Existem diversas estratégias de marketing para atrair novos clientes e melhorar o posicionamento da sua marca. São técnicas que evoluíram para aprimorar o marketing industrial, que estão cada vez mais eficazes. Existem estratégias que já provaram sua utilidade, porém o primeiro passo é fincar o nome do seu negócio na mente do consumidor, o chamado imaginário popular.
Para Gerardo Arancioni, da Affare Fatto e da Pareto Package, um dos maiores especialistas de Brand Positioning na América Latina, ser lembrado passou a ser parte de qualquer estratégia, pois cada pessoa pode transmitir informações através das redes sociais:
“Passou a ser vital para os negócios se destacarem como especialistas no assunto compartilhados e estas informações são tão valiosas quanto o próprio produto. O valor competitivo mais importante, capaz de te destacar dos demais, refletido no conteúdo que compartilhado, nas imagens e nas palavras usadas para se conectar com seu público”.
Comece sendo original
A originalidade é a atitude mais importante neste novo posicionamento. Ofereça informações exclusivas sobre seu setor ou empresa na mídia e redes sociais – pode ser desde informações novas ou até mesmo algum conteúdo já existente, mas divulgado com uma nova abordagem:
“Isso certamente irá ajudar na fidelização. Quando seu negócio fornece gratuitamente aos profissionais do seu setor detalhes relevantes, eles estarão cientes das novas informações que você publica. Esta é a conexão para estabelecer relacionamentos duradouros, criando confiança e gerando impacto positivo no número de vendas”.
Para ser original neste posicionamento, a empresa tem que entender e respeitar cada linguagem de rede social – uma publicação de TikTok é diferente do Facebook, então o mesmo conteúdo pode ter abordagens diferentes.
Seja antenado
Ao mesmo tempo em que as redes sociais precisam de atenção (a forma), o conteúdo compartilhado precisa ser atualizado. As últimas notícias do setor em conjunto com informações relevantes sobre o produto devem fazer parte deste fluxo criativo.
Ninguém é lembrado por divulgar informações ou notícias desatualizadas. lembre-se que o seu concorrente está constantemente se atualizando, principalmente com o que está acontecendo em seu ambiente de negócios, por isso é valioso criar conteúdo regularmente com as tendências:
“Compartilhar os últimos desenvolvimentos que a sua indústria teve em seu setor, faz com que o público queira manter contato com sua marca. Tomar essas ações como um líder de pensamento em seu setor não apenas gera um público altamente cativo, mas mantém as vendas no patamar mais elevado” conclui Gerardo.