*Michelle Floriani
Tempo, partilha, generosidade. Parecem termos saรญdos de um conto de Natal, mas sรฃo liรงรตes, palavras que me atravessam no cotidiano de convivรชncia com alunos e crianรงas. Para mim, cada uma delas pode ser entendida como um ensinamento aprendido, sentido e absorvido no encontro entre sujeitos. A escola e a sala de aula sรฃo assim: espaรงos de encontros. Neles convivemos, trocamos, acolhemos, construรญmos parcerias, estabelecemos vรญnculos, respeitamos uns aos outros.
O tempo nos permite conhecer quem sรฃo as crianรงas e os alunos, fortalece os laรงos de afeto e mostra que aprender nรฃo estรก no calendรกrio ou no relรณgio, mas no tempo que dispomos para o diรกlogo, a observaรงรฃo, as tentativas e as descobertas. Nos intervalos que oferecemos para a compreensรฃo de que cada um aprende no seu momento, a partir das suas vivรชncias e trajetรณrias, que sรฃo partilhadas nos espaรงos escolares. Por isso, um professor nunca รฉ apenas professor. Tambรฉm รฉ aluno – e aprende todos os dias, renova seu universo de conhecimentos, volta ร s carteiras da infรขncia e recupera a chance de usar de novo cada uma das cores disponรญveis na caixa de giz de cera.
Para viver esse resgate, รฉ preciso partilhar conhecimentos, saberes, informaรงรตes, histรณrias de vida e vivรชncias, refletir sobre os acontecimentos e conteรบdos, experienciar. Ter generosidade na escuta e no diรกlogo. Buscar nas crianรงas e alunos suas potรชncias e referรชncias e costurar com os saberes escolares, uma vez que eles chegam aos espaรงos pedagรณgicos conhecedores do mundo.
Toda a sociedade ganha quando somos alunos dos nossos alunos. Podemos exercitar essa prรกtica por meio de uma escuta sensรญvel e um olhar atento para com as crianรงas e alunos, reconhecendo suas histรณrias e abraรงando suas trajetรณrias. Reconhecer que a aprendizagem tambรฉm acontece fora da escola, nos diversos espaรงos de convรญvio, e que, ao chegar, os pequenos tรชm muito a acrescentar.ย
Quando escuta e abre espaรงo para o diรกlogo sobre os assuntos abordados em sala de aula, o professor tem a oportunidade de se apropriar das visรตes de mundo de seus estudantes, especialmente porque eles circulam em espaรงos de informaรงรฃo diferentes. Isso inclui a tecnologia, as redes sociais, a mรญdia, as brincadeiras e jogos, as leituras, os espaรงos sociais, as referรชncias familiares. Todo esse conjunto abre espaรงo para a diversidade e favorece o estar do professor no espaรงo dos alunos. ร a troca entre geraรงรตes que propicia a transiรงรฃo de uma escola rรญgida, marcada pelas filas, o silรชncio, o medo, a transmissรฃo de conteรบdos, a mecanizaรงรฃo e as escolhas unilaterais para uma escola dialรณgica, que constrรณi coletivamente, com sujeitos โ professores, alunos, crianรงas e comunidade โ pertencentes, que faz das prรกticas reflexivas atreladas aos conteรบdos as pontes necessรกrias para a aprendizagem.
O professor tem um papel importante no diรกlogo e na articulaรงรฃo entre os saberes de fora da escola e os conteรบdos escolares. Para isso, precisa estar aberto a reconhecer que ensinar e aprender acontecem simultaneamente. Um professor que dialoga com seus alunos faz com que as questรตes sociais estejam presentes nos espaรงos da escola. Ao escutar, promover o debate e reconhecer os sujeitos aprendentes como tambรฉm capazes de ensinar, os muros da escola diminuem e pontes sรฃo construรญdas com a sociedade. Os temas que permeiam a vida dos estudantes estรฃo presentes nas relaรงรตes com os conteรบdos, as histรณrias de vida sรฃo respeitadas e isso garante a equidade na relaรงรฃo de ensino e aprendizagem.
O professor nรฃo se limita a uma lista de conteรบdos, mas estabelece relaรงรตes com tudo que acontece para alรฉm das salas de aula. Conhecer alunos e crianรงas permite um diรกlogo com a sociedade, pois cada um desses educandos รฉ um sujeito histรณrico, cultural e social, que leva para dentro dos espaรงos pedagรณgicos suas referรชncias. Validar a voz desses pequenos seres humanos รฉ validar a sociedade. ร dizer que cada um ali รฉ importante em sua inteireza – e isso faz com que eles tenham algo a dizer. Educaรงรฃo se faz na troca entre sujeitos.
*Michelle Floriani รฉ consultora pedagรณgica do Sistema de Ensino Aprende Brasil.