Por que seu site não vende e nem gera contatos?


O que você deve levar em consideração para melhorar a conversão de um site? As imagens? O conteúdo? Para quem não está familiarizado com a criação de sites, a resposta não é tão óbvia, mas para Ediney Giordani, CdO da KAKOI Comunicação, ter um site bem ranqueado é necessário para rentabilizar todo investimento e esforço gerado na confecção do mesmo.

A primeira coisa que precisa ser levada em consideração é o tráfego do site, que basicamente depende de dois fatores: SEO, palavras-chave para que o Google encontre a sua página, e seu conteúdo nas redes sociais. A primeira vai te ajudar a melhorar a posição nos buscadores e a segunda vai atrair um público segmentado de acordo com os objetivos da sua campanha.

“Além de cuidar destes detalhes, otimizar o site para celulares é a grande sacada.  Globalmente, em 2019, 52% dos usuários usaram seus dispositivos móveis para visitar sites regularmente. Tendo em conta que esta tendência cresceu com a pandemia, é obrigatório ter um website 100% adaptado para este tipo de interação”.

Seu site é penalizado pelo Google?
O Google penaliza quando as boas práticas são ignoradas, Isso pode ser devido a conteúdo copiado de outros sites, seções ou páginas que dão erro, baixa velocidade de carregamento ou conteúdo oculto, por exemplo. Um site que não vende pode ter algum destes problemas, ou mais de um deles.

Melhorar a experiência do usuário
A facilidade de navegação no site ou de realizar outros processos dentro dele, pode reter ou afastar os usuários. Para o especialista, este é um tema que pode ser discutido longamente, mas para resumir, o recomendado é manter o foco em aspectos como facilidade de compra e forma de pagamento. Isso melhora muito a taxa de conversão:

“Site com tempo entre 3 e 5 segundos é uma solução para reduzir a taxa de abandono Hoje não estamos acostumados a esperar, por isso é recomendado otimizar o conteúdo. Como? Reduzindo o peso das imagens e vídeos, tendo uma boa hospedagem e servidor web ou eliminando plugins desnecessários”.

CTA no site
Os CTAs ou “Call to Action” são a melhor opção para melhorar sua conversão, já que você está solicitando ao usuário que realize uma ação. Ediney é partidário da inclusão, em cada página, pode parecer repetitivo, mas é eficaz. Além disso, melhora o posicionamento e a conversão:

“O CTA é um fator que cria elos, chama as pessoas para compras ou interação vai pavimentando um caminho sem volta para a confiança e quando o assunto é vendas, a confiança é o principal pilar”.

Pense em fazer seus visitantes voltarem
96% das pessoas que entram pela primeira vez em sua loja não estão prontas para comprar. O problema é a tendência de apenas focar em trazer tráfego de usuários, mas fazê-los voltar é um desafio para qualquer site:  “É um erro muito comum pensar apenas em atrair pessoas novas, sendo que a recorrência sempre será interessante. Quem já comprou uma vez e ficou satisfeito, pode voltar diversas vezes e a estratégia ideal é o remarketing por redes sociais e e-mail marketing” finaliza Giordani.

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