O que fazer com lojas online que não performam nas vendas?

O que pode atrapalhar uma venda online? Pode ser concorrência acirrada, momento de crise econômica, falta de fornecimento adequado do fabricante e até falha logística. Há, porém, um grande problema que impacta negativamente a performance das vendas e nem sempre é levado em consideração: a falta de estrutura da loja virtual.

Keslen de Andrade Deléo, Consultora de Tecnologia do Farol do E-commerce, desenvolvedora de comércio online, já se deparou com empreendedores que montaram uma loja online, mas não conseguiram deslanchar nas vendas por pura e simples ausência de estrutura:

“Uma loja online do segmento de modas nos procurou quando não performava nas vendas como era esperado. O site estava com muitos bugs, não funcionava direito, travava e, claro, o número de vendas era muito pequeno apesar do alto volume de visitantes” lembra Keslen.

Após diagnóstico e consultoria detalhada, ficou claro que o problema era a estrutura precária da loja virtual e as vendas só começaram a aparecer quando da migração para a plataforma adequada, resolvendo imediatamente o problema.

Sistema precisa ser amigável
Outro ponto que interfere nas vendas, diretamente relacionado com a estrutura online, acontece quando o e-commerce não conta com uma usabilidade eficiente. Uma loja virtual confusa em que o cliente não consegue se movimentar no site – e quando consegue, a lentidão atrapalha o fechamento do carrinho virtual –  também faz o consumidor desistir de comprar. 

O que as lojas onlines que não performam precisam focar é na oferta de uma experiência agradável de navegação, com produtos fáceis de serem encontrados e cuja execução dos processos da compra seja a mais simples e direta possível.

“O mesmo vale para quem está pensando em começar uma loja online. Empreendedores que desejam criar o mesmo modelo físico para o virtual, precisam pensar de maneira diversa. Estamos entrando em um outro universo e ele precisa estar aberto para testar vendas de outras maneiras, quem sabe até com produtos diferentes da loja física, mas sempre com sistemas confiáveis e sem falhas. O online tem uma dinâmica diferente e não pode apresentar falhas” completa Keslen.

Destaque da Semana

AG7 entrega AGE360, empreendimento certificado como um dos mais saudáveis do mundo

Localizado no Ecoville, uma das regiões mais exclusivas de...

Banco Central autoriza pagamento de boletos via Pix

Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil Publicado em 12/12/2024...

CEO do Grupo A.Yoshii é eleito Empresário do Ano no Paraná

Leonardo Yoshii é homenageado no Prêmio Líderes do Brasil,...

Seguro de Vida: Quando a Intenção Criminosa Impede a Indenização?

Decisão recente do STJ sublinha a importância de proteger...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor