Consequรชncias emocionais de perรญodo pandรชmico tambรฉm atingem educadores; escolas precisam desenvolver estratรฉgias de acolhimento
Nas salas de aula, nos corredores, nas conversas durante o intervalo e atรฉ em casa, educadores de todo o paรญs tรชm enfrentado dificuldades para se manterem calmos ao longo dos รบltimos dois anos. Um levantamento realizado pela Nova Escola em 2021 revelou que 72% dos educadores brasileiros precisaram buscar apoio emocional durante a pandemia de covid-19. Embora muito tenha sido discutido a respeito de saรบde mental nas escolas, o foco, em geral, fica nos estudantes. Mas, se os professores, que muitas vezes atuam como apoio para seus alunos, tambรฉm estรฃo sofrendo, quem deve cuidar deles?
Quando a Organizaรงรฃo Mundial da Saรบde (OMS) comeรงou a se pronunciar sobre a pandemia, houve outro alerta, alรฉm daquele mais รณbvio, sobre os riscos diretos de contrair covid-19: a instituiรงรฃo falou sobre as consequรชncias emocionais que poderiam decorrer da pandemia. Isso porque uma das medidas de prevenรงรฃo ร doenรงa era permanecer afastado de outras pessoas, trabalhando ou estudando de forma remota. Essa falta de contato com outras pessoas, somada ao medo inerente ร situaรงรฃo sanitรกria, preocupou a OMS desde o primeiro momento.
Para a assessora pedagรณgica do Sistema Positivo de Ensino, Juliana Landolfi Maia, a aceleraรงรฃo da apropriaรงรฃo dos recursos digitais pode ter interferido no desenvolvimento de ansiedade, por exemplo. Alรฉm disso, โem um cenรกrio com muitas transiรงรตes, pode ser que os professores venham carregando questรตes individuais. Precisamos olhar com muita sensibilidade para entender como esse contexto de pandemia afetou os educadoresโ.
Autocuidado
A Psicologia, a Medicina e a Neurociรชncia sinalizaram que o fator psicolรณgico seria um ponto especialmente relevante diante do cenรกrio pandรชmico. E isso nรฃo รฉ diferente para professores. De fato, nรฃo poder conviver com amigos e colegas de trabalho tambรฉm mostrou-se um problema para eles. A consultora de saรบde mental e bem-estar da The Education People, Kelly Hannaghan, afirma que โprofessores precisam de outros professores. Esse nรฃo รฉ um trabalho que pode ser feito sozinho. A colaboraรงรฃo e a amizade sรฃo vitais para manter os professores saudรกveis e felizesโ.
Hรก, naturalmente, um papel importante que precisa ser desempenhado pela escola e pela famรญlia dos educadores nessa batalha das questรตes emocionais. A formaรงรฃo de redes de apoio que contem com profissionais da psicologia e especialistas em bem-estar รฉ uma das iniciativas para isso. Outro ponto indispensรกvel รฉ disponibilizar canais para escutar ativamente o que os educadores tรชm a dizer sobre sua prรณpria saรบde mental. Afinal, cada pessoa รฉ รบnica e enfrentou situaรงรตes muito especรญficas ao longo desses รบltimos dois anos.
No entanto, Juliana lembra que, โno fundo, a gente sabe que quem cuida do professor de verdade รฉ ele mesmo. O papel principal รฉ o do autocuidado. Se ele se perceber e tiver essa consciรชncia, ele tambรฉm se deixarรก cuidar e aรญ conseguimos envolver a comunidade escolar, familiares e outras pessoasโ. Ela explica que, enquanto o prรณprio professor nรฃo se compreender como vulnerรกvel ร s situaรงรตes, como alguรฉm que tem fragilidades e pode compartilhรก-las com os demais, รฉ difรญcil criar um ambiente de acolhimento.
O segundo passo, segundo Juliana, estรก nas mรฃos da gestรฃo escolar. ร necessรกrio que o gestor se esforce para ser uma lideranรงa positiva e entenda seu papel em mediar situaรงรตes de conflito, atรฉ mesmo entre professores e alunos. โA partir do momento em que hรก uma gestรฃo positiva e um professor que reconhece suas prรณprias fragilidades, pode-se comeรงar a pensar em como criar ambientes mais colaborativos, que sejam mais acolhedores e que proporcionem o tempo necessรกrio para compreender essa nova realidadeโ, afirma.
Por fim, os familiares do educador precisam estar atentos a pequenos sinais comportamentais. Se o professor estรก sempre muito cansado, nรฃo consegue ou nรฃo sente vontade de sair da cama ou dรก sinais de estresse como reaรงรฃo a pequenos acontecimentos, atenรงรฃo. Ele pode estar precisando de cuidados. โMuitas vezes, รฉ difรญcil buscar ajuda de um especialista e cabe ร famรญlia ter um olhar carinhoso para esses sinaisโ, finaliza a especialista.
________________________ย
Sobre o Sistema Positivo de Ensinoย
ร o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece ร s escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e tambรฉm a famรญlia do aluno com conteรบdo diferenciado. Para os estudantes, sรฃo ofertadas atividades integradas entre o livro didรกtico e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagรณgico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administraรงรฃo escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados ร s รกreas de pedagogia, marketing, finanรงas e questรตes jurรญdicas. A famรญlia participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteรบdo especรญfico, que contempla revistas e webconferรชncias voltadas ร educaรงรฃo.