As lojas online tem um desafio enorme se aproximando: a Black Friday. Mesmo com o evento “marcado” para novembro, agora é o momento para que as lojas online comecem a se preparar para aproveitar ao máximo este tão aguardado evento anual de ofertas e descontos – uma das datas mais fortes ao lado do natal em termos de consumo.
Como em todos os anos, a web vai ficar lotada de ofertas e descontos e neste ano o desafio é maior ainda: desde o início da pandemia, explodiu o número de empresas físicas que optaram pelo digital, sem contar aquelas empresas que já nasceram exclusivamente online e estão crescendo.
“Cada negócio tem uma vitrine online, então para se destacar neste dia as empresas online devem criar páginas de destino, ou landing pages, para concentrar uma seleção das promoções que serão oferecidas” explica Keslen de Andrade Deléo, Consultora de Tecnologia do Farol do E-commerce.
Mas começar desde já?
Ainda tem algum tempo para a chegada da Black Friday, mas é muito importante começar a preparar o terreno antes. O ideal é construir um relacionamento, através das redes sociais, para gerar confiança e simpatia do consumidor – a prova social:
“Concorrer com quem está há anos na internet requer ganhar terreno, com uma página que funcione bem, não trave e seja rápida. Ter bons produtos, preços interessantes e rapidez na navegação já ganham pontos com o consumidor. É uma maneira de começar a se preparar para a “guerra” que irá ser travada em novembro”
O que fazer quando faltar um mês para o grande dia?
É preciso incluir as palavras-chave relacionadas ao tema do negócio e ao termo Black Friday. Incorporar um produto exclusivo para a Black Friday, que não faz parte do catálogo normal da loja e que só pode ser adquirido durante a campanha, é outro diferencial.
Apostar na divulgação de maneira inteligente
As lojas online podem optar pelo e-mail marketing para comunicar sua participação na Black Friday à sua lista de clientes. Uma mensagem original pode gerar expectativa, mas para maximizar a conversão das mensagens, a especialista orienta escolher uma linha de comunicação e um prazo de entrega de campanha adequado, dependendo do tipo de produto.
Todas essas ações precisam ser realizadas em um ambiente próprio, uma loja virtual realmente preparada para atender a demanda. Lembre-se que o volume de pessoas comprando ao mesmo tempo será enorme, portanto a página precisa ser robusta para receber todo mundo:
“E mais importante, ter estoque condizente com o volume de vendas. Se uma loja de celular vende online 20 aparelhos diariamente, saiba que neste dia poderá vender 100. O estoque precisa ser bem metrificado com antecedência, negociando antes com fornecedores para não fazer feio” completa Keslen.