Ao lado de farmácias e lotéricas, outro estabelecimento que todo bairro possui, em grande quantidade, é o pet shop. Esse cenário é reflexo da nossa realidade: de acordo com a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) a procura por adoção de animais aumentou 400% durante os primeiros meses da pandemia de Coronavirus. Mais ainda – o Radar Pet 2021 conseguiu verificar que 30% dos animais foram adquiridos durante o período de isolamento social. Outro dado interessante é que 23% das pessoas adquiriram seu primeiro pet durante a pandemia.
Com tantos tutores cuidando cada vez mais de seus pets, a concorrência se tornou mais acirrada e as lojas de bairros precisam brigar até com grandes redes. Neste contexto que estar na internet faz toda diferença, mesmo quando o pet shop atenda em um único bairro.
Para Keslen de Andrade Deléo, Consultora de Tecnologia do Farol do E-commerce, desenvolvedora de comércio online, a presença digital para pet shop serve para trazer facilidades para os clientes. Muita gente procura no Google uma loja perto de casa para saber quais produtos são vendidos. Se o pet está na internet, esta pessoa pode até comprar o que precisa sem sair de casa:
“Muitas vezes tem uma ração específica, algum medicamento, acessórios ou brinquedos, o detalhe é que nem todos os pets shops oferecem esses produtos e, por este motivo, as pessoas não ficam caminhando no bairro inteiro, de pet shop em pet shop, até encontrar o que procuram. Ao mostrar estes produtos na internet, em uma loja virtual, a pessoa compra e pode receber em casa ou passar para pegar depois” exemplifica.
Home office: mais um motivo para ter presença digital
Os consumidores estão buscando quem entrega ração ou petiscos e o diferencial pode estar relacionado com o tempo de entrega. Este fenômeno se tornou mais comum quando o home office virou uma modalidade difundida, como explica Keslen:
“A presença digital se tornou importante. As pessoas se acostumaram a ficar mais em casa e pesquisar pelo Google o que tem perto de casa ao invés de ficar caminhando para ver o que tem no bairro. Todo mundo aprendeu a pesquisar pela internet qual o lugar mais próximo, quem entrega e quem possui mais produtos. Na pandemia, muitos tutores começaram a buscar pets para banho e tosa, por exemplo, e este serviço se tornou um grande diferencial”. finaliza Keslen.