Auxiliar Administrativo e de produção são as funções com maior quantidade de busca de currículos, de acordo com pesquisa realizada pelo Banco Nacional de Empregos (BNE)
As empresas estão cada vez mais abrindo oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência (PCD), inclusive para cumprir as cotas mínimas estabelecidas por lei. Quanto maior o volume de funcionários, maior a proporção de oportunidades que devem ser destinadas para esse grupo de pessoas.
Promulgada em 1991, a lei 8.213 auxiliou muitos a conquistar uma carreira. De acordo com o Ministério do Trabalho, ao longo dos últimos anos houve aumento de 20% no mercado de trabalho para PCD. Mas quais são as vagas mais buscadas por parte das empresas?
O Banco Nacional de Empregos (BNE) realizou levantamento das profissões que mais tiveram visualizações de currículos de pessoas com deficiência nos últimos meses para responder a essa pergunta. Entre os cargos mais comuns, aparecem o de auxiliar, vendedor e recepcionista.
Para o Chief Operating Officer (COO) do BNE, José Tortato, as oportunidades de trabalho estão demonstrando uma mudança de cenário. “Antes, as empresas costumavam contratar PCDs para cargos que não exigiam a necessidade de contato com o público, o que, felizmente, está mudando”, diz. “Hoje, essas pessoas prestam serviços de atendimento ao cliente e trabalham em diversas áreas”, explica Tortato. Conheça as funções mais procuradas:
Auxiliar Administrativo
Auxiliar de Produção
Recepcionista
Vendedor
Assistente Administrativo
Atendente
Auxiliar de Logística
Operador de Produção
Auxiliar de Serviços Gerais
Vendedor Interno