Evento foi gratuito e aconteceu no Shopping Palladium Ponta Grossa
E mais uma edição do Salão de Turismo dos Campos Gerais termina. O evento, realizado entre 26 e 27 de agosto no centro de convenções do Shopping Palladium Ponta Grossa, recebeu, segundo a comissão organizadora, 3.700 pessoas.
E esses visitantes puderam fazer negócios, conhecer os atrativos turísticos das cidades participantes, ver apresentações culturais, assistir palestras, cases de sucesso, lançamentos e aulas-shows e ainda saborear opções gastronômicas.
Quem passou pelo evento aprovou, caso da empresária Sônia Maria Marcondes Pinto. “Evento muito bem-organizado, estive na abertura e quem não veio está perdendo e muito”.
Proprietária de uma agência de viagens, Sônia pode ampliar seu networking com os principais atrativos turísticos e fechar negócios para a sua marca.
A empresária Samaira Siqueira também elogiou e fez negócios. “Eu já conhecia o Recanto das Cururucas e de Ponta Grossa foi o que mais me chamou a atenção, pois além do espaço diferenciado, tem atrativos naturais, diferente de muitos lugares turísticos com algo convencional, no Recanto há experiências marcantes”.
Espécies exóticas, piquenique, escalada no paredão são os pontos fortes citados por Samaira. “Até aquelas caminhadas pela luz da lua eu quero fazer, porque eu nunca vi nenhum outro lugar proporcionar esse tanto de experiência e da forma como ele faz”, finaliza.
Thais Pius, presidente do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, comemora. “Tivemos muitos desafios na edição desse ano, mas contamos com parceiros sensacionais que fizeram esse evento acontecer e ser um sucesso, cheio de elogios e pessoas perguntando se ano que vem tem novamente”.
Famtour
Ainda no 4º Salão de Turismo dos Campos Gerais aconteceu um famtour com 14 agentes de viagens que conheceram os atrativos turísticos de Ponta Grossa, Tibagi, Arapoti, Piraí do Sul, Palmeira e Porto Amazonas.
Luana Munhoz da Rocha Nóbrega, da Special Paraná, foi uma das participantes. “Eu já conhecia a região desde 2014 e como eu trabalho em uma agência de receptivo, a gente tinha o pacote básico para Vila Velha, Buraco do Padre, Witmarsum, mas agora encontrei outro Campos Gerais”.
Ela ressalta que a famtour a fará incluir novas opções nos pacotes que comercializa. “Com certeza a Furna [Refúgio] da Curucacas é uma adição que deve ser feita (…) Arapoti, o turismo religioso muito forte, é algo que não exploramos, mas que vamos pensar sobre”.
O turismo na natureza está em crescimento e diversas cidades dos Campos Gerais se destacam nisso, caso de Arapoti onde os agentes de viagens conheceram as belíssimas cachoeiras e um dos maiores rios do Paraná: o Das Cinzas.
Para Luana Goularte, secretária municipal de desenvolvimento econômico e turismo de Arapoti, receber os profissionais foi uma grande oportunidade. “Somos gratos à organização do 4º Salão do Turismo dos Campos Gerais e a Agência Aracê Turismo pela agenda. Pudemos apresentar um pouco dos atrativos locais de Arapoti e proporcionar o contato com representantes de empreendimentos”.
Hotéis, Restaurantes, Cafés, Padarias, Armazém de Produtos Artesanais e Coloniais, Camping e Queijaria fizeram parte das empresas apresentadas pela secretaria. “Desta forma, foi uma excelente oportunidade de promoção dos nossos atrativos turísticos e de ampliar contatos para agendas e roteiros de grupos futuros em nossa cidade”, finaliza.
E se boa experiência ao visitante é uma necessidade, é possível dizer que a região dos Campos Gerais está caminhando para isso: “Há estrutura para que o turista não faça só um bate e volta de Curitiba, mas que possa ficar até quatro noites”, comenta Luana Munhoz, da Agência Special Paraná que ainda reforça: desde a sua primeira viagem, ela viu a hotelaria e os principais atrativos turísticos melhorarem significativamente.
Lançamentos e diferenciais no evento
Palestras, lançamentos e cases de sucesso não faltaram no 4º Salão de Turismo dos Campos Gerais, caso de Tibagi que lançou o “Passaporte de Aventura” para atrair ainda mais turista à cidade. “A participação no evento foi uma forma de fortalecer o turismo tibagiano de modo que a prefeitura participou, não só de forma institucional, mas convidando os empresários a estarem presentes”, comenta Rhamonn Cottar, secretário de turismo.
Meios de hospedagem, operadoras de turismo, atrativos turísticos e o artesanato foram presenças confirmadas no estande de Tibagi. “O objetivo maior era fazer negócios, aproveitar o público de Ponta Grossa para fazer novos negócios”, ressalta.
O Soledade 2, importante atrativo turístico da região, aproveitou o evento para lançar suas novas geleias. “Lançamos nossas geleias artesanais que são muito saborosas, aquela receita de vó mesmo, bem tradicional”, comenta Graziele Casaril Siqueira.
São três sabores: Frutas vermelhas, abacaxi com gengibre e morango com limão siciliano.
Graziele ressalta o sucesso do 4º Salão de Turismo, onde: “podemos divulgar nossas geleias, participar da sala Sebrae compartilhando um pouco sobre nosso sistema Cloudfy. Participar das oficinas do Espaço Gastronômico e visitar os estandes, conhecendo as maravilhas de nossa região”.
Porto Amazonas participou pela primeira vez do evento, o que para secretária, Silvia Kampa, impulsionou o turismo. “Sem dúvidas a participação (…) possibilitou a visibilidade que o Departamento de Esporte e Turismo vem buscando para destacar o potencial natural e para atrair investidores à cidade após entrar no mapa turístico”.
Segundo ela, com a formalização para adesão a IGR e ao atingir os critérios para o Mapa do Estadual é a hora de engajar as participações no Trade Turístico da Região. “Por isso, neste evento apresentamos alguns de nossos produtos e destacamos nossas potencialidades naturais e rurais”, ressalta.
Também aconteceu a formatura do Curso de Condutores de Turismo de Aventura – Polo Arapoti, onde os Campos Gerais ganharam mais de 20 profissionais.
Elda de Araújo Silva, gerente executiva do Senac Castro, responsável pela formação, comenta haver demanda crescente pelos espaços naturais e atividades de aventura e a mão de obra qualificada era necessidade. “Com esse novo pessoal formado esperamos que atividade turística de aventura nos Campo Gerais seja realizada com mais segurança e respeito ao ambiente a sociedade como um todo, respeitando as normas desse tipo de turismo”.
O 4º Salão de Turismo dos Campos Gerais foi realizado pelo Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau com parceria da AdeTur Campos Gerais e Sebrae/PR. Teve patrocínio do Shopping Palladium Ponta Grossa, através da Lei Municipal de Apoio a Grandes Eventos, Fecomércio e Federação Brasileira de Alimentação e Hospedagem. Ainda contou com apoio da Abrasel, Centro Europeu, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Senac e Unisecal e teve a Aracê Turismo como agência de receptivo.