Quem cuida do professor?

Consequรชncias emocionais de perรญodo pandรชmico tambรฉm atingem educadores; escolas precisam desenvolver estratรฉgias de acolhimento

Crรฉditos: divulgaรงรฃo

Nas salas de aula, nos corredores, nas conversas durante o intervalo e atรฉ em casa, educadores de todo o paรญs tรชm enfrentado dificuldades para se manterem calmos ao longo dos รบltimos dois anos. Um levantamento realizado pela Nova Escola em 2021 revelou que 72% dos educadores brasileiros precisaram buscar apoio emocional durante a pandemia de covid-19. Embora muito tenha sido discutido a respeito de saรบde mental nas escolas, o foco, em geral, fica nos estudantes. Mas, se os professores, que muitas vezes atuam como apoio para seus alunos, tambรฉm estรฃo sofrendo, quem deve cuidar deles?

Quando a Organizaรงรฃo Mundial da Saรบde (OMS) comeรงou a se pronunciar sobre a pandemia, houve outro alerta, alรฉm daquele mais รณbvio, sobre os riscos diretos de contrair covid-19: a instituiรงรฃo falou sobre as consequรชncias emocionais que poderiam decorrer da pandemia. Isso porque uma das medidas de prevenรงรฃo ร  doenรงa era permanecer afastado de outras pessoas, trabalhando ou estudando de forma remota. Essa falta de contato com outras pessoas, somada ao medo inerente ร  situaรงรฃo sanitรกria, preocupou a OMS desde o primeiro momento.

Para a assessora pedagรณgica do Sistema Positivo de Ensino, Juliana Landolfi Maia, a aceleraรงรฃo da apropriaรงรฃo dos recursos digitais pode ter interferido no desenvolvimento de ansiedade, por exemplo. Alรฉm disso, โ€œem um cenรกrio com muitas transiรงรตes, pode ser que os professores venham carregando questรตes individuais. Precisamos olhar com muita sensibilidade para entender como esse contexto de pandemia afetou os educadoresโ€.

Autocuidado

A Psicologia, a Medicina e a Neurociรชncia sinalizaram que o fator psicolรณgico seria um ponto especialmente relevante diante do cenรกrio pandรชmico. E isso nรฃo รฉ diferente para professores. De fato, nรฃo poder conviver com amigos e colegas de trabalho tambรฉm mostrou-se um problema para eles. A consultora de saรบde mental e bem-estar da The Education People, Kelly Hannaghan, afirma que โ€œprofessores precisam de outros professores. Esse nรฃo รฉ um trabalho que pode ser feito sozinho. A colaboraรงรฃo e a amizade sรฃo vitais para manter os professores saudรกveis e felizesโ€.

Hรก, naturalmente, um papel importante que precisa ser desempenhado pela escola e pela famรญlia dos educadores nessa batalha das questรตes emocionais. A formaรงรฃo de redes de apoio que contem com profissionais da psicologia e especialistas em bem-estar รฉ uma das iniciativas para isso. Outro ponto indispensรกvel รฉ disponibilizar canais para escutar ativamente o que os educadores tรชm a dizer sobre sua prรณpria saรบde mental. Afinal, cada pessoa รฉ รบnica e enfrentou situaรงรตes muito especรญficas ao longo desses รบltimos dois anos.

No entanto, Juliana lembra que, โ€œno fundo, a gente sabe que quem cuida do professor de verdade รฉ ele mesmo. O papel principal รฉ o do autocuidado. Se ele se perceber e tiver essa consciรชncia, ele tambรฉm se deixarรก cuidar e aรญ conseguimos envolver a comunidade escolar, familiares e outras pessoasโ€. Ela explica que, enquanto o prรณprio professor nรฃo se compreender como vulnerรกvel ร s situaรงรตes, como alguรฉm que tem fragilidades e pode compartilhรก-las com os demais, รฉ difรญcil criar um ambiente de acolhimento.

O segundo passo, segundo Juliana, estรก nas mรฃos da gestรฃo escolar. ร‰ necessรกrio que o gestor se esforce para ser uma lideranรงa positiva e entenda seu papel em mediar situaรงรตes de conflito, atรฉ mesmo entre professores e alunos. โ€œA partir do momento em que hรก uma gestรฃo positiva e um professor que reconhece suas prรณprias fragilidades, pode-se comeรงar a pensar em como criar ambientes mais colaborativos, que sejam mais acolhedores e que proporcionem o tempo necessรกrio para compreender essa nova realidadeโ€, afirma.

Por fim, os familiares do educador precisam estar atentos a pequenos sinais comportamentais. Se o professor estรก sempre muito cansado, nรฃo consegue ou nรฃo sente vontade de sair da cama ou dรก sinais de estresse como reaรงรฃo a pequenos acontecimentos, atenรงรฃo. Ele pode estar precisando de cuidados. โ€œMuitas vezes, รฉ difรญcil buscar ajuda de um especialista e cabe ร  famรญlia ter um olhar carinhoso para esses sinaisโ€, finaliza a especialista.

________________________ย 

Sobre o Sistema Positivo de Ensinoย 

ร‰ o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece ร s escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e tambรฉm a famรญlia do aluno com conteรบdo diferenciado. Para os estudantes, sรฃo ofertadas atividades integradas entre o livro didรกtico e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagรณgico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administraรงรฃo escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados ร s รกreas de pedagogia, marketing, finanรงas e questรตes jurรญdicas. A famรญlia participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteรบdo especรญfico, que contempla revistas e webconferรชncias voltadas ร  educaรงรฃo.

Destaque da Semana

Regra das 5 horas: a tรฉcnica de lรญderes globais para potencializar a prรณpria carreira

Usada por profissionais e gestores de sucesso, este mรฉtodo...

Grupo Zonta supera a marca de R$1 bilhรฃo em investimentos em Joinville

Com a inauguraรงรฃo do Hipermais no Shopping Estaรงรฃo Joinville...

Santander levarรก fรฃs ao show de Linkin Park com o รดnibus SMUSIC

O Santander irรก promover uma experiรชncia completa para os...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor