sexta-feira, 27 dezembro 2024
26.9 C
Curitiba

Com 1º semestre histórico e 77% de crescimento em receita, Aldo Solar anuncia Juliano Ohta como o novo CEO

Com metas ousadas para 2022, Juliano chega para honrar a história de sucesso da Aldo e trazer ainda mais inovação ao mercado brasileiro de energia solar.

Juliano Ohta chega à Aldo com vasta experiência tanto na distribuição quanto no varejo, o que lhe dá uma visão bastante ampla sobre toda a cadeia.

O mercado fotovoltaico experimenta um crescimento sem precedentes no mercado brasileiro e a energia solar se torna a terceira maior fonte na matriz elétrica nacional com 16,3GW de potência operacional, sendo a maior parte, 11,3GW, somente em geração distribuída.

E é nesse cenário promissor que a Aldo Solar, líder em soluções para a geração de energia solar no país, comemora recordes históricos de vendas e crescimento. Apenas no 1º semestre, a empresa alcançou alta de 77% na receita em relação ao mesmo período do ano anterior por meio da comercialização de 73 mil geradores fotovoltaicos, chegando à marca inédita de 285 mil geradores vendidos no país desde 2016, quando ingressou neste mercado.

Somente nos primeiros seis meses de 2022, foram mais 1,3 milhões de módulos solares entregues para mais de 10 mil revendedores/instaladores espalhados por todo Brasil.

Esse crescimento exponencial foi alicerçado por grandes lançamentos trazidos pela Aldo ao mercado brasileiro. É o caso do acordo de distribuição de 2GW de potência dos módulos da família Tiger Pro, o maior já assinado pela Jinko fora já China.

Outro grande anúncio foi a entrada da Aldo no mercado da tecnologia MLPE com o acordo de distribuição dos microinversores da chinesa Deye. Em apenas seis meses, a empresa comercializou 46 mil unidades, fazendo com que a Aldo assumisse a liderança neste segmento. Até o fim do ano, a projeção da Aldo é vender mais 150 mil inversores.  E as metas da empresa não param por aí.

Para o segundo semestre, a grande expectativa é distribuir 600MW dos novos módulos Tiger Neo do Tipo N da Jinko, que chegaram ao mercado em primeira mão pela Aldo e já estão disponíveis para pré-venda com exclusividade. Esses módulos de ultra eficiência são considerados “o estado da arte” no segmento, prometem revolucionar o mercado fotovoltaico e devem ser a principal tecnologia em módulos em um ou dois anos.

A estimativa da Aldo é superar os 50% de crescimento em relação aos resultados do 1º semestre. A participação da Aldo na Intersolar, a maior de sua história, deverá contribuir ainda para alcançar essas grandes metas.

Aldo Solar anuncia Juliano Ohta, ex-CEO da Telhanorte Saint-Gobain, como seu novo CEO

Esse cenário otimista e de grandes resultados é ideal para anunciar Juliano Ohta como o novo CEO da empresa. Aldo Pereira Teixeira, fundador da Aldo Solar segue firme como advisor e mentor, além de ocupar uma cadeira com voto no Conselho Administrativo.

A mudança na gestão é resultado da aquisição de 100% da Aldo Solar pela Brookfield, grupo com mais de 120 anos de história no Brasil e que administra cerca de US$ 725 bilhões de ativos em mais de 30 países. A aquisição foi concluída em setembro de 2021.

A Brookfield e a Aldo Solar têm perfis voltados para sustentabilidade e energias renováveis. Juntas empreenderão esforços para que a companhia amplie ainda mais a sua liderança no mercado brasileiro e utilize toda a sua influência, força e tamanho para trazer mais negócios para os seus clientes e parceiros.

Aldo Teixeira afirma que está muito feliz pelos resultados do 1º semestre, pela chegada de Juliano à Aldo e que apoia integralmente a nova gestão. “Os números contabilizados durante esses primeiros meses do ano, comprovam que tudo o que a Aldo lança cria líder de mercado no Brasil. Quando olhamos para trás, sentimos um imenso orgulho e uma sensação de dever cumprido pelos 40 anos de história da Aldo. Estou seguro de que Juliano fará um ótimo trabalho à frente da empresa, reforçando os valores que plantamos como integridade, confiança, transparência e, principalmente, honrando sempre o combinado”.

