Incepa completa 70 anos e marca a história da evolução do revestimento na arquitetura e decoração do Brasil

Referência no setor, a marca se orgulha de construir uma história de pioneirismo e que conversa diretamente com a evolução do revestimento nacional

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Imagem aérea do parque fabril da Roca Brasil Cerámica, produtora da marca Incepa, em Campo Largo (PR) | Foto: Divulgação

É com muita alegria que a Incepa, marca referência no setor de revestimentos, pertencente à Roca Brasil Cerámica, comemora seus 70 anos de história. A marca, que desde 2021 faz parte do grupo mexicano Lamosa – segundo maior fabricante revestimentos cerâmicos do mundo –, está presente na memória afetiva dos brasileiros e se mostra sempre conectada às principais tendências mundiais e aos diferentes estilos de morar.

A história da Incepa demonstra todo nosso pioneirismo e ressalta o desenvolvimento do revestimento no Brasil. Com tanta tecnologia e com um time de desenvolvimento de produto alinhado com as principais tendências mundiais, nos orgulhamos de ser uma referência e pretendemos continuar evoluindo sempre”, afirma Sergio Wuaden, que tem sua história ligada à Incepa há mais de 30 anos e, hoje, é Managing Director do grupo.

História de pioneirismo

Inovadora e irreverente, a Incepa faz parte da Roca Brasil Cerámica, empresa global que investe sempre em tecnologias up to date que garantem um portfólio completo, com soluções para todo tipo de projeto – são revestimentos para pisos e paredes que podem ser aplicados em todos os ambientes da casa, com estéticas que exploram grafismos, tridimensionalidades, metalizados e toda a gama de reproduções de texturas naturais, conquistadas através da impressão HD. Conta com plantas fabris em Campo Largo, São Mateus do Sul (ambas no Paraná) e Mogi Guaçu, interior de São Paulo, que juntas somam mais de 1.500 colaboradores.

Com um olhar vanguardista, a empresa é reconhecida por apresentar um portfólio que entende os anseios do setor e investe constantemente em suas fábricas – como é o caso do investimento de R$ 220 milhões anunciado em março de 2022 para expansão do uso da tecnologia mais moderna do mundo para a produção de revestimentos cerâmico – a supercompactadora Contínua+, que passará a contar com uma segunda linha de produção, na fábrica de Campo Largo. “Fomos a primeira empresa no Brasil a operar essa tecnologia, que permite a fabricação de produtos de SuperFormatos extremamente finos. Hoje, firmamos nosso pioneirismo ao sermos, mais uma vez, os primeiros a investir em uma segunda unidade da supercompactadora Contínua+ nas Américas”, afirma Sergio Wuaden. Tal tecnologia permite que a Incepa produza peças de SuperFormato extremamente finas, com apenas 7 mm de espessura e até 320 cm de comprimento.

Tudo isso sem se esquecer do olhar sustentável. “Nosso parque fabril é um dos mais sustentáveis do país. Trabalhamos com ecoeficiência, unindo responsabilidade ambiental e inteligência de mercado”, aponta Wuaden.

Perspectivas para o futuro

Com resultados históricos, a Incepa não para de inovar e está dentro dos planos de expansão e investimentos do Grupo Lamosa para o Brasil nos próximos anos, tornando a marca cada vez mais reconhecida, com um maior prestígio internacional.

Pretendemos continuar com o papel de pioneirismo que temos ocupado nos últimos anos, trazendo para a instalação brasileira os equipamentos e processos que permitam manter essa vantagem que conquistamos”, diz Wuaden, que complementa. “Vamos seguir cumprindo nossa missão de entregar para as próximas gerações uma empresa melhor do que a que recebemos. Por isso, seremos cada mais fortes, gerando mais valor para os colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas e as comunidades onde atuamos”.

