A pandemia decretou uma premissa perigosa, ou você iria para o digital ou ficaria muito próximo do fim, e assim, começou uma disputa na esfera digital:
“A corrida pela criação das lojas virtuais foi assustadora. Nunca tantas lojas físicas sentiram a necessidade de criar um espaço virtual em tão pouco tempo como nestes últimos meses. Muitas lojas foram feitas sem planejamento, para tentar pegar a explosão repentina de vendas online, então é normal que muitas delas não estejam utilizando boas práticas” explica Keslen de Andrade Deléo, Consultora de Tecnologia do Farol do e-commerce.
Lojas online: questão de sobrevivência
Para a especialista, a enxurrada de novas lojas online representou a sobrevivência em um momento delicado, ou seja, sem a arquitetura adequada. Porém, passados os dias de incerteza, quem criou uma loja online correndo e não está mais satisfeito com o desempenho na web, agora é o momento de redesenhar e entrar definitivamente no jogo das vendas.
No contexto da COVID-19, a transformação digital tornou-se a salvação para muitas empresas, independentemente do tamanho e do setor. É um aliado estratégico muito poderoso que permite o uso da tecnologia nos processos de trabalho, reduzindo custos e agilizando estruturas – mas agora é preciso ajustar o que foi feito:
“Se preparar para manter a continuidade do negócio fundamental. A loja criada sem nenhum preparo não vai se sustentar, o desempenho será pífio se é que já não está. Todos devemos aprender com a situação e reforçar estratégias e quanto mais ágil for a implementação e as melhorias, melhor será o desempenho nas vendas”