Vortigo comemora 10 anos de estrada com aposta em parcerias estratégicas, como a estabelecia com a Digibee, e foco na expansão da equipe.
Criada em 2012, a Vortigo começou com foco na criação de apps mobile. Aos poucos a empresa expandiu o leque de atuação e passou a focar em tecnologia de forma mais ampla e hoje é uma empresa de tecnologia cujo propósito é ajudar clientes a construírem produtos e plataformas digitais.
Em seus dez anos de existência, a Vortigo conquistou clientes de diversos segmentos, incluindo Dell, Serasa, TK Elevadores, Atacadão, DMCard, Realize (Lojas Renner), Belgo Mineira e MOSS, entre outros.
“Chegamos a uma década de existência comemorando números espetaculares: crescimento superior a 250% em nossas operações no último ano e faturamento projetado acima de R$ 35 milhões para 2022”. Assim o CEO e Fundador da Vortigo, Thiago Bertoletti, resume o clima de otimismo que toma conta da empresa gaúcha de tecnologia no mês do seu aniversário.
As pessoas da Vortigo
Com o crescimento das operações, a consequência natural é a expansão da equipe. Atualmente a Vortigo está com mais de duzentos colaboradores e mantém uma busca constante por novos profissionais.
“Um cuidado que temos com os nossos times é estar sempre atentos aos anseios e necessidades das pessoas. Procuramos ouvir, entender o que cada profissional busca e precisa. Não basta apenas uma atuação profissional: é preciso estar motivado e feliz”, ressalta Douglas Amengual, CTO da Vortigo.
Uma prova da relação de cuidado que a empresa tem com seus colaboradores foi a adesão, durante o momento mais difícil da pandemia do coronavírus, ao movimento Não Demita, iniciativa criada por empresas como Magazine Luiza, Santander e Boticário, que defendeu a manutenção dos quadros de pessoal como forma de minimizar o colapso econômico e social provocado pela pandemia.
Outra iniciativa na pauta da Vortigo é a formação de profissionais para o mercado de tecnologia. O projeto de formação de talentos envolve a aproximação com diversos Bootcamps focados em diferentes tecnologias. Um exemplo recente é a parceria com a paulista Lovepeople, especializada na formação de desenvolvedores Flutter.
“A formação técnica dada pela Lovepeople e a demanda por profissionais exigidos pela Vortigo uniram nossos propósitos” afirma Thallys Severo, Head de Inovação da Vortigo. “Queremos ensinar e preparar para o mercado. Já contratamos três profissionais vindos da Lovepeople e estamos com mais cinco profissionais em fase de avaliação”, prossegue Thallys.
Para conferir as vagas abertas na Vortigo é só acessar https://vortigodigital.compleo.com.br/
Parcerias estratégicas
“A estratégia de buscar parcerias do tipo ganha-ganha está abrindo novas oportunidades que se multiplicam a todo o momento”, destaca Thiago. Um dos exemplos mais recentes é a parceria com a startup brasileira Digibee, plataforma focada em integração de sistemas. A Vortigo tornou-se especialista na implementação de projetos na plataforma Digibee, e a parceria contempla atendimento de clientes diretos e apoio aos times da Digibee no atendimento de diversos clientes como Dasa, Santa Helena, Bauducco e Riachuelo.
“Com a Digibee atuamos através da integração de times aos processos de desenvolvimento. Realizamos a capacitação dos profissionais da empresa e operamos em conjunto dentro de cada projeto” explica Thiago.
Além da Digibee, a Vortigo possui parcerias com outras plataformas como a Mambu, focada em Core Bancário no modelo SAAS, e empresas especialistas como a One Percent, para desenvolvimento de projetos e serviços em tecnologia blockchain.
Projeto global
A atuação global da Vortigo vem ganhando destaque a cada ano. Um exemplo é a participação da empresa em dois projetos recentes para a gigante de tecnologia Dell. “Estamos atuando tanto no desenvolvimento de um projeto global para a Dell quanto num segundo projeto, voltado para o mercado da América Latina da empresa” destaca a Head de Vendas Aline Ellwanger.
Mercado americano
A área internacional de negócios da Vortigo também foi iniciada em 2021, com a entrada no mercado norte-americano. Thiago destaca os primeiros contratos fechados pela Vortigo como o início de uma trajetória mundial. “Os projetos da Nexsentio e do Grupo Fornova são de extrema relevância para a estratégia de crescimento da empresa no mercado americano, pela oportunidade que eles abrem de demonstrarmos o conhecimento e a qualidade de entrega da VORTIGO na consultoria focada em produto, agilidade e tecnologia, e desenvolvimento de plataformas digitais.”
Para a Nexsentio (empresa de terceirização de equipes e mão-de-obra em serviços de zeladoria, limpeza, manutenção e gestão de instalações. Com 450 funcionários, atuando nos Estados da Califórnia, Nevada e Washington) a Vortigo criou a plataforma de gestão mobile de suas equipes em campo, permitindo uma agilidade ainda maior nas tomadas de decisão no dia a dia.
Já para o Grupo Fornova (Design, Produção e Comercialização de Calçados, que trabalha com algumas das principais marcas de luxo do setor calçadista, fornecendo produtos a todo mercado norte-americano), a Vortigo construiu o Sistema de Controle de Produção de calçados no Brasil, que integra a empresa com seus clientes diretamente nos Estados Unidos, facilitando ainda mais toda a cadeia logística de produção e exportação do grupo.
Para saber mais sobre a Vortigo, acesse https://vortigo.digital/