Em compras pela internet, o cartรฃo de crรฉdito ainda lidera a forma de pagamento, com 98,3% de aceitaรงรฃo. Em segundo lugar no ranking estรก o boleto bancรกrio, de acordo com o Estudo de Pagamentos Gmattos em sua ediรงรฃo de maio, mas quase perdendo a posiรงรฃo para o Pix, que vem 1,7 ponto percentual atrรกs, na terceira colocaรงรฃo do ranking.
Desde a primeira ediรงรฃo do estudo, em janeiro de 2021, o Pix era o quinto do ranking, aceito por 16,9% dos comรฉrcios virtuais no Brasil, enquanto a aceitaรงรฃo do boleto era de 74,6% โ uma diferenรงa de 57,7 pontos percentuais. Na ediรงรฃo de maio de 2022, enquanto o boleto ostenta uma aceitaรงรฃo de 76,3%, praticamente no mesmo patamar daquela primeira apuraรงรฃo, o Pix atingiu 74,6%, percentual que o boleto apresentava no primeiro mรชs do ano passado. O Pix, assim, avanรงou, desde entรฃo, os mesmos 57,7 pontos percentuais que o distanciavam do boleto na รฉpoca.
Em maio, o levantamento contabilizou que 20% das lojas que aceitam Pix oferecem reais vantagens โ descontos de 3% a 18% โ para incentivar os consumidores a utilizar esse meio de pagamento. Em marรงo/22, essa prรกtica foi observada em 14% das lojas.
Pela avaliaรงรฃo da consultoria Gmattos, o potencial de aceitaรงรฃo do Pix pode chegar a 91% a longo prazo, considerando o segmento de lojas que ainda nรฃo operam com essa forma de pagamento, mas que aceitam algum tipo de recebimento ร vista (dรฉbito bandeira ou banco, ou boleto). Do grupo de lojas que ainda nรฃo aceitam Pix, apenas 9% nรฃo operam com pagamentos ร vista.
Outro ponto levantado pelo Estudo Gmattos sobre o Pix diz respeito ร integraรงรฃo usada pelas lojas. Elas adotam em seu checkout o fluxo com QR Code โ nรฃo utilizando o fluxo com iniciador de pagamentos, possibilidade disponibilizada pelo BC no final de 2021 e que simplifica a autenticaรงรฃo do Pix. O iniciador acessa diretamente as instituiรงรตes que fazem parte do open banking toda vez que um pagamento Pix รฉ solicitado, requerendo a autenticaรงรฃo sem a necessidade do uso do QR Code. Dessa maneira, o fluxo de pagamento com sete fases se reduz a apenas trรชs passos.
Com aceitaรงรฃo estรกvel, as wallets apresentaram em maio o mesmo nรญvel atingido em janeiro (45,8%). Algumas lojas tรชm optado por diferenciar a oferta de meios de pagamento, disponibilizando alguns apenas na versรฃo para aplicativos, o que, segundo Gastรฃo Mattos, faz bastante sentido, uma vez que o valor agregado das wallets para compras mobile รฉ maior, pela usabilidade e experiรชncia simplificada de compra.
A consolidaรงรฃo dos dรฉbitos (aceitaรงรฃo do dรฉbito bandeira + dรฉbito bancos, excluindo redundรขncias) em 28,8% esconde o nรญvel marginal de aceitaรงรฃo das modalidades isoladas. Tanto bandeira como bancos mudaram seu patamar desde o inรญcio do ano passado: o dรฉbito bancos caiu de 25% para um patamar inferior a 20%, e o bandeira, de 20% para o patamar de 15%. Apenas 3,4% das lojas aceitam ambas as modalidades de dรฉbito, tornando a oferta simultรขnea bastante incomum.
Das lojas que aceitam Pix em maio, 29% oferecem a modalidade dรฉbito bancos, enquanto 16% aceitam tambรฉm o dรฉbito bandeira.
O levantamento analisou 59 lojas virtuais de destaque no mercado brasileiro, dos mais diversos segmentos, as quais, juntas, representam 85% do comรฉrcio eletrรดnico do paรญs. A maior parte das observaรงรตes aconteceu em 3 e 4 de maio.