Uma carreira pautada na valorização dos clientes e transformação das marcas

O executivo chega à Aldo com vasta experiência tanto na distribuição quanto no varejo, o que lhe dá uma visão bastante ampla sobre toda a cadeia.

Juliano Ohta foi CEO por cinco anos da Telhanorte Tumelero, divisão de varejo do Grupo Saint-Gobain no país. Com mais de 20 anos dedicados ao grupo francês, Ohta atuou em diferentes empresas do Grupo no Brasil e na Europa, em áreas como vendas, finanças, operações, marketing, compras e logística. Teve passagem por consultoria e empresa familiar, e fundou duas empresas no início da sua carreira.

Com profundo conhecimento da distribuição e do varejo, além de forte veia empreendedora, Juliano Ohta é graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, tem pós-graduação pela Harvard Business School, nos Estados Unidos, e mestrado em empreendedorismo pela ESCP, na França. O executivo também é conselheiro do IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo, Conselheiro Emérito do Instituto Capitalismo Consciente e membro do YPO – Young Presidents Organization.

O executivo afirma que admira a história de sucesso da empresa e o que foi construído pelo Aldo ao longo destes anos. “É uma honra sucedê-lo como CEO e trabalharei incansavelmente para honrar a história da Aldo e, ao mesmo tempo, trazer ainda mais inovação ao mercado brasileiro de energia solar”.

“Até aqui, minha vida profissional foi servir aos clientes, colaboradores e parceiros e ganhar experiência em praticamente todas as áreas na distribuição e varejo. Hoje, com esse repertório, meu foco de carreira é trazer ainda mais evolução aos processos da Aldo. A empresa tem muitos pontos fortes que servirão de base para trazermos novos produtos, novos clientes e novos mercados com o objetivo de descarbonizar os lares brasileiros. A Aldo é um foguete, e espero trazer um grande impulso para chegarmos ainda mais longe”, garante Juliano.

Sustentabilidade, inclusão e crescimento

“Na Telhanorte, eu fui responsável por projetos de transformação e inovação, tanto nos negócios – com novos formatos como a Telhanorte Já e Obra Já – quanto na cultura organizacional, sobretudo na formação de equipes diversas de alto desempenho, inclusive em cargos de direção. Vejo na Aldo um grande alinhamento com esses esforços e muito potencial para disseminar uma cultura cada vez mais moderna e diversa, além de sustentável”, projeta o executivo.

Outro objetivo de Juliano é o de fortalecimento da empatia com todos os parceiros, algo que a Aldo sempre prezou e será reforçado. “Precisamos dedicar todo o tempo necessário para ouvir tanto os nossos colaboradores, quanto os nossos clientes, e transformar essa prática em algo permanente. O nosso principal parceiro é o integrador, e nós temos o papel de trazer não só leads para eles, mas também inteligência de mercado, a fim de ajudá-los a fazerem melhores negócios. Temos uma fidelidade muito grande ao integrador, e agora nos tornaremos referência no papel de facilitador para eles”.

“Quero que a gente seja um farol para todo o setor – que está cada vez mais forte após a aprovação do marco legal. Já somos uma referência, mas queremos usar toda a nossa influência, a nossa força e o nosso tamanho para trazer ainda mais negócios para o integrador e o setor como um todo”, finaliza Juliano Ohta.

Destaque da Semana

Só limitar o tempo de tela usado por crianças não evita prejuízos

Pesquisa mostra importância de levar em conta o conteúdo,...

Araucária perderá pelo menos 70% de área de distribuição até 2050, aponta projeção

Mesmo protegida por lei, se medidas preventivas mais intensas...

Britânia leva Air Fryer gigante à exposição ‘Mundo Pixar’ em Curitiba

A marca paranaense promete encantar crianças e adultos com...

Feirão da Virada oferece condições especiais para a compra de imóveis antes do fim do ano

Promovida pela MRV, a campanha busca incentivar os clientes...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor