As lojas online tem um desafio enorme se aproximando: a Black Friday. Mesmo com o evento โmarcadoโ para novembro, agora รฉ o momento para que as lojas online comecem a se preparar para aproveitar ao mรกximo este tรฃo aguardado evento anual de ofertas e descontos – uma das datas mais fortes ao lado do natal em termos de consumo.
Como em todos os anos, a web vai ficar lotada de ofertas e descontos e neste ano o desafio รฉ maior ainda: desde o inรญcio da pandemia, explodiu o nรบmero de empresas fรญsicas que optaram pelo digital, sem contar aquelas empresas que jรก nasceram exclusivamente online e estรฃo crescendo.
โCada negรณcio tem uma vitrine online, entรฃo para se destacar neste dia as empresas online devem criar pรกginas de destino, ou landing pages,ย para concentrar uma seleรงรฃo das promoรงรตes que serรฃo oferecidasโ explica Keslen de Andrade Delรฉo, Consultora de Tecnologia do Farol do E-commerce.
Mas comeรงar desde jรก?
Ainda tem algum tempo para a chegada da Black Friday, mas รฉ muito importante comeรงar a preparar o terreno antes. O ideal รฉ construir um relacionamento, atravรฉs das redes sociais, para gerar confianรงa e simpatia do consumidor – a prova social:
โConcorrer com quem estรก hรก anos na internet requer ganhar terreno, com uma pรกgina que funcione bem, nรฃo trave e seja rรกpida. Ter bons produtos, preรงos interessantes e rapidez na navegaรงรฃo jรก ganham pontos com o consumidor. ร uma maneira de comeรงar a se preparar para a โguerraโ que irรก ser travada em novembroโ
O que fazer quando faltar um mรชs para o grande dia?
ร preciso incluir as palavras-chave relacionadas ao tema do negรณcio e ao termo Black Friday. Incorporar um produto exclusivo para a Black Friday, que nรฃo faz parte do catรกlogo normal da loja e que sรณ pode ser adquirido durante a campanha, รฉ outro diferencial.
Apostar na divulgaรงรฃo de maneira inteligente
As lojas online podem optar pelo e-mail marketing para comunicar sua participaรงรฃo na Black Friday ร sua lista de clientes. Uma mensagem original pode gerar expectativa, mas para maximizar a conversรฃo das mensagens, a especialista orienta escolher uma linha de comunicaรงรฃo e um prazo de entrega de campanha adequado, dependendo do tipo de produto.
Todas essas aรงรตes precisam ser realizadas em um ambiente prรณprio, uma loja virtual realmente preparada para atender a demanda. Lembre-se que o volume de pessoas comprando ao mesmo tempo serรก enorme, portanto a pรกgina precisa ser robusta para receber todo mundo:
โE mais importante, ter estoque condizente com o volume de vendas. Se uma loja de celular vende online 20 aparelhos diariamente, saiba que neste dia poderรก vender 100. O estoque precisa ser bem metrificado com antecedรชncia, negociando antes com fornecedores para nรฃo fazer feioโ completa Keslen.