Daniel Medeiros*
ร sabido por todos os que estudam Histรณria que os evangelhos foram escritos muitos anos apรณs a morte de Jesus e que seus autores nรฃo foram os apรณstolos (no caso, Mateus e Joรฃo), mas compiladores das narrativas que se espalharam pela regiรฃo sobre aquela pessoa extraordinรกria.ย
Jesus era um homem que desafiava os valores da รฉpoca, principalmente a tradiรงรฃo conservadora. Seus supostos milagres eram recados em favor da festa, da alegria e da compaixรฃo. Sua defesa da mulher adรบltera (em Joรฃo, 8, 1-11) era um grito claro em favor do perdรฃo e contra fazer justiรงa com as prรณprias mรฃos. Seus amigos eram pessoas simples e trabalhadoras. Seu apreรงo pelos comerciantes sem escrรบpulos era conhecido: nunca se viu Jesus brabo como naquele dia diante do Templo (Marcos 11: 15 e 16).
Imaginar que Jesus compraria uma pistola se existissem pistolas em seu tempo รฉ tรฃo insidioso que precisamos aguardar um pouco para absorver o impacto dessa declaraรงรฃo. Nรฃo importa que, em Lucas, ele supostamente alerte seus discรญpulos a se cuidarem com roupas, mantimentos e com sua defesa. Isso porque eles partiriam para terras estranhas e haveria perigos, pois Ele, Jesus, nรฃo estaria mais presente. E quem estรก com Jesus nรฃo precisa de armas. Sรณ em um mundo sem religiรฃo (aquilo que nos liga e que nos une) que armas podem se tornar necessรกrias. Ou seja: o recado de Jesus aos seus amigos para que se protegessem รฉ muito diferente da ideia de que โbandido bom รฉ bandido mortoโ ou que โtodos tรชm direito de defender suas propriedades a qualquer custoโ. A comparaรงรฃo รฉ acintosa de tal forma – logo Ele, Jesus, que foi crucificado entre dois ladrรตes e disse a um deles: hoje mesmo estarรก comigo junto ao meu Pai – que penso que ninguรฉm deveria dar qualquer valor a ela, se nรฃo fosse dita pelo presidente da Repรบblica.ย
Ora, o Estado รฉ laico e a opiniรฃo do presidente sobre um assunto desses nรฃo deveria ser relevante. De fato, mas o incรดmodo รฉ insistente. Jesus demonstra, desde o inรญcio de sua trajetรณria, atenรงรฃo e cuidado, cura e promessa de salvaรงรฃo. Nรฃo teme as autoridades, nรฃo hesita diante dos que querem iludir o povo, nรฃo titubeia ao afirmar que os pobres, os simples, os que sofrem, sรฃo os seus preferidos. Em uma passagem do livro O nome da Rosa, do pensador e romancista italiano Umberto Eco, padres discutiam uma passagem bรญblica que fazia referรชncia a Jesus portar ou nรฃo uma bolsa. Seria Dele a bolsa? Se sim, teria Jesus bens? E se tivesse, consideraria usar da violรชncia para protegรช-los? ร possรญvel Jesus gritando โpega o ladrรฃo!โ e catando uma pedra e jogando para ver se o acertava pelas costas? Ou exigindo uma puniรงรฃo exemplar contra o malfeitor? Ele? Logo Ele? O presidente da Repรบblica defende as armas. Associa armas com liberdade. E usa o nome de Jesus para enfatizar suas ideias. Como se a sociedade de fato ficasse mais segura com todo mundo com armas nas cartucheiras ou espingardas no vestรญbulo das casas. Esquecem o que diz o ditado: em uma sociedade cheia de vigias, quem vigiarรก os vigias?
Jesus pode nรฃo ter sido filho de Dโus. Pode nรฃo ter origem divina. Mas isso nรฃo diminui em nada a forรงa de suas palavras e exemplos. A sua grande mensagem nรฃo era de proteรงรฃo, muito pelo contrรกrio. Na versรฃo religiosa, Jesus ofereceu-se em nosso nome, como um cordeiro รฉ oferecido em sacrifรญcio para acalmar a ira de um Dโus decepcionado com Sua criaรงรฃo. Jesus ofereceu-se para expiar os pecados e dar uma nova chance para a humanidade evitar que esse Dโus irritado e vingativo usasse seu poder sobre nรณs. Essa รฉ a mensagem. Como isso pode se coadunar com a ideia de um Jesus armado, como o presidente disse, citando os evangelhos como quem lรช a propaganda de uma fรกbrica de revรณlveres?
Hรก versรตes para tudo. Tudo pode ser defendido no campo das opiniรตes. Nรฃo se pode punir alguรฉm por fazer referรชncia a um personagem que, de resto, pode ser apenas uma ficรงรฃo histรณrica. Lรณgico que quando รฉ uma professora usando uma charge na qual a figura de Jesus aparece para denunciar a violรชncia atual, um deputado diz em alto e bom som que ela “merecia ser fuzilada”. Mas no caso do presidente, acalmemo-nos todos. ร apenas uma interpretaรงรฃo livre dos versรญculos bรญblicos. Uma versรฃo particular na qual podemos imaginar um Jesus irado dizendo: “Dโus acima de todos, mas, por via das dรบvidas, nem vem que eu estou armado!”
*Daniel Medeiros รฉ doutor em Educaรงรฃo Histรณrica e professor de Humanidades no Curso Positivo.
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