Feira supermercadista estรก apresentando as principais tendรชncias, lanรงamentos e inovaรงรตes voltados ao perfil do novo consumidor
Quando vemos uma novidade chegando em um supermercado, mal imaginamos que ela nasceu a partir de uma necessidade do consumidor, mesmo sem ele ter conhecimento dela. E essa antecipaรงรฃo รฉ o maior diferencial que uma empresa pode ter. Em sua palestra realizada durante a Mercosuper, no dia 6 de abril, Walter Longo explicou que uma revoluรงรฃo nรฃo acontece quando a sociedade adota novas ferramentas, mas quando adota novos comportamentos.
Sรฃo as mudanรงas no perfil do consumo que ditarรฃo as tendรชncias de mercado. Longo acrescentou que antigamente a pergunta que os empresรกrios se faziam era: โQual รฉ o meu negรณcio?โ. Depois, a pergunta mudou para: โQual problema meu negรณcio resolve?โ. Agora, a pergunta รฉ โQuais os sonhos dos nossos clientes estamos realizando?โ.
Para conseguir seguir essa linha de gestรฃo, Claudemir Oliveira โ que jรก foi professor da Disney University e serรก um dos palestrantes do dia 7 โ salienta que o caminho รฉ fazer mais do que o que o cliente pediu. โPara se encantar o cliente รฉ preciso exceder as expectativas e ir alรฉm do normal. Esses comportamentos geram carisma, empatia e, automaticamente, abrem as portas para os negรณcios prosperaremโ.
Esse foco no cliente estรก fazendo o varejo se transformar em ritmo galopante. Inclusive, muitas empresas estรฃo adotando prรกticas sustentรกveis para se adequar ao ESG (Environmental, Social and Governance). Segundo Cรฉsar Augusto, CEO da Domรญnio Solar, que estรก presente na Mercosuper, as empresas aumentaram a procura por energia limpa em funรงรฃo da conscientizaรงรฃo ambiental e nรฃo apenas pela economia financeira. A empresa registrou um crescimento de 400% no nรบmero de clientes em 2021.
โA sustentabilidade virou um requisito na hora das pessoas escolherem um produto ou serviรงo, principalmente as novas geraรงรตes, como os Millennials e a Geraรงรฃo Zโ, afirma Augusto.
Essa preocupaรงรฃo pode ser evidenciada no marco de 3838 toneladas de CO2 que os clientes da Domรญnio Solar deixaram de emitir na atmosfera em seus seis anos de histรณria. O nรบmero corresponde ao resultado de mais de 100 empresas e residรชncias e equivale ao plantio de 16 mil รกrvores.
Clรกudio Shimoyama, CEO do Instituto Datacenso, um dos painelistas do evento, afirma que as empresas terรฃo um longo caminho para enfrentar o novo cenรกrio com a mudanรงa nos valores e no que se deseja da vida. โIsso muda o que as pessoas querem consumir, como querem trabalhar e viver no cotidiano. Tais mudanรงas sรฃo tรฃo significativas, que exigem que as organizaรงรตes revisem sua cultura para se manterem saudรกveis nessa chamada crise antropolรณgicaโ.
O presidente da Apras, Carlos Beal, destacou que os supermercadistas estรฃo cientes dessa necessidade de colocar o consumidor no centro das tomadas de decisรตes. โEsse olhar voltado ao consumidor รฉ um dos motivos do sucesso da Mercosuper. Em apenas um dia de feira, registramos a visita de mais de 7 mil pessoas, todas procurando por conteรบdo, inovaรงรตes e diferenciais competitivos para satisfazer os anseios dos seus clientes. O fato รฉ que o consumidor moderno estรก transformando a cadeia de abastecimentoโ, concluiu.
Sobre a Mercosuper
A Mercosuper deve movimentar a economia do Paranรก com a concretizaรงรฃo de R$ 600 milhรตes em negรณcios durante os trรชs dias de evento. Em um espaรงo 50% maior do que a รบltima ediรงรฃo, de 2019, mais de 300 marcas expositoras apresentarรฃo seus lanรงamentos, serviรงos e soluรงรตes aos visitantes, que deve superar em 20% ao da feira anterior.
Palestras magnas
7 de abril
Claudemir Oliveiraย (13h30) – PhD, Presidente Seeds Of Dreams Institute e ex-professor da Disney University
Tema: โAlcanรงando o encantamento do cliente atravรฉs da psicologia positivaโ
Samy Danaย – Economista brasileiro, professor e comentarista da rรกdio Jovem Pan
Tema: Os riscos de investir no varejo