Baseada apenas no delivery, a modalidade estรก em plena expansรฃo
Projeรงรฃo รฉ que o mercado exclusivo de dark kitchens chegue a 71 bilhรตes de dรณlares em 2027ย
O conceito de Dark Kitchen (ou Dark Restaurant ou Ghost Kitchen) surgiu antes mesmo da pandemia de Covid-19, mas foi durante este significativo perรญodo que a modalidade teve um grande crescimento em inรบmeros mercados pelo mundo, incluindo o Brasil. Um modelo de negรณcios inovador que nada mais รฉ do que um restaurante que concentra suas vendas no delivery, sem lojas fรญsicas ou espaรงos para atendimento ao pรบblico. Tratando apenas de uma operaรงรฃo, geralmente formada por uma cozinha e um estoque, cujo foco estรก na preparaรงรฃo de pratos que serรฃo despachados e entregues ao consumidor, o que reflete tanto em um melhor controle da performance do negรณcio como na reduรงรฃo de custos operacionais.
Ou seja, um negรณcio promissor que veio para ficar. De acordo com um levantamento da Statista, a projeรงรฃo รฉ que o mercado exclusivo de dark kitchens chegue a 71 bilhรตes de dรณlares em 2027, sendo uma tendรชncia que terรก grande projeรงรฃo nos prรณximos anos.
Frente a este novo cenรกrio, a tecnologia tem sido fundamental no desenvolvimento deste nicho de empresas, pois ajuda a centralizar a gestรฃo e a escalar as operaรงรตes, principalmente para grandes redes, de uma maneira natural e organizada, evitando que problemas fiscais, financeiros ou de ordem operacional impactem negativamente o negรณcio.
Foi assim que o ATW organizou a sua expansรฃo. A empresa surgiu em 2017 e se especializou em desenvolver marcas e processos otimizados 100% focados no delivery, que vรฃo desde os temperos utilizados nos alimentos, passando pela montagem da cozinha e desenvolvimento da marca, atรฉ a entrega de uma soluรงรฃo completa, com o objetivo de formar empreendedores livres que queiram apostar no Food Service.
E um dos grandes passos foi investir desde cedo em automaรงรฃo e uma gestรฃo baseada em tecnologia. Alรฉm de criar uma forma eficiente de gerenciar o estoque dos franqueados, toda a integraรงรฃo permitiu ao ATW se transformar em um dos lรญderes do mercado de franquias em Dark Kitchen.
Atualmente, a empresa tem mais de 365 franqueados, com mais de 900 restaurantes digitais (plataformas digitais voltadas para pedidos), sendo 8 no exterior, em Portugal e no Mรฉxico.
Entre as marcas que o ATW oferece estรฃo o N1 Chicken, especializado em frango frito crocante e burgers de frango, o Gringo, especializado em hambรบrguers e wings, e o Julius Doggs, que oferece hot doggs estilosos com ingredientes especiais, todos operando na mesma cozinha. Isso significa que o franqueado tem faturamento triplo, pois sรฃo 3 restaurantes digitais, porรฉm com produรงรฃo focada em uma รบnica cozinha.
A empresa atua junto aos franqueados desde a implantaรงรฃo da loja atรฉ a consultoria de resultados, disponibilizando treinamento prรกtico para aplicaรงรฃo de temperos e receitas desenvolvidas pelos chefs do ATW, bem como cardรกpio, contato de fornecedores, itens promocionais e uniformes.
Parceria de sucesso
Foi com a ACOM Sistemas, foodtech responsรกvel pelo ERP EVEREST, que a operaรงรฃo do ATW encontrou o caminho para um desenvolvimento com grandes resultados. โNestes 2 anos e meio de parceria, tivemos uma evoluรงรฃo muito grande do perfil da empresa em relaรงรฃo ร projeรงรฃo de faturamento, um regime de tributaรงรฃo, aumento no quadro de usuรกrios, e precisรกvamos de uma ferramenta que pudesse cumprir com essa escalabilidade de evoluรงรฃo do ATWโ, ressalta Rafael Matos, cofundador do ATW Delivery Brands.
Como a empresa trabalha com marcas que funcionam em um mesmo ambiente, com o mesmo quadro de colaboradores e funcionรกrios e, tambรฉm, com a distribuiรงรฃo de insumos para os franqueados, o sistema precisava oferecer um controle completo do backoffice dos negรณcios. E foi no EVEREST que o ATW encontrou um grande parceiro, tendo em vista que รฉ uma soluรงรฃo que contempla as operaรงรตes comerciais, passando pela gestรฃo de estoque e compras, faturamento, gestรฃo financeira e contรกbil do negรณcio. Tudo de forma integrada, mas olhando para cada necessidade apontada pelo ATW em suas operaรงรตes.
O olhar cuidadoso sobre o que o cliente precisa รฉ reforรงado pelo poder de customizaรงรฃo que a plataforma EVEREST apresenta. Algumas demandas sรฃo muito particulares e, como o ATW trabalha hoje sendo um โportal de franquiasโ (expressรฃo oficializada internamente), a ACOM Sistemas tem oferecido a possibilidade de desenvolver soluรงรตes dentro dos moldes necessรกrios para atender ร s rotinas de operaรงรฃo e ao grande volume de entregas.
Por exemplo, o controle de insumos, como o tempero secreto que faz parte dos pratos preparados pelas cozinhas, a reposiรงรฃo de uniformes, o envio de itens promocionais como brindes, e atรฉ mesmo a verificaรงรฃo da โsaรบde financeiraโ das franquias, tudo isso รฉ feito por meio do EVEREST.
โAlรฉm de ser uma ferramenta top, a assistรชncia que o pessoal da ACOM Sistemas nos fornece รฉ fora de sรฉrie, com toda a facilidade de relacionamento para poder construir essa parceria, que nรฃo รฉ algo tรฃo comum, se falarmos dos softwares, pois enfrentamos algumas dificuldades com outras empresas que nรฃo entregavam o prometido ou utilizavam sistemas engessadosโ, finaliza Matos.