Da falência ao faturamento anual de R$ 10 milhões: conheça a jornada de 12 anos da 7IT

Conheça a trajetória da empresa que renasceu das cinzas e hoje alça voos para além das nuvens.

Assim como a jornada do herói (estrutura narrativa) é feita de 12 etapas, os 12 anos da 7IT também foram marcados por desafios e pontos de transformação. Na 7IT, empresa de tecnologia e nuvem focada em transformação digital, todos sabem que uma boa história é feita de superação e uma certa dose de autocrítica.

Fundada em 2010, com sede em Tatuí, a empresa iniciou sua jornada conectando um time composto por 3 pessoas. O primeiro ano foi dedicado à estruturação, e assim surgiu o primeiro time de serviços gerenciados em TI. Em 2012, a empresa deu início às vendas de Licenças Microsoft.

Porém, em 2013, a 7IT quebrou com uma dívida que superava duzentos mil reais, fazendo a empresa voltar à estaca zero. “Eu era muito novo, não tinha maturidade empresarial e nem planejamento efetivo, levei a 7 para um caminho quase sem volta, naquele momento, eu achei que estava no controle da situação, mas depois vi que nosso faturamento era muito baixo e pagar as contas parecia impossível”, conta Cícero Protta, CEO da 7IT.

O passo em questão havia sido o investimento em uma estrutura em Campinas, que acabou sendo feito sem um plano de negócio. A tristeza foi profunda, mas o que muitos enxergariam como um final foi transformado em motivação. A autocrítica levou aos planos sólidos: plano de pagamento, plano de retomada, aproximação dos clientes, estudo técnico, plano de negócios e um profundo período de reconstrução pessoal.

Uma história refeita com base em valores

O ponto de virada, segundo Protta, foi quando reavaliou o objetivo do trabalho. “Hoje entendo que o dinheiro é consequência do que a gente faz bem-feito. Quando a riqueza é o objetivo, ela passa por cima dos seus valores”, explica.

Então, conhecendo bem o que não fazer, Protta seguiu em frente com a 7IT, agora em um caminho pavimentado em transparência e foco no valor da experiência de seus clientes, parceiros e colaboradores.

Os frutos vieram sem demora. Em 2015, a 7IT atingiu o cenário nacional, unindo o setor de serviços e vendas. Pouco depois, em 2017, a empresa conquistou o título de gerenciados pela Microsoft, tornando-se Microsoft Gold Partner.

Como resultado, a 7IT hoje atende mais de mil clientes em todo o território nacional e já está em processo de internacionalização, atendendo clientes na Colômbia e Estados Unidos. Todo esse ecossistema de atendimento Microsoft gerou um faturamento em torno de R$ 10 milhões em 2021, com grande parte dele proveniente das ofertas de segurança e nuvem da Microsoft.

As ofertas de segurança e nuvem da Microsoft não só contribuíram para a transformação digital da empresa, mas também a ajudaram a sair da grande dívida contraída há 7 anos para um faturamento alto, com ótimas perspectivas para o futuro.

A 7IT que conhecemos hoje

Em 2020, a 7IT completou 10 anos de CNPJ, e o CEO estava convicto de que esse era o momento para uma nova reconstrução. Protta investiu em um novo escritório para entregar um ambiente mais acolhedor para os colaboradores, além de desenvolver uma cultura engajada com um ambiente leve e transparente.

Hoje a 7IT conta com mais de 5 parceiras reconhecidas mundialmente, em seu portifólio de serviços e produtos. Tornando-se referência e autoridade no segmento de gerenciamento, inovação e tecnologia, sua tração principal é em serviços de transformação digital e segurança. O time cresceu de 3 pessoas para 20 colaboradores distribuídos entre as áreas de produtos, serviço, suporte, atendimento, comercial, marketing e financeiro.

Novos voos pela frente

O reforço da equipe tem um objetivo claro: crescer 40% em 2022. A 7IT está investindo em automação e nutrição de clientes na área de Marketing, com o objetivo de gerar mais experiência aos clientes, além da implantação da plataforma Feedz para garantir ainda mais engajamento entre os colaboradores.

A experiência do cliente também será aprimorada com as novas soluções disponíveis. Em 2022, a 7IT consolidou sua parceria com a Fortinet, que já dura mais de 5 anos. Essa parceria garante um leque ainda maior de recursos que seguem as tendências de segurança da informação. As ofertas serão focadas em soluções FortiMail (Proteção avançada de e-mail), FortiGate-VM (Proteção de Data Center) e FortiAnalyzer (Gestão e monitoramento de ambientes), produtos que promovem uma segurança de rede completa.

Além disso, a empresa oferecerá eventos presenciais e online focados em Segurança Cloud. Desse modo, os clientes terão oportunidade de conhecer o plano de negócio desenvolvido junto com a Fortinet.

Assim, a 7IT vai se consolidando cada vez mais como uma empresa parceira de negócios estratégicos. Além de fornecer soluções de nuvem com segurança, todo o time é aculturado para deixar um impacto positivo na vida de cada cliente. Sem perder esse objetivo de vista, é fácil apostar em mais 12 anos de 7IT. Desta vez, sem necessidade de resets.

Destaque da Semana

Tardezinha em Curitiba: ingressos à venda

O show comandado por Thiaguinho chega a Curitiba no...

Edição 2024 do PROARTE encerra com Mãe Beth de Oxum, patrimônio vivo de Pernambuco

A programação da edição 2024 do PROARTE 2024, atividade formativa...

Curitiba se consolida como destino de Natal popular entre agências de turismo

Com as festas de fim de ano se aproximando,...

Pátio Batel desperta a magia e os sentidos com floresta encantada de Natal

Marcos Soares estreia assinatura de decoração de Natal com...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor