Plataforma criada pela empresa Use Mais serve como guia de escolha para usuรกrios e ainda oferece pontos que geram em diversos serviรงos
O fenรดmeno “fadiga de streaming” รฉ um termo novo usado pelos especialistas para explicar o excesso de opรงรตes e de assinaturas desses serviรงos, resultando em um cansaรงo por parte dos espectadores e, consequentemente, no cancelamento de assinaturas. Os sinais vรชm sendo percebidos com mais intensidade nos Estados Unidos, mas afetam o mundo todo. De acordo com pesquisa recente da Deloitte, com as projeรงรตes mundiais para 2022, espera-se que mais de 150 milhรตes de pessoas cancelem algum serviรงo de streaming. A taxa de rotatividade entre plataformas tambรฉm vem aumentando, com cerca de 30%.
Para ajudar os espectadores brasileiros que jรก estรฃo sentindo a “fadiga de streaming”, uma empresa brasileira desenvolveu um guia de sรฉries e filmes, chamado Assista Mais, que mostra ao pรบblico onde assistir cada produรงรฃo, sem a pessoa precisar navegar em diversas plataformas. Alรฉm disso, o usuรกrio encontra รกreas de publicidade no meio da plataforma. Ao interagir com os anรบncios, ele irรก acumular pontos, que podem ser resgatados rapidamente em diversos serviรงos como plataformas de streaming, games, alimentaรงรฃo, varejo, transporte, entre outros.
“No meio de tantas possibilidades, a sensaรงรฃo รฉ de perda de tempo na hora de navegar em diversos cardรกpios para escolher qual sรฉrie ou filme assistir. O mercado atual oferece mais de 500 mil tรญtulos disponรญveis sob demanda e a cada dia surgem mais serviรงos de streaming que deixam os espectadores perdidos. Isso pode gerar um stress em algo que deve ser prazeroso. Entรฃo somos uma espรฉcie de guia. A ideia รฉ que o pรบblico tenha acesso totalmente gratuito e com todas as informaรงรตes necessรกrias sobre os filmes e sรฉries que estรฃo disponรญveis nos catรกlogos dos serviรงos, como Amazon Prime Video, Disney +, Star+, HBO Max, Globoplay, entre outros. No meio da navegaรงรฃo, o usuรกrio pode interagir com as peรงas publicitรกrias que ele quiser, quantas vezes desejar, e acumular pontos. Assim, a experiรชncia se torna prazerosa e as marcas ganham uma vitrine positiva de exposiรงรฃo”, explica Mariane Weigert, superintendente de produto e marketing da Use Mais, empresa que desenvolveu o portal.
Os usuรกrios tambรฉm podem selecionar produรงรตes favoritas para criar suas listas personalizadas, compartilhar conteรบdos de filmes e sรฉries, alรฉm de acessar as listas sugeridas pelo Assista Mais. No primeiro momento, o Programa Use Mais Pontos vai funcionar dentro do Assista Mais e tambรฉm na Use Mais Store, plataforma multisserviรงos que reรบne diversos parceiros para oferecer condiรงรตes especiais aos usuรกrios. A estratรฉgia confirma a popularizaรงรฃo do sistema AVOD (Advertising-Based Video on Demand), que distribui conteรบdo gratuito (sem a necessidade da assinatura de uma mensalidade) com inserรงรตes de publicidade.
Caminho sem volta
Embora o cansaรงo pela quantidade de streamings disponรญveis seja real, nรฃo hรก sinais de que as pessoas deixarรฃo de consumir produรงรตes on demand para voltar ร televisรฃo linear.
“Dificilmente as pessoas vรฃo parar de usar streaming, mas a importรขncia da curadoria serรก maior, jรก que รฉ impossรญvel todo mundo saber o que assistir e onde assistir. Nosso trabalho รฉ fazer uma ponte entre clientes e empresas. Considero isso bastante saudรกvel, jรก que a concorrรชncia movimenta o mercado audiovisual mundo afora”, analisa Mariane.
Publicidade
Outro dado que chama atenรงรฃo รฉ a aceitaรงรฃo do pรบblico para consumir conteรบdos publicitรกrios quando as peรงas sรฃo veiculadas em plataformas de streaming. Segundo a pesquisa da Magnite, hรก uma grande compreensรฃo dos telespectadores sobre o valor dos anรบncios, jรก que 79% dos usuรกrios de SVOD (serviรงo de streaming pago mensalmente sem vรญdeos de publicidade) mudariam para o serviรงo de streaming com anรบncios se ele estivesse disponรญvel e 34% prefere assistir conteรบdo gratuito e com anรบncios.
“Cada vez mais as pessoas estรฃo aceitando conteรบdos publicitรกrios, desde que sejam de interesse do cliente e nรฃo sejam invasivos. Acredito que os serviรงos de streaming estรฃo entrando numa nova fase, mais madura, e que vai acompanhar o modelo de consumo das pessoas. Por isso tambรฉm utilizamos essa estratรฉgia na plataforma Assista Mais, com o Programa Use Mais Pontos, onde enquanto procura e organiza seus filmes para assistir o usuรกrio pode acumular pontos e trocรก-los por cupons de produtos e serviรงos de sua preferรชncia”, diz Mariane.
Sobre a Assista Mais
Plataforma guia de entretenimento que facilita a jornada do usuรกrio na busca por filmes e sรฉries, e oferece resgate de prรชmios por meio do Programa Use Mais Pontos. Para o anunciante รฉ a oportunidade de ter a atenรงรฃo dedicada a sua publicidade, em vรญdeos e banners. O Assista Mais รฉ um produto da empresa Use Mais, hub multisserviรงos que reรบne vรกrios parceiros que oferecem condiรงรตes especiais em diversas categorias. Acesse: assistamais.net.br.