Jesus a(r)mado

Daniel Medeiros*

 

ร‰ sabido por todos os que estudam Histรณria que os evangelhos foram escritos muitos anos apรณs a morte de Jesus e que seus autores nรฃo foram os apรณstolos (no caso, Mateus e Joรฃo), mas compiladores das narrativas que se espalharam pela regiรฃo sobre aquela pessoa extraordinรกria.ย 

Jesus era um homem que desafiava os valores da รฉpoca, principalmente a tradiรงรฃo conservadora. Seus supostos milagres eram recados em favor da festa, da alegria e da compaixรฃo. Sua defesa da mulher adรบltera (em Joรฃo, 8, 1-11) era um grito claro em favor do perdรฃo e contra fazer justiรงa com as prรณprias mรฃos. Seus amigos eram pessoas simples e trabalhadoras. Seu apreรงo pelos comerciantes sem escrรบpulos era conhecido: nunca se viu Jesus brabo como naquele dia diante do Templo (Marcos 11: 15 e 16).

Imaginar que Jesus compraria uma pistola se existissem pistolas em seu tempo รฉ tรฃo insidioso que precisamos aguardar um pouco para absorver o impacto dessa declaraรงรฃo. Nรฃo importa que, em Lucas, ele supostamente alerte seus discรญpulos a se cuidarem com roupas, mantimentos e com sua defesa. Isso porque eles partiriam para terras estranhas e haveria perigos, pois Ele, Jesus, nรฃo estaria mais presente. E quem estรก com Jesus nรฃo precisa de armas. Sรณ em um mundo sem religiรฃo (aquilo que nos liga e que nos une) que armas podem se tornar necessรกrias. Ou seja: o recado de Jesus aos seus amigos para que se protegessem รฉ muito diferente da ideia de que โ€œbandido bom รฉ bandido mortoโ€ ou que โ€œtodos tรชm direito de defender suas propriedades a qualquer custoโ€. A comparaรงรฃo รฉ acintosa de tal forma – logo Ele, Jesus, que foi crucificado entre dois ladrรตes e disse a um deles: hoje mesmo estarรก comigo junto ao meu Pai – que penso que ninguรฉm deveria dar qualquer valor a ela, se nรฃo fosse dita pelo presidente da Repรบblica.ย 

Ora, o Estado รฉ laico e a opiniรฃo do presidente sobre um assunto desses nรฃo deveria ser relevante. De fato, mas o incรดmodo รฉ insistente. Jesus demonstra, desde o inรญcio de sua trajetรณria, atenรงรฃo e cuidado, cura e promessa de salvaรงรฃo. Nรฃo teme as autoridades, nรฃo hesita diante dos que querem iludir o povo, nรฃo titubeia ao afirmar que os pobres, os simples, os que sofrem, sรฃo os seus preferidos. Em uma passagem do livro O nome da Rosa, do pensador e romancista italiano Umberto Eco, padres discutiam uma passagem bรญblica que fazia referรชncia a Jesus portar ou nรฃo uma bolsa. Seria Dele a bolsa? Se sim, teria Jesus bens? E se tivesse, consideraria usar da violรชncia para protegรช-los? ร‰ possรญvel Jesus gritando โ€œpega o ladrรฃo!โ€ e catando uma pedra e jogando para ver se o acertava pelas costas? Ou exigindo uma puniรงรฃo exemplar contra o malfeitor? Ele? Logo Ele? O presidente da Repรบblica defende as armas. Associa armas com liberdade. E usa o nome de Jesus para enfatizar suas ideias. Como se a sociedade de fato ficasse mais segura com todo mundo com armas nas cartucheiras ou espingardas no vestรญbulo das casas. Esquecem o que diz o ditado: em uma sociedade cheia de vigias, quem vigiarรก os vigias?

Jesus pode nรฃo ter sido filho de Dโ€™us. Pode nรฃo ter origem divina. Mas isso nรฃo diminui em nada a forรงa de suas palavras e exemplos. A sua grande mensagem nรฃo era de proteรงรฃo, muito pelo contrรกrio. Na versรฃo religiosa, Jesus ofereceu-se em nosso nome, como um cordeiro รฉ oferecido em sacrifรญcio para acalmar a ira de um Dโ€™us decepcionado com Sua criaรงรฃo. Jesus ofereceu-se para expiar os pecados e dar uma nova chance para a humanidade evitar que esse Dโ€™us irritado e vingativo usasse seu poder sobre nรณs. Essa รฉ a mensagem. Como isso pode se coadunar com a ideia de um Jesus armado, como o presidente disse, citando os evangelhos como quem lรช a propaganda de uma fรกbrica de revรณlveres?

Hรก versรตes para tudo. Tudo pode ser defendido no campo das opiniรตes. Nรฃo se pode punir alguรฉm por fazer referรชncia a um personagem que, de resto, pode ser apenas uma ficรงรฃo histรณrica. Lรณgico que quando รฉ uma professora usando uma charge na qual a figura de Jesus aparece para denunciar a violรชncia atual, um deputado diz em alto e bom som que ela “merecia ser fuzilada”. Mas no caso do presidente, acalmemo-nos todos. ร‰ apenas uma interpretaรงรฃo livre dos versรญculos bรญblicos. Uma versรฃo particular na qual podemos imaginar um Jesus irado dizendo: “Dโ€™us acima de todos, mas, por via das dรบvidas, nem vem que eu estou armado!”

 

*Daniel Medeiros รฉ doutor em Educaรงรฃo Histรณrica e professor de Humanidades no Curso Positivo.
daniemedeiros.articulista@gmail.com
@profdanielmedeiros

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