programadas. ร indiscutรญvel que a Carteira de Pessoas ganhou ainda mais destaque e relevรขncia nos รบltimos anos, principalmente por causa da maior conscientizaรงรฃo sobre a importรขncia do Seguro de Vida para a proteรงรฃo familiar, ocasionada pela pandemia de Covid-19โ, acrescenta.
Para o diretor de Operaรงรตes e Mercado (COO) da Rede Lojacorr, Luiz Longobardi Jr., os ramos de seguros de Vida Individual e Coletivo vรชm tendo um bom desempenho em vendas e procura pelo consumidor desde antes da pandemia e, agora, devido ร preocupaรงรฃo com a crise sanitรกria pandรชmica, a sociedade passou a contratar mais a proteรงรฃo. โUm diferencial destes ramos รฉ que muitos possuem benefรญcios que podem ser usados em vida e nรฃo apenas em sinistros. Isso mostra que o segurado percebe o valor do seguro e comeรงou a olhar com mais critรฉrio os produtos. Isso รฉ essencial para o aculturamento em relaรงรฃo ร s soluรงรตes que o mercado oferece. Alรฉm disso, as companhias percebem tambรฉm que o consumidor passou a valorizar mais e a conhecer mais sobre os tipos de proteรงรฃoโ, afirma o gestor.