Mercado LATAM: ANYMARKET, do Grupo DB1, faz aquisição de empresa líder no Uruguai

Compra da Sagal é parte de estratégia de expansão global de hub integrado, que amplia a possibilidade de venda em marketplaces para novos 7 países da América Latina.

Ilson Rezende, Presidente e fundador do Grupo DB1, e Alejandro Tocar ,Cofundador e CEO da Sagal, durante a assinatura do acordo de aquisição.

O e-commerce está em amplo crescimento na América Latina. De acordo com um recente estudo, o volume de vendas online no território LATAM deverá crescer cerca de 30% até 2025, alcançando um faturamento de até US$ 580 bilhões e contabilizando 12% dos gastos globais dos consumidores. O Brasil segue sendo o maior mercado LATAM, crescendo 75% em vendas online desde 2020 e faturando R$ 126 bilhões, segundo a ABComm.

O ANYMARKET, hub de integração de vendas em marketplaces com atuação no Brasil e na América Latina que já é líder do segmento no Brasil, acaba de anunciar a compra do Sagal, hub líder de integrações de marketplaces do Uruguai. A ANYMARKET faz parte do ecossistema de e-commerce do Grupo DB1, formado por empresas brasileiras de tecnologia que atuam na América Latina e Estados Unidos.

O movimento amplia a operação do hub para sete países LATAM (Brasil, Argentina, Uruguai, México, Colômbia, Chile e Peru), o que significa um importante passo na estratégia de consolidar o produto como plataforma de integração global no mercado de e-commerce e marketplaces, com grandes integrações como Mercado Libre, Shopee, Amazon, entre outras.

O objetivo é ampliar aos sellers o acesso aos marketplaces em novos países com uma única integração, sem esforço adicional e com suporte para seus times por meio de pessoas na língua e cultura Latino Espanhola. “Clientes que já utilizam as plataformas podem avançar para novos mercados na América Latina junto ao ANYMARKET. Os novos sellers também já entram com a possibilidade de terem contratos globais, com mesmo nível de serviço e qualidade para todas suas operações em diferentes países”, afirma Rodolfo Helmbrecht, CEO do ANYMARKET. Segundo ele, o grupo não pretende parar as aquisições por aqui. “Já estamos em busca de novas aquisições e de olho em oportunidades de negócios futuros, queremos mirar novos continentes”, complementa.

A partir do movimento, o Grupo DB1, que faturou R$ 115 milhões em 2021, com crescimento de mais de 44% em relação a 2020, passa a estar presente também em oito países, já que possui atuação nos Estados Unidos com a marca DB1 Global Software.

Para o Presidente e fundador do Grupo DB1, Ilson Rezende, o cenário faz parte da estratégia do grupo de levar a expertise de produtos e serviços já amplamente reconhecidos como referência no Brasil para o nível global. “Vamos aproveitar o nosso know-how de atuar em ambientes complexos e crescer focando, principalmente, em outras regiões de mercados mais simples e consolidados, como Estados Unidos e Europa. Tomos produtos e times estáveis e resilientes, além de extremamente competitivos no mercado em que atuamos”, detalha.

Internacionalização

A operação internacional do ANYMARKET já ocorre há mais de dois anos, quando iniciou suas negociações com clientes como Lenovo, Whirlpool, Acer e Lacoste, e diversos marketplaces integrados fora do Brasil. No ano passado, o ANYMARKET conquistou a certificação do Mercado Livre na Argentina (além de já possuir a certificação Platinum no Brasil), o que ajudou a registrar um crescimento de 227% no faturamento internacional, além de 253% no GMV e de 132% no número de pedidos. Para 2022, a projeção do ANYMARKET é de crescer 66% em relação a 2021 no Brasil, além de um crescimento de 200% na América Latina.

Uma operação completa adquirida

Segundo Rezende, ainda, a negociação do Grupo DB1 para a união entre ANYMARKET e Sagal “envolve a incorporação de time talentoso, em um país que as pessoas já pensam globalmente pelas próprias características geográficas que o Uruguai impõe aos seus profissionais, onde seus líderes e investidores anteriores também passam a trabalhar juntos para a construção de um grande player global com sede na América Latina.”

Juntas, as empresas passarão a atender uma carteira de mais de 2.500 clientes LATAM, com mais de 200 ferramentas integradas, com destaque para o Mercado Livre em toda a América Latina. Nos últimos 12 meses, as empresas já contabilizam mais de R$ 10 bilhões em GMV.