Portfólio completo

Com mais de 60 linhas, a Incepa se orgulha de estar presente em todos os ambientes dos lares brasileiros. Em seu portfólio, destaque para os insertos de parede, que encantam com suas texturas, grafismos e tonalidades. A estética acolhedora se une com a tecnologia do formato 30×90 cm, um dos carros-chefe da marca – dimensão inteligente por permitir criar peças que trazem a sensação de pequenos formatos, mas que contam com toda a facilidade de entendimento e assentamendo de placas maiores. Eles dividem espaço com linhas versáteis e neutras, mas que não deixam a tecnologia de lado – como é o caso dos revestimentos SuperFormato, que chegam a dimensões de 100×200 cm e que podem ser aplicados em pisos, paredes e ainda dar vida a mobiliários. “Outro destaque são nossas linhas com diferentes acabamentos, que permitem integrar visualmente ambientes com necessidades distintas”, diz Christie Schulka, Marketing Manager da Incepa.

Incepa e evolução do revestimento brasileiro

Com história que remonta à 1952, a Incepa desde sua origem se apresentou como uma marca inovadora, rapidamente se tornando uma das maiores referências no Brasil. Prova disso é o crescimento de 50% em sua produção, logo em seu primeiro ano. Entre 1962 e 1966 a capacidade de produção chegou a triplicar, com a ampliação da área fabril. “Em pouco tempo nossa produção mensal correspondia a 10% de todos os azulejos fabricados no país”, afirma Waden.

Sempre pioneira, a marca inovou ao trazer para o mercado, ainda na década de 60, peças de pequenos formatos de cores alegres, quebrando a tradição de sobriedade dos azulejos, e foi a primeira a investir na produção de azulejos decorados, com relevos e pinturas manuais, chegando a ter inclusive linhas assinadas. “Com a evolução da tecnologia do setor, fomos um dos primeiros a fabricar pisos Puro Grés, mais resistentes e com menor absorção de água, que depois se desenvolveram para o porcelanato. Fomos pioneiros também em estender seu uso para piscinas, em 2005, e investimos na tecnologia ABS, antiderrapante”, relembra Wuaden.

Casa Incepa narra a linha do tempo das últimas 7 décadas

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Sergio Wuaden, diretor-presidente da Incepa, ao lado da Casa Incepa. Foto: divulgação

Com uma história tão rica e que acompanha a evolução do revestimento no Brasil, a Incepa inaugura a Casa Incepa, como marco de seus 70 anos. Com 100 m², o espaço lúdico passa a ser incorporado no showroom da marca, em Campo Largo (PR) e conta a evolução do revestimento, década por década, assim como o impacto da marca Incepa dentro da casa dos brasileiros. “Construímos espaços instagramáveis e resgatamos peças originais de cada época, mostrando como a Incepa sempre esteve presente nos lares de todos”, diz Christie Schulka, que complementa. “Podemos considerar essa criação como a pedra fundamental de um futuro museu que revela a evolução do revestimento, assim como a trajetória da nossa marca”.

Inaugurada dia 5 de maio, a Casa Incepa ficará aberta até dezembro/2022 e poderá ser visitada pelos familiares e funcionários da empresa. Ela conta com um trabalho cenográfico desenvolvido pelo arquiteto Carlos Bianco, da Arquitecto – Arquitetos Associados, que também se debruçou sobre um trabalho de pesquisa para criar sete ambientes que transportam os visitantes para outras décadas.

Para contar toda essa história, a Incepa buscou ainda diversos depoimentos de ex-funcionários ou pessoas locais que concordaram em abrir suas casas, dando vida a uma webserie que, além de ilustrar a Casa Incepa, irá ao ar no YouTube da marca. “Mais do que apenas produtos, a história da Incepa é construída por pessoas. Pessoas que se dedicaram e deixaram sua marca na fábrica ou que possuem suas casas, seu bem mais precioso, um pedacinho da Incepa. Ficamos muito felizes em poder resgatar um pouco desse legado, eternizando-o nesse enorme projeto”, comemora Christie.  Marcela Millan

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