No último domingo, dia 10 de abril, aconteceram as entregas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022, e a Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil foi contemplada pela segunda vez consecutiva. A edição aconteceu no Mercado Público de Lages (SC) e foi totalmente pautada na resiliência, premiando iniciativas de sustentabilidade no setor do turismo frente aos desafios da pandemia.
Gustavo Leutwiler, foi o representante da Vivalá por receber o prêmio e falou sobre turismo sustentável. “Esse prêmio é de centenas de indígenas, ribeirinhos, quilombolas, sertanejos e muitas outras comunidades tradicionais brasileiras. Por trás de todos os números, existe a história de cada uma dessas pessoas e o impacto da nossa atividade é fundamental pra vida delas; esse impacto ser positivo ou negativo, depende da gente e já fizemos nossa escolha há muitos anos”.
Por conta da pandemia, o último prêmio foi realizado em 2019, quando a Vivalá venceu como agência mais sustentável do Brasil e principal vencedor da noite entre todos os premiados. Neste ano, o prêmio mudou de formato e foi entregue para cinco iniciativas escolhidas após o júri analisar mais de 104 inscrições de 22 estados e 4 países. Os troféus recebidos pelos ganhadores são sustentáveis e artesanais, produzidos pela Tramatusa, uma associação que conta com inúmeras mulheres na produção de peças decorativas com a utilização da fita tusa – material reciclado de resíduo da indústria papeleira.
“Mais do que quantidade, percebemos que em nosso país existe uma rede de raízes fortes, que estão interligadas por um propósito maior. A cada um de vocês, nosso agradecimento e nosso reconhecimento por estarem transformando suas localidades e o turismo do nosso país”, comentou o presidente da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), Roberto Haro Nedelciu.
Ações de impacto da Vivalá
Mesmo sem a realização de expedições de turismo sustentável durante todo o período mais crítico de pandemia, a Vivalá continuou seu forte trabalho de impacto positivo com a atuação chegado a quem mais precisava.
As ações foram divididas entre emergenciais, ampliação de destinos e geração de renda. Do ponto de vista emergencial, logo no começo da pandemia foram realizadas ações para apoiar a rede de parceiros de turismo de base comunitário com a doação de R$ 30.000 e 1,3 tonelada de alimentos não perecíveis para mais de 120 famílias.
A Vivalá ampliou sua atuação de 2 para 7 unidades de conservação e hoje trabalha nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais e Goiás, em conjunto com indígenas, ribeirinhos, quilombolas e sertanejos. Esse crescimento representa um aumento de 250% no portfólio que hoje apresenta experiências de Turismo de Base Comunitária (TBC), Volunturismo (TBC + voluntariado) em áreas específicas (saúde, meio ambiente e bioeconomia), tanto em grupo com saídas regulares quanto com datas flexíveis para grupos privados.
Com a retomada das expedições seguindo os protocolos federais e estaduais, exigindo a vacinação de todos os viajantes e fornecedores, a Vivalá teve um crescimento de 210% em 2021. Com a atual marca de mais de mil viajantes, R$ 850 mil já foram injetados diretamente nas comunidades tradicionais parceiras gerando renda digna, além de mais de 6.600 horas de voluntariado realizadas na capacitação profissional de pequenos negócios.
“Temos centenas de pessoas em comunidades tradicionais brasileiras que fazem parte da rede Vivalá e não poderíamos deixá-las desassistidas na crise global mais séria que já enfrentamos. O apoio e confiança de nossos viajantes, comunidades e parceiros foram fundamentais para viabilizar uma atuação tão forte durante a pandemia”, explica Daniel Cabrera, cofundador e Diretor Executivo da Vivalá.
A continuação da Sustentabilidade Vivalá
A expectativa é expandir o turismo sustentável para todo o Brasil até 2023, inserindo mais de R$ 1,5 milhão em comunidades tradicionais indígenas, ribeirinhas, quilombolas, caiçaras e sertanejas, além de realizar mais 5.000 horas de voluntariado em seus programas de Volunturismo de saúde, educação, meio ambiente e bioeconomia.
A Vivalá tem a missão de ressignificar a relação das pessoas com o Brasil e suas comunidades tradicionais e busca realizar expedições realmente transformadoras para seus participantes. Nos próximos dois anos, planeja ter ao menos 2 mil viajantes que farão parte desse processo de desenvolvimento pessoal.
Por fim, a Vivalá está expandindo seu número de unidades de conservação em atuação com o intuito de integrar as pessoas com tais áreas, gerar renda digna e ajudar na proteção de regiões tão importantes. A partir de 2022, a organização fará a compensação de carbono de toda sua operação, criando uma relação carbono zero e atuando mais uma vez em prol da natureza e das comunidades que lá vivem.
Sobre a Vivalá
A Vivalá Turismo Sustentável no Brasil surgiu em 2015 como um negócio social com a missão de ressignificar as relações das pessoas com o Brasil através do turismo sustentável, empoderando comunidades e transformando percepções. A organização é especializada em expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais através do turismo de base comunitária e voluntariado. A Vivalá recebeu 10 prêmios e reconhecimentos importantes em sua trajetória, sendo convidada para compor a rede Young Leaders of Américas do departamento de estado americano em 2018, premiada como a agência mais sustentável do Brasil em 2019 pela ONU, Organização Mundial do Turismo e Braztoa, além de ter sido escolhida, em 2021, pela Fundação Grupo Boticário, Aceleradora 100+ da Ambev e PPA, e iniciativa global da Yunus & Youth para fazer parte de seus programas de aceleração. Em 2022, venceu pela segunda edição consecutiva o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em reconhecimento às ações sustentáveis durante a pandemia e está sendo acelerada pela AMAZ, aceleradora de negócios de impacto na Amazônia. No site www.vivala.com.br é possível encontrar todos os roteiros e expedições agendadas para os próximos meses. Mais informações pelo e-mail contato@vivala.com.br ou telefone (11) 95658-5778.