Outros movimentos no mercado: Grupo DB1 transfere operação de seu sistema de gestão EIVE para a ONCLICK

O Grupo DB1 anunciou recentemente a transferência da operação do seu sistema de ERP para a ONCLICK, empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de soluções em ERP. O EIVE é um ERP com autoridade em gestão de e-commerce para médias e grandes empresas, que possui 20 anos de experiência e cerca de 3 mil usuários.

Para o grupo, a estratégia de desembarcar um produto nacional, estável e robusto, é focada em concentrar esforços em potencializar o crescimento exponencial de outros produtos com forte potencial de globalização.

“Assumimos o desafio de encerrar essa jornada do ERP para direcionar esforços para internacionalização dos outros produtos sem deixar de nos preocuparmos com as melhores alternativas para os nossos clientes e colaboradores. Nesse cenário, percebemos o interesse da ONCLICK no EIVE, o que abriu caminho para uma transferência muito positiva para todos os lados, toda experiência de mercado, os cases relevantes e o alinhamento de valores focados na excelência de atendimento da empresa nos deram a segurança de que estávamos fazendo isso com muito fit cultural. Assim ficamos tranquilos que nossos clientes terão continuidade e seguirão sendo bem atendidos”, disse Jasper Perru, COO do EIVE.

Agregar os ERPs reconhecidos pelo mercado, não só prevê adicionar funcionalidades ao portfólio da ONCLICK, como expandir a capacidade de atender grandes distribuidoras com o faturamento de mais de dois dígitos de milhões, bem como adicionar um crescimento estimado de 30% na operação da empresa nos próximos dois anos.

Para Pierre Schurmann, fundador da nuvini, grupo de empresas SaaS do qual a ONCLICK faz parte, no mercado de tecnologia é importante saber identificar boas oportunidades, para ajudar as empresas a acelerarem o seu crescimento. “Acredito muito em produtos que se complementam, para oferecer ao mercado soluções que podem levar diversos benefícios para toda a cadeia. Por isso, a aquisição do EIVE pela ONCLICK será muito valiosa, oferecendo oportunidades para todas as startups que fazem parte da nuvini”, afirma.

Transformação digital e fintechs globais

Dentro dos planos de expansão da presença geográfica, o Grupo DB1 também prepara seus ecossistemas de fintechs e transformação digital para a internacionalização.

Em relação às fintechs, o grupo lançou em 2022 o MIXTRA, plataforma criada com o foco em gestão de workforce credit & salary on demand. Seu objetivo é facilitar o acesso à crédito disponibilizado por instituições financeiras a taxas vantajosas aos colaboradores das empresas, reduzindo, assim, o seu endividamento. No mercado privado, já são 50 corporações assistidas, com atuação nas áreas de cooperativas, agronegócio, indústria, varejo, turismo e hotelaria.

A respeito de transformação digital, o grupo aposta em sua empresa de desenvolvimento de software nearshore, a DB1 Global. Com índice de 97% de assertividade nas entregas e 91% de satisfação dos clientes, a fábrica de software também apresentou crescimento em 2021, subindo 37% em faturamento e atendendo 20% dos unicórnios brasileiros e grandes empresas como XP, Avenue, AL5 Bank, Banco Fator, Brainworks, Kyani, Omni, Plaenge, Treetech, BRK, Creditas e Zoop, entre outras.

Para a DB1 Global, a expectativa é de crescer 110% até o final de 2022, com foco em projetos de grande porte no mercado americano. Seu crescimento de 97% em negócios estrangeiros em 2021 (em relação ao ano de 2020) é um dos fatores que apoiam as grandes expectativas do reforço de internacionalização da empresa e do grupo. Outro ponto que favorece a globalização da DB1 Global é o movimento recente de seu Head de Operações Internacionais, Mateus Hernandes Rodrigues, que passou a integrar o Conselho de Tecnologia da FORBES esse ano.

Este ano o Grupo DB1 foi listado pela terceira vez consecutiva dentre as empresas que mais crescem das Américas, segundo o Financial Times. Em 2021, o grupo foi considerado a empresa de maior crescimento dentre as brasileiras de TI, e a 8 ª colocada no ranking geral. O setor de TI neste ano representou 28% da lista geral.

Destaque da Semana

Orquidária Rosita revoluciona o mercado de eventos com proposta exclusiva

A Orquidaria Rosita está dando um passo significativo no...

Feriadão Nacional: programação especial no bar que homenageia o Brasil

O feriadão da Proclamação da República será comemorado com...

Audi contrata Escritório Ricardo Amaral para projeto da Fábrica de Ideias em Curitiba

Com projeto inovador e disruptivo, a Fábrica de Ideias...

Verão: cuidados essenciais para prevenir infecções urinárias

Hidratação constante e idas regulares ao banheiro são essenciais...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor