A pandemia, que despertou desconfianรงa e medo por parte das empresas e trabalhadores, tambรฉm abriu as portas para as vendas online. A matemรกtica รฉ simples: com as pessoas em casa quase que o tempo todo por dois anos, inclusive estudando e trabalhando, o consumo tambรฉm seria feito usando computadores e smartphones. A produรงรฃo nรฃo parou – apenas mudou o foco de comercializaรงรฃo.
Um levantamento da eMarketer, empresa de pesquisa de mercado, mostrou que em 2020 apenas 17,8% das vendas eram feitas a partir de compras online. Para 2022, a expectativa รฉ de que esse nรบmero ultrapasse 21% e movimente U$5,5 trilhรตes no mundo todo. Mais ainda: a projeรงรฃo para 2025 รฉ que as vendas online correspondam a 24,5% de qualquer produto vendido.
A anรกlise de Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleรงรฃo da RH NOSSA, รฉ que muita gente adquiriu produtos pelas lojas virtuais, o que pode ser percebido com a explosรฃo de vendas online:
โEstamos vivendo uma certa estabilizaรงรฃo do e-commerce. Aconteceu uma corrida para a migraรงรฃo dos negรณcios para o online durante a pandemia em etapas comeรงando em 2020, o ano da adaptaรงรฃo, passando por 2021 que foi o ano da consolidaรงรฃo das vendas virtuais com foco no atendimento e na logรญstica. Agora, em 2022, o virtual jรก faz parte do nosso dia a dia, nรฃo รฉ mais uma novidade, mas sim outra vertente geradora de empregos, principalmente para atendimento e logรญstica”
Online jรก engloba grande fatia do mercado
A percepรงรฃo de Dilmara Blinski, Coordenadora de Recrutamento e Seleรงรฃo da RH NOSSA, รฉ que o atual momento do e-commerce consolida esta modalidade como uma das principais geradoras de empregos no Brasil pรณs-pandemia:
โMesmo que os empregos diretos e indiretos gerados pelo e-commerce estejamย estabilizados neste ano, vamos lembrar que eles vieram de dois anos de puro crescimento. As vendas online seguem fortes em todas as regiรตes do Brasil e, por mais que tenhamos a estabilidade, o mercado cresceu 200% quando comparamos com um ano antes da pandemiaโ
Do ponto de vista do comรฉrcio online, as oportunidades de trabalho envolvem para produรงรฃo e logรญstica, e vagas virtuais que podem ser realizadas via home office como vendas e atendimento ao cliente:
โNรฃo podemos nos esquecer das vagas de tecnologia para quem cria sites, cuida de programaรงรฃo e seguranรงa virtual. Quanto mais pessoas comprando online, mais as empresas vรฃo precisar melhorar sua estrutura online para evitar fraudes ou lentidรฃo nos sites. O mundo estรก deixando a pandemia gradualmente, e estรก trazendo muito aprendizado para o mercado de trabalhoโ conclui Dilmara.
E as lojas fรญsicas?
Ao mesmo tempo em que o online se estabiliza, as vagas presenciais para lojas estรฃo voltando aos patamares prรฉ-pandemia e as vagas comerciais presenciais aumentaram em todos os nichos de mercado:
โTudo indica que hรก uma retomada do mercado em lojas fรญsicas. Vagas para atendimento, suporte e telemarketing nunca foram cรญclicos, nรฃo dependem de pandemia, mas sim, hรก mais vagas sendo criadas, principalmente quando olhamos o que aconteceu no primeiro semestreโ conclui Karina Pelanda.