O Estado tem saldo de 33.200 empregos gerados por pequenos negócios no acumulado do ano; só em março foram 8.768 contratações, 97,2% do total
As micro e pequenas empresas (MPE) expandiram, no último mês de março, a sua participação proporcional na geração de novos postos de trabalho no País. O segmento, que tem sido o maior responsável pela criação de empregos ao longo dos últimos anos (em especial no período da pandemia), abriu nada menos que 88,9% de todas as vagas no terceiro mês de 2022. No Paraná, os números são ainda melhores: os pequenos negócios fizeram 8.768 contratações, 97,2% do total, em março passado.
De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados do Caged, do Ministério do Trabalho e Previdência, no acumulado do ano, o Paraná tem saldo de 33.200 empregos gerados por pequenos negócios, enquanto as médias e grandes empresas (MGE) contabilizam saldo de 22.587 empregos. O Brasil acumula um saldo de 430 mil vagas geradas por micro e pequenas empresas, enquanto as médias e grandes tem saldo de 148 mil empregos. Só no mês de março, no Brasil, os pequenos negócios tiveram mais de um milhão de admissões e um saldo positivo de 121 mil empregos.
Serviços lideram
O setor de Serviços continua sendo a principal força geradora de empregos, tanto no Brasil quanto no Estado do Paraná. Em março, as MPE desse segmento contrataram 74.255 pessoas, totalizando, até o momento, 273.698 novos postos de trabalho, em 2022. No Estado do Paraná, foram 5.283 admissões.
No ano passado, de acordo com o Caged, as micro e pequenas empresas (MPE) paranaenses foram as principais responsáveis pela geração de empregos com carteira assinada. Durante o ano de 2021, foram criados 143.733 novos postos de trabalho pelas MPE. Ao todo, 83% dos empregos no Paraná foram gerados por micro e pequenas empresas. O Paraná foi o quarto estado brasileiro em números absolutos na geração de empregos com carteira assinada.